quarta-feira, 10 de abril de 2019

Quem sabe?

A alegria do Ajax no gol de empate de David Neres segue, na esperança de poder surpreender em Turim (Eric Verhoeven/Soccrates)
Sabe-se que jogos do Ajax na Liga dos Campeões oferecem duas possibilidades: pressão ofensiva e a possibilidade de levar um gol a qualquer momento. Ainda mais quando o adversário é da mesma tradição que o clube de Amsterdã, pelo menos nesta temporada. E essas duas alternativas foram vistas no jogo de ida das quartas de final, contra a Juventus. Contudo, o time da casa passou na Johan Cruyff Arena uma impressão até melhor do que na derrota por 2 a 1 para o Real Madrid, no jogo de ida das oitavas de final. Contra a Juve, o Ajax foi destemido como sempre. E controlou mais os inevitáveis erros defensivos. Resultado: manteve o empate por 1 a 1. Ganho maior para a equipe italiana, é verdade. Mas que abre o caminho para uma nova demonstração ofensiva dos Godenzonen.

A melhor impressão que o Ajax deixou hoje se deve ao espírito competitivo que foi visto, além da ofensividade. Antes de pressionar mais, o time da casa levou certa pressão da Juventus nos minutos iniciais, algo mostrado pela primeira chance - chute de Federico Bernardeschi, pouco acima da trave, aos dois minutos. Contudo, os Amsterdammers se aguentaram. E partiram para o ataque com os destaques conhecidos. Dusan Tadic, sempre tomando a decisão certa no controle da bola, no meio da área. Donny van de Beek, o homem-surpresa que vem do meio. Hakim Ziyech, decisivo para fazer a bola chegar ao ataque - se não para passar a outro, para finalizar (como ele fez aos 5', aos 12' e aos 18', sempre com certo perigo). E David Neres, que deixa a má fase do início da temporada como uma má lembrança, apenas: hoje, o paulistano simboliza esse destemor do Ajax.

Porém, é aquilo: se há a pressão ofensiva vinda do time da estação Bijlmer Arena, há também a crônica ameaça defensiva. Faz parte da opção histórica do Ajax, afinal: correr riscos. Eles foram controlados, com a boa atuação de Frenkie de Jong, no meio-campo, e Matthijs de Ligt, na defesa. Todavia, o adversário tinha um jogador que "aproveita qualquer espacinho", como De Ligt bem falou após o 1 a 1. Aos 45 minutos, o jogador viu o "espacinho" aparecendo num contra-ataque: Daley Blind se descuidou da esquerda, Rodrigo Bentancur levou De Ligt junto para a direita, De Jong deixou tal jogador chegar perto da área... e Cristiano Ronaldo aproveitou a chance para fazer 1 a 0. No minuto final do primeiro tempo. Um trauma duro de se suportar, num jogo eliminatório.

Mas o Ajax mostrou que já suporta os traumas. O símbolo disso foi David Neres: a sua jogada destemida no gol de empate logo aos dois minutos do segundo tempo, aproveitando erro de João Cancelo para vir com a bola pela esquerda, só parando com o chute preciso no canto esquerdo do goleiro Wojciech Szczesny. Mais uma prova do que se diz por aí: de que Neres é daqueles jogadores que crescem em jogos decisivos - e gostam deles.

O Ajax pareceu gostar do jogo, após o empate. E criou mais chances para a virada: nos chutes de Ziyech (aos 62', para fora, e aos 65', interceptado por Alex Sandro), na tentativa que Jürgen Ekkelenkamp teve para se consagrar (aos 83', o volante de 19 anos, estreante em Liga dos Campeões, ficou livre na área, mas seu chute foi rebatido por Szczesny). Claro, deixou espaços atrás, como sempre. Numa dessas vezes, Douglas Costa quase aproveitou, a cinco minutos do fim, superando De Jong e Veltman com velocidade e chutando na trave de Onana.

Mas o Ajax segurou o empate. A rigor, é um resultado mais tranquilo para a Juventus, que segue favorita para se classificar às semifinais da Liga dos Campeões. A ausência de Nicolás Tagliafico, suspenso pelo cartão amarelo, forçará a defesa a ser modificada (Blind na lateral esquerda? Joël Veltman no meio da defesa? Quem na lateral direita: Noussair Mazraoui ou Rasmus Kristensen?). Todavia, depois do que se viu hoje, a torcida Ajacied tem razões para manter em sua cabeça uma esperançosa pergunta: quem sabe?

Liga dos Campeões - quartas de final (jogo de ida)

Ajax 1x1 Juventus

Local: Johan Cruyff Arena (Amsterdã)
Data: 10 de abril de 2019
Árbitro: Carlos del Cerro Grande (Espanha)
Gols: Cristiano Ronaldo, aos 45', e David Neres, aos 46'

Ajax
André Onana; Joël Veltman, Matthijs de Ligt, Daley Blind e Nicolás Tagliafico; Lasse Schöne (Jürgen Ekkelenkamp), Frenkie de Jong e Donny van de Beek; David Neres, Dusan Tadic e Hakim Ziyech. Técnico: Erik ten Hag

Juventus
Wojciech Szczesny; João Cancelo, Daniele Rugani, Leonardo Bonucci e Alex Sandro; Rodrigo Bentancur; Miralem Pjanic e Blaise Matuidi (Paulo Dybala); Federico Bernardeschi, Mario Mandzukic (Douglas Costa) e Cristiano Ronaldo. Técnico: Massimiliano Allegri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário