terça-feira, 24 de julho de 2018

Guia da Eredivisie 2018/19: Fortuna Sittard

Lisandro Semedo (no meio) foi o grande responsável técnico do acesso do Fortuna Sittard. Será o responsável pela manutenção? (Ermindo Armino/limburger.nl)
Fortuna Sittard

Cidade: Sittard
Estádio: Fortuna Sittard (capacidade para 12.511 torcedores)
Site oficial: fortunasittard.nl
Apelidos: FSC
Títulos: 2 Copas da Holanda (1956/57 e 1963/64) e 1 Eerste Divisie/segunda divisão (1994/95)
Patrocínio: Sparr Finance (banco de empréstimos financeiros a empresas)
Técnico: René Eijer
Destaque: Lisandro Semedo (meio-campista)
Fique de olho: Finn Stokkers (atacante)
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Temporada passada: vice-campeão da segunda divisão, promovido pela impossibilidade de acesso para o campeão Jong Ajax (equipe B do Ajax)
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: Escapar do rebaixamento
Amistosos de pré-temporada:
7 de julho - VV Sittard 0x13 Fortuna Sittard
14 de julho - Valenciennes-FRA 1x1 Fortuna Sittard
19 de julho - Fortuna Sittard 0x1 Antalyaspor-TUR
22 de julho - Fortuna Sittard 1x1 Göztepe-TUR
28 de julho - Fortuna Sittard x Bayer Leverkusen-ALE
Principais chegadas: Rubén Ramírez (D, Atlético Venezuela-VEN), Alessandro Ciranni (D, MVV Maastricht), Ahmed El Messaoud (M, Mechelen-BEL), George Mells (M, Adelaide United-AUS), Áron Dóbos (A, Dunaujvaros-HUN) e Andrija Novakovich (A, Reading-ING)
Principais saídas: Perr Schuurs (D, Ajax), Dries Saddiki (M, Willem II), Sjoerd Ars (A, De Treffers - clube amador)
Valor de mercado: 8 milhões de euros (via Transfer Markt)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Transferência definitiva
[Transferência definitiva após empréstimo]
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

Ao contrário do que possa parecer, tradição não falta ao clube de Sittard. Lá começaram a carreira  nomes como Huub Stevens, Fernando Ricksen, Kevin Hofland e, acima de todos, Mark van Bommel; lá jogou e treinou Bert van Marwijk. O problema para o FSC é que problemas financeiros nunca faltaram ao clube, também. Na década passada, por muito pouco o clube não faliu - chegou-se até a cogitar uma fusão com o rival provinciano Roda JC, dando origem ao Sporting Limburg (a iniciativa foi cancelada, tempos depois de ser anunciada, em 2009). Só a compra do clube pelo empresário turco Isitan Gün, em 2016, após experiências como dirigente do Galatasaray, acalmou um pouco a situação financeira.

Então, em 2017/18, o time treinado pelo ex-jogador nigeriano Sunday Oliseh começou muito bem a temporada na segunda divisão, e parecia até destinado ao título. Havia coesão no time, e alguns destaques técnicos. Todavia, uma turbulência quase pôs tudo a perder: já em rota de colisão com a diretoria após pedir reforços, Oliseh decidiu deixar o clube em janeiro, acusando Gün de corrupção. O diretor entrou com processo contra o técnico - e até agora, em duas instâncias, o tribunal de justiça desportiva da federação holandesa deu ganho de causa ao turco. Admiravelmente, porém, o Fortuna Sittard resistiu em campo. Após um período de abatimento, voltou a jogar bem, chegou firme ao final da disputa regular e realizou o sonho. O Jong Ajax pode até ter ficado com o título da segunda divisão, mas o acesso ficou com o clube de Sittard, retornando à Eredivisie após 16 anos.

Só que o clube alviverde terá alguns problemas, entre a janela de transferências e a pré-temporada. Alguns nomes importantes se foram, como o jovem zagueiro Perr Schuurs, promissor a ponto de ter sido contratado pelo Ajax já em janeiro (terminou a temporada passada emprestado ao Fortuna). Depois do português Cláudio ter encerrado a campanha histórica no comando da equipe, René Eijer foi contratado - mas nunca treinou uma equipe adulta (nestas, sendo auxiliar ou observador), só tendo comandado equipes de base. Pelo menos, Eijer terá os protagonistas na campanha do acesso. Merece atenção o português Lisandro Semedo, que se destaca no meio-campo, criando jogadas e até finalizando. Mesmo se Semedo não fizer isso, há quem faça na frente, como Finn Stokkers e André Vidigal. Alguns outros nomes podem ajudar, como o meio-campo Mark Diemers e o zagueiro Wessel Dammers. E o Fortuna Sittard só espera que sua volta à primeira divisão não seja perturbada pelos problemas, sejam financeiros ou de relacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário