Vencer o Feyenoord, de modo inquestionável, na última rodada do turno, sinaliza: o PSV pode dominar menos, mas ainda domina o Campeonato Holandês em 2024/25 (Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images) |
A apresentação do guia ao Campeonato Holandês desta temporada indicava, literalmente: "O campeão PSV (...) continua sendo favorito". Pois bem: 17 rodadas depois, pausa de inverno transcorrendo, o time de Eindhoven confirma isso, líder da Eredivisie que é. Sim, é verdade que o domínio é menor do que foi em 2023/24: ao invés da trajetória perfeita, os Boeren já contam com duas derrotas no caminho até agora. Mostram falhas aqui e ali, e têm adversários capazes de aproveitá-las. Mesmo assim, ainda têm vantagem relativamente segura (seis pontos) em busca do bicampeonato. Além do mais, o PSV conta com um grupo de variedade notável para os padrões do Campeonato Holandês. Principalmente no lado ofensivo - a começar pelos meio-campistas Ismael Saibari e Malik Tillman, possivelmente os melhores da Eredivisie até agora.
Contudo, se o guia apontou que talvez o Ajax não figurasse como o principal adversário do atual campeão na disputa pelo título, as 17 rodadas mostraram um destino relativamente diferente. Sim, os Ajacieden ainda têm o que melhorar - dentro e fora de campo. Mas é inegável que a equipe de Amsterdã se mostra um pouco mais fortalecida, em relação à assustadora temporada passada. Aqui e ali, alguns nomes se destacam. Venceu, ora bolas, o próprio PSV no jogo direto, em Amsterdã. E seis pontos não é uma vantagem inatingível. Sim, o Ajax pode ainda ter o título na alça de mira.
Só que não pode bobear, porque há quem queira chegar à disputa pela liderança. Como o Utrecht, enfim vivenciando o que já queria há tantos anos: estar nas primeiras posições de fato. Como o Feyenoord, que oscila, mas agora já tem um caminho a seguir. Mais atrás, AZ e Twente estão nas primeiras posições, mais uma vez. Como surpresas positivas, Go Ahead Eagles (de novo...) e NAC Breda. E na parte afligida pela ameaça de rebaixamento, Zwolle, Groningen e Heracles Almelo estão com as barbas postas de molho; Almere City e RKC Waalwijk sabem da dificuldade que terão para evitarem o rebaixamento; mas o Sparta Rotterdam é a presença inesperada, vivendo novamente uma situação difícil, a que já se desacostumava.
Enfim, é melhor avaliar a situação de cada um dos clubes do Campeonato Holandês - masculino -, com o primeiro turno encerrado. E esperar o que virá a partir da próxima sexta, quando Fortuna Sittard e Go Ahead Eagles retomam a Eredivisie, iniciando a 18ª rodada.