quinta-feira, 15 de abril de 2021

Não adianta chorar

Eliminado da Liga Europa, o Ajax sabe muito bem o motivo da lamentação - que Erik ten Hag expressou durante o jogo: as tantas chances que ele mesmo perdeu (Pro Shots)

"Os italianos não podem lhe vencer, mas você pode perder para eles" - eis uma das frases mais conhecidas da "filosofia" de Johan Cruyff. De certa forma, o Ajax viveu a tradução visível deste ditado contra a Roma, nas quartas de final da Liga Europa. Na ida, foi o que se sabe: placar aberto, chances a granel perdidas para ampliar a vantagem contra o time italiano, a falha do goleiro Kjell Scherpen no empate romanista, e a virada punitiva dos visitantes - 2 a 1 em Amsterdã. E na volta, nesta quinta, não adiantou o esforço maior dos Ajacieden no segundo tempo, em busca da classificação: o 1 a 1 representou a eliminação do Ajax na competição europeia, com a Roma, mais competente, avançando às semifinais.

Aliás, a bem da verdade, o Ajax nem fez muito por merecer isso, no primeiro tempo jogado no Estádio Olímpico. Mesmo com mais posse de bola, como de costume, as trocas de passes eram lentas demais para envolver a defesa da Roma, muito bem fechada e firme - não bastassem os três zagueiros, os recuos dos laterais (Rick Karsdorp na direita, Riccardo Calafiori na esquerda) voltavam para formar uma linha quase impenetrável à frente da área. Além do mais, se algum time aparentava mais competitividade no ataque, era o romanista. Tanto que, aos 5', Lorenzo Pellegrini quase aproveitou um contragolpe - driblou Sean Klaiber, mas seu chute foi fraco demais. E aos 8', Jordan Veretout chegou a completar uma bola para as redes - o gol foi anulado por impedimento.

O Ajax? Só chegou mais perto num erro de Pau López, aos 13', quando a bola ficou com Davy Klaassen, e ele cruzou - mas Amadou Diawara bloqueou a finalização de Antony. De resto, simplesmente não havia espaço para finalizações. Muito menos para Antony e David Neres avançarem pelas pontas. Resultado: só cruzamentos faziam o time holandês dar trabalho à Roma. Como aos 10', num cabeceio de Nicolás Tagliafico. Ou aos 22', quando Dusan Tadic completou cruzamento de Sean Klaiber. A própria saída do lateral direito, logo depois, por lesão muscular na coxa, foi um fator que atrapalhou mais ainda a própria incapacidade Ajacied de perturbar a vantagem do time da casa. Depois, só mais uma finalização, de Tadic, aos 36'.

Brobbey faz 1 a 0 - e dá alguma esperança ao Ajax. Ainda assim, a pressão após o gol veio mais na vontade do que na capacidade de vencer a firme defesa romanista (Maurice van Steen)

Restavam 45 minutos para o Ajax tentar dois gols (desde que não tomasse nenhum). Era isso, ou a eliminação. Erik ten Hag pôs em campo Brian Brobbey, e bastaram quatro minutos para o atacante dar mais uma mostra do que poderia ser em Amsterdã - e não será. Afinal, ele completou para o 1 a 0, aos 49', após um chutão-que-virou-lançamento de Perr Schuurs. Era o melhor momento possível: ainda havia tempo para o segundo gol. Que quase veio, aos 56': Tadic chegou a aproveitar rebote para as redes, mas seu gol foi anulado (corretamente), por falta de Tagliafico em Henrikh Mkhitaryan na origem da jogada. No entanto, a pressão ainda era muito mais na vontade do que na organização. Trabalhar, mesmo, Pau López trabalhava pouco.

Além do mais, pouco a pouco, a Roma ganhava espaço para contragolpes, enfim. Começava a trazer algum perigo. E finalmente, aos 72', veio o gol: uma boa jogada de Calafiori rendeu o cruzamento, a bola desviou em Ryan Gravenberch, e sobrou para Edin Dzeko conferir na pequena área o 1 a 1. Foi praticamente o decreto da desclassificação. Por mais que os nomes viessem levar o Ajax mais à frente - Mohammed Kudus, Oussama Idrissi, Lassina Traoré -, a pressão era infrutífera. 

E a Roma se classificou. De certa forma, o Ajax ficou numa decepção controlada. Decepção, porque sabia que, com mais eficiência, quem sabe poderia estar nas semifinais da Liga Europa. Controlada, porque há a final da Copa da Holanda no próximo domingo, há um título muito bem encaminhado na Eredivisie... a coisa não está tão ruim assim. 

Além do mais, o time caiu por seus próprios deméritos. Não adianta chorar as chances desperdiçadas.

Liga Europa - Quartas de final - jogo de volta

Roma 1x1 Ajax
Data: 15 de abril de 2021
Local: Estádio Olímpico (Roma)
Juiz: Anthony Taylor (Inglaterra)
Gols: Brian Brobbey, aos 50', e Edin Dzeko, aos 72'

Roma
Pau López; Giacomo Mancini, Bryan Cristante e Roger Ibañez; Rick Karsdorp, Jordan Veretout, Amadou Diawara e Riccardo Calafiori (Gonzalo Villar); Henrikh Mkhitaryan (Pedro) e Lorenzo Pellegrini; Edin Dzeko (Borja Mayoral). Técnico: Paulo Fonseca

Ajax
Maarten Stekelenburg; Sean Klaiber (Perr Schuurs) (Oussama Idrissi), Jurriën Timber, Lisandro Martínez e Nicolás Tagliafico; Edson Álvarez (Mohammed Kudus), Davy Klaassen e Ryan Gravenberch; Antony (Brian Brobbey), Dusan Tadic e David Neres (Lassina Traoré). Técnico: Erik ten Hag

Nenhum comentário:

Postar um comentário