segunda-feira, 14 de março de 2011

Declaração de intenções






Sem este time, a história do futebol holandês não seria a mesma. Só que ele já jogou há 37 anos (holland74.net)


Já há muitos blogs feitos no Brasil falando sobre o futebol mundial. Falando, aliás, de países incomparavelmente mais tradicionais. Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha. Todos muito bem feitos. No entanto, havia uma falta: o futebol holandês. Não que ninguém falasse sobre ele: alguns blogs já haviam sido começados. E as comunidades existem: no Orkut, no Twitter, no Facebook. Nada que fizesse os blogs continuarem regularmente.

E, então, fica a lacuna. Que sempre é preenchida pelos velhos estereótipos, como lembrar da "Laranja Mecânica" da Copa de 1974, Cruyff, Van Basten, Gullit, as épocas em que Romário e Ronaldo estiveram no PSV, o Ajax do início dos anos 1970, o Ajax de Louis van Gaal... de fato, todos elementos justamente reconhecidos na história do futebol batavo. Mas que, no entanto, estão longe de refletir o que é o futebol holandês em seu todo.

Continuava, então, o mistério. De quatro em quatro anos, a Oranje aparecia nas Copas do Mundo; de vez em quando, um time holandês se destacava; mas ninguém se preocupava em acompanhá-los a par e passo. Mesmo no cenário atual: o país tem a seleção vice-campeã do mundo. E mesmo assim, pelo nível relativamente baixo, o campeonato nacional continua sendo pouco acompanhado.

E é por isso que esse blog foi criado. Para se focar sobre um país pequeno, mas dono de uma escola futebolística facilmente reconhecida mundo afora - não só reconhecida, mas cujas influências são sentidas até hoje. Até mesmo no estilo de jogo da Espanha, atual campeã mundial. Para tentar compreendê-lo um pouco mais - sim, compreendê-lo: afinal de contas, por mais que o autor goste dele, ele não é um holandês, e sim um brasileiro que apenas gosta de futebol holandês.

E, se gosta, essa paixão tem um cupido. E o nome dele é Edwin van der Sar. Acompanho sua carreira desde que tomei conhecimento da existência dele pela primeira vez, no guia que a revista Placar organizou para a Copa de 1994 - havia uma foto de VDS, como reserva que foi de De Goey naquela Copa. É o maior ídolo que tenho no futebol. E, a partir dele, passei a acompanhar a seleção holandesa - com mais proximidade, a partir de 2006. Para seguir mais proximamente os campeonatos nacionais, foi um pulo.

E este blog é a concretização de um velho projeto. Que começa com uma só pessoa. Mas que pode ter mais. Caso você se interesse, escreva para espremealaranja@gmail.com. Teremos um tom mais analítico do que noticioso, fazendo análises da rodada, análises de times e da seleção, relembrando campeonatos, equipes e jogadores - de Puck van Heel a Sneijder, de Harry Vos a John de Wolf. E vamos começar, porque Cruyff já se aposentou há 27 anos e alguém precisa continuar falando sobre futebol holandês. Welkom!


2 comentários:

  1. Já está na minha lista de favoritos. Sobre o tema, basta dizer que nada menos que três holandeses figuram na seleção dos melhores jogadores que vi em ação - Rijkaard, Davids e Van Basten, a saber. Valeu, Felipe!

    ResponderExcluir
  2. Hum... Muito legal a iniciativa.
    E saibas que voltarei mais vezes por aqui.
    Boa sorte!

    Abraço,
    Marcelo Montanini
    http://colunistas.ig.com.br/futebolargentino/

    ResponderExcluir