De Wit poderia ter tido o mesmo destino de sucesso do contemporâneo Van Basten. Mas a saúde não permitiu (ajax.nl)
Atualmente, a seleção da Holanda encara uma rodada das eliminatórias da Euro 2012, na qual enfrenta a Hungria, duas vezes. São jogos decisivos, obviamente: vencendo-os, a Oranje fica muito perto da vaga na principal competição europeia de seleções. No entanto, já houve outras partidas decisivas para a seleção contra a Hungria. E uma delas foi a principal da carreira de um jogador que começou de modo fulgurante, mas teve de encerrar a carreira repentinamente: o atacante Rob de Wit.
Para começar a falar de De Wit, devemos voltar quase 26 anos no tempo. Mais precisamente, ao mesmo estádio de Budapeste que viu o jogo contra a Hungria, na última sexta-feira - hoje, chamando-se Ferenc Puskás, mas ainda Népstadion à época. Era o dia 14 de maio de 1985. Ainda disputando vaga na Copa do Mundo de 1986, em uma disputa renhida com a Áustria, no Grupo 5 das eliminatórias europeias, a Oranje enfrentava a Hungria, já classificada para o Mundial. Precisando da vitória.
Era jogo duro. Até que, aos 24 minutos do segundo tempo, Simon Tahamata, da direita, inverteu o jogo com Rob de Wit, que havia substituído Ton Lokhoff, no intervalo. O atacante dominou, passou por dois defensores húngaros como se eles não existissem e tocou, levemente, por cobertura, na saída do goleiro Peter Disztl. Era o gol da vitória holandesa. Aquele 1 a 0 fez com que a equipe de Leo Beenhakker empatasse com a Áustria, em pontos, superando-a no saldo de gols e conseguindo lugar na repescagem. Foi eliminada dramaticamente pela Bélgica, mas essa é outra história.
Aquele era o pico de uma subida vertiginosa. Que começara em 1982, quando De Wit, nascido em Utrecht, em 8 de setembro de 1963, iniciou sua carreira profissional jogando pelo clube da cidade. Com a camisa dos Utregs, foram poucos jogos: 42, marcando sete gols. Mas o estilo leve, de dribles rápidos, com que chegava ao ataque fez com que o nome de De Wit logo ficasse famoso. Não demorou para que, em 1984, o Ajax decidisse contratá-lo, para substituir Jesper Olsen, que saíra para o Manchester United.
E também foi um pulo para que De Wit se tornasse um dos favoritos da torcida. E justificasse os aplausos com ótimas atuações. Que, finalmente, o levaram à seleção holandesa, estreando em 1º de maio, contra a Áustria, também pelas eliminatórias europeias da Copa. E, treze dias depois, De Wit faria o descrito acima, em Budapeste.
Se ainda era reserva no início das oportunidades que recebeu, De Wit terminaria aquelas eliminatórias como titular - jogando, inclusive, a malograda partida contra a Bélgica, que eliminou a Oranje do Mundial. E entrou 1986 como parte da base holandesa, além de permanecer titular no Ajax, onde conquistaria a Eredivisie, naquele ano. Era fato: De Wit prometia subir ainda mais na carreira, junto de companheiros do Ajax, como Van Basten ou Jan Wouters.
Mas o destino disse não. Ao final da temporada 1985/86, quando passava férias na Espanha, De Wit sofreu uma hemorragia cerebral. Até pareceu um incidente contornável. Tanto é que seus companheiros trataram de mandar um cartão, ao hospital onde o atacante estava internado, fazendo piada: "Nós nem sabíamos que você tinha cérebro".
Na continuação do tratamento, o jogador viajou para a Suécia, de modo a fazer um tratamento com laser. Tinha grandes chances de cura. Pois elas diminuíram barbaramente, com os erros médicos: o laser provocou danos irreparáveis no local da hemorragia. De Wit até tentou voltar aos treinamentos. No entanto, tinha dificuldades em fazer os movimentos, e o corpo reagia aleatoriamente. O zagueiro Ronald Spelbos, já veterano, deu a dica: "Robbie, é melhor você parar". E, em 1986, ainda aos 23 anos, De Wit abandonou a carreira.
De Wit sofreria mais duas hemorragias cerebrais, em 1993 e em 2005. Mas está vivo e lúcido, morando em Utrecht. E ainda pode contar a respeito do jogo que decidiu contra a Hungria.
Ficha Nome: Rob de Wit Posição: atacante Data de nascimento: 8 de setembro de 1963, em Utrecht Clubes: Utrecht (1982 a 1984) e Ajax (1984 a 1986)
Títulos: 1 Campeonato Holandês (1985/86) Pela seleção: 8 jogos, 3 gols
Veja o gol de De Wit contra a Hungria, nas eliminatórias para a Copa de 1986
Nenhum comentário:
Postar um comentário