segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Guia da Eredivisie 2018/19: AZ

Johnsen mal chegou para o ataque do AZ, e muitos torcedores já acham que ele fez falta na eliminação da Liga Europa (az.nl)
Alkmaar Zaanstreek


Cidade: Alkmaar
Estádio: AFAS (capacidade para 17.023 torcedores)
Apelido: Alkmaarders
Títulos: 2 Campeonatos Holandeses
Patrocínio: AFAS (empresa desenvolvedora de softwares)
Técnico: John van den Brom
Destaque: Guus Til (meio-campista)
Fique de olho: Calvin Stengs (atacante) e Bjorn Johnsen (atacante)
Temporada passada: 3º colocado
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Copas europeias: Liga Europa - eliminado pelo Kairat-CAZ, na segunda fase preliminar
Objetivo: vaga nos play-offs pela Liga Europa/vaga direta na Liga Europa
Amistosos de pré-temporada:
29 de junho - Seleção regional de Dirkshorn 2x5 AZ
30 de junho - Seleção regional de Amersfoort 0x3 AZ
7 de julho - AZ 1x1 Midtjylland-DIN
12 de julho - Time da região de Zeeuw 1x8 AZ
14 de julho - AZ 2x0 Lokeren-BEL
18 de julho - AZ 2x0 Panathinaikos-GRE
22 de julho - Zulte Waregem-BEL 0x1 AZ
4 de agosto - AZ 2x3 Excelsior
Principais chegadas: Rody de Boer (G, Telstar), [Marko Vejinovic (M, Feyenoord)], [Dabney dos Santos (A, Sparta Rotterdam)], [Fred Friday (A, Sparta Rotterdam)], Dorin Rotariu (A, Club Brugge-BEL) e Bjorn Johnsen (A, ADO Den Haag)
Principais saídas: Gino Coutinho (G, NEC), [Ricardo van Rhijn (D, Club Brugge-BEL)], Jop van der Linden (D, Sydney-AUS), Rens van Eijden (D, NEC), Joris van Overeem (M, Utrecht), Wout Weghorst (A, Wolfsburg-ALE) e Alireza Jahanbakhsh (A, Brighton-ING)
Valor de mercado: 53,98 milhões de euros (via Transfer Markt)


Legenda
Jogador (posição, clube)
Transferência definitiva
[Transferência definitiva após empréstimo]
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

Mal começou a temporada, e o AZ já teve uma dura constatação: dificilmente brilhará como em 2017/18. Claro, como é apenas o início, nada impede que o time de Alkmaar chegue ao final em grande forma. No entanto, o vexame de ficar fora logo na segunda fase preliminar da Liga Europa, eliminado pelo pequeno Kairat, do Cazaquistão, já deixou claro que o técnico John van den Brom terá de acelerar o trabalho para aprimorar o time ao longo do Campeonato Holandês e da Copa da Holanda, os torneios que sobraram. E esse trabalho não será lá muito fácil. Muitos dos destaques que formaram o sólido time da temporada passada já não estarão mais à disposição. Os nomes que mais farão falta, claro, são Alireza e Weghorst, a dupla que assustava os adversários no ataque. Já fizeram falta na Liga Europa, aliás, com as más atuações de Fred Friday e Myron Boadu, os atacantes escalados contra o Kairat. E Joris van Overeem, se não era titular absoluto no meio, sempre era opção válida para merecer chances aqui e ali.

Se serve de consolo, pelo menos os Alkmaarders buscaram alguma compensação nas transferências. Bjorn Johnsen é aposta das mais válidas para jogar no ataque - principalmente no centro da área -, e os gols marcados na Eredivisie passada o credenciam para ser o novo "homem-gol" do AZ. Emprestado ao Sparta Rotterdam no returno em 2017/18, Dabney dos Santos volta para ser titular. E recuperado da grave lesão no joelho sofrida logo na primeira rodada do campeonato passado, Calvin Stengs tem tudo para comprovar as esperanças que se têm sobre seu nível técnico na frente. De resto, até que o time perdeu poucos jogadores. Seguem os bons nomes: Marco Bizot no gol, o ótimo trio de meio-campistas (Guus Til, Teun Koopmeiners e Fredrik Midtsjo), a experiência de Ron Vlaar para ajudar Pantelis Hatzidiakos na zaga, a opção válida de Iliass Bel Hassani na frente... enfim, o começo foi ruim, muito ruim. Mas nada impede que o AZ melhore daqui por diante. Precisa, aliás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário