sexta-feira, 8 de junho de 2018

Um tempo para respirar

O blog vai parar um pouquinho. Mas ele tem tanta garra quanto Van der Sar. E vai continuar (European Press Agency)

Hoje a coluna do blog será diferente. Ao contrário de uma sexta-feira habitual, o blog não reproduzirá simplesmente o texto publicado na Trivela, porque ele será diferente. Nela, a coluna acabou, após quase dez anos: era uma "data redonda", um bom momento para fazer reavaliações - e dentro dessas, o faz-tudo do blog (também conhecido como eu) notou(ei) que o espaço no site já dera o que tinha de dar, que era hora de mudar, e que era melhor parar por cima, deixando saudades lá - como Edwin van der Sar, jogador holandês preferido deste que vos escreve. Este blog não acabou. E não acabará.

No entanto, certas coisas acontecem nas nossas vidas - por "coisas", entenda-se "necessidade de arranjar emprego". E elas merecem prioridade, até por serem mais importantes (ou alguém acha que se ganha dinheiro falando de um campeonato em queda livre na Europa?). Por isso, será necessária uma pausa no blog. Não se sabe de quanto tempo, mas o blog ficará em "banho-maria", por enquanto. Pode ser por um ano, ou por dois meses, mas parar é necessário. Até para ter mais condições financeiras de levar esta paixão paralela. O leitor há de perguntar: ora, então por quê não apela para uma "vaquinha" (ou para o nome moderno dela, o "crowdfunding")? Por que não convidar colaboradores para continuarem tocando o site neste momento de pausa? 

Aí entra a necessidade de se olhar realisticamente para as coisas. Este não é um site de um campeonato/país com popularidade perene no futebol, como é o Calciopedia sobre a Itália ou o PL Brasil sobre a Inglaterra, ou o Alemanha FC sobre a Alemanha. O futebol holandês só interessa em caso de boa fase da seleção (não é o caso atual), ou de algum clube (quase foi o caso, quando o Ajax foi finalista da Liga Europa, mas não durou). Logo, poucos se arriscariam a investir dinheiro num programa de financiamento coletivo para um site sobre futebol holandês, porque há coisas mais importantes em que gastar, no momento atual. Sobre os textos, se há uma razão da qual me orgulho, nos quase três anos regulares deste site, é dos elogios pela qualidade e profundidade do que se escreve aqui. Tenho todo o controle sobre isso: estudei holandês, comprei livros sobre o assunto, e seria difícil para mim perder o controle do nível. 

Por essas duas razões, vem a pausa momentânea. Mas há mais motivos. Motivos como o cansaço com as críticas clubísticas (sim, elas existiram, no Twitter). Como o cansaço com a má fase do futebol holandês - a decisão da pausa veio com a ausência na Copa de 2018, e só continuei com a descrição dos jogos da Eredivisie para terminar a temporada profissionalmente. Como o cansaço em ter de escrever sobre os nove jogos por rodada, angustiado pela obrigação - para ver que poucas pessoas leriam. Como a vontade de curtir os jogos do país batavo... apenas como um curtidor, sem obrigação nem fanatismo por um time em geral. Até porque, na Holanda, só torço pela seleção - e mesmo assim, sem deixar de torcer pelo Brasil. Não tenho clube na Holanda, por incrível que pareça: tenho camisetas do Ajax, do Feyenoord, do PSV, do AZ, e teria de quantos mais pudesse. Além do mais, quero mudar a plataforma do site (do Blogger para o Wordpress). E penso se vale a pena continuar com o Facebook.

Enfim, por tudo isso, o blog vai parar. Precisa de um tempo para respirar. Mas ele vai continuar. Até porque, neste junho, o título da Eurocopa completa 30 anos, que serão contemplados com um especial de vários textos - viram só como a pausa não vai demorar? Até porque, no Twitter, nada mudará: continuarei ativo nele. E tem mais: no fim, quando a situação melhorar, tenho certeza de que sentirei vontade de escrever aqui. Tenho certeza de que vou querer escrever os guias da temporada, analisar a seleção feminina prestes a ir à Copa, acompanhar a seleção masculina caso ela reaja...

Então, ficamos assim: a coluna na Trivela? Acabou. O perfil no Twitter? Seguirá muito ativo. O blog? Precisa de um tempo para respirar. Mas o Espreme a Laranja continuará. Estejam certos. 

We zullen nóóit opgeven - em holandês, "nunca desistiremos"!

3 comentários:

  1. Uma pena, acompanho o blog a anos e a coluna na Trivela também, sei que pode serem poucas pessoas que tem interesse no futebol holandês atualmente, mas cara, era a melhor fonte de informações do mesmo e do clube que torço (Ajax), uma pena essa pausa, mas entendo teus motivos. Espero que possas retornar com tudo, em uma plataforma que possa lhe dar maior visibilidade e sucesso, mas saiba que o principal já tem, um ótimo trabalho desenvolvido, de muita qualidade mesmo. Obrigado por todos os textos que tive o prazer de acompanhar! Sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. olá, uma pena, sempre li sua coluna na trivela pela curiosidade, e sempre gostei de seus textos, to indignado de só descobrir este blog agora kkkkkk, mas queria mto dizer q gosto mto do fato de vc ter essa paixão paralela pela eredivise e por falar de alguns aspectos do pais. só lhe desejo boa sorte na sua nova empreitada.

    ResponderExcluir
  3. Fico extremamente chateado por essa sua pausa.Apesar de ter nascido brasileiro,sou torcedor da Oranje desde 1996 e digo do fundo da minha alma:não me arrependo desse escolha.Amo a seleção holandesa e te digo mais,não irei morrer antes de ver nossa Oranje campeã,pode ser da Euro ou da Copa do Mundo.Torcer pra Holanda vai muito além do que ser oportunista.Torcer pra Holanda é amar e não querer nada em troca...Sempre e pela eternidade serei Oranje de corpo,alma e principalmente de coração

    ResponderExcluir