domingo, 30 de dezembro de 2018

Parada obrigatória: NAC Breda

O NAC Breda segue em dificuldades, mas os gols de Rosheuvel (foto) e Te Vrede, mais o esforço, podem ajudar (Pro Shots)
Posição: 17º lugar, com 15 pontos (atrás do Zwolle pelo pior saldo de gols, -17 contra -13)
Técnico: Mitchell van der Gaag
Time-base: Van Leer; Sporkslede, Koch, Mets e Palmer-Brown; Verschueren e Nijholt; Rosheuvel, Kali e El Allouchi; Te Vrede
Maior vitória: NAC Breda 3x0 De Graafschap (2ª rodada)
Maior derrota: AZ 5x0 NAC Breda (1ª rodada)
Copa da Holanda: eliminado pelo RKC Waalwijk, na primeira fase
Competições europeias: nenhuma
Artilheiro: Mitchell te Vrede (atacante), com 9 gols
Destaques: Mitchell te Vrede e Mikhail Rosheuvel (atacantes) 
Objetivo do início: Escapar do rebaixamento
Avaliação: Continua difícil para o time aurinegro escapar, no mínimo, da repescagem de acesso/descenso. Mas com o esforço, os gols de Te Vrede e o apoio da torcida, dá para sonhar com uma leve subida na tabela
Fará intertemporada em... Atamaría, na Espanha, de 5 a 11 de janeiro

A temporada já começou dramática para o NAC Breda. Ou melhor: a situação continuou dramática, já que o time aurinegro encerrara a temporada anterior em 14º lugar, duas posições acima da zona de repescagem/rebaixamento, com alguns destaques - Angeliño, por exemplo - e vários problemas. Um desses problemas seguiu nas rodadas iniciais: a posição de goleiro. Em 2017/18, a "Pérola do Sul" teve três nomes debaixo das traves (Andries Noppert, Mark Birighitti e Nigel Bertrams), sem que nenhum desse a menor segurança à torcida de Breda.

Pois bem: para este campeonato, a parceria oficial com o Manchester City rendeu o empréstimo do sérvio Arijanet "Aro" Muric, que chegaria para ser o arqueiro titular do NAC. Muric até jogou na goleada sofrida para o AZ, na primeira rodada. Aí, o destino atrapalhou o clube holandês: no City, o goleiro chileno Claudio Bravo se lesionou gravemente. Resultado: na hora, Muric foi chamado de volta, para ser reserva de Ederson na temporada. Só restou ao time holandês voltar a correr atrás de novos goleiros - sim, um titular e outro reserva. Pelo menos, ainda corriam os últimos dias da janela de transferências. E as salvações vieram com o experiente Theo Zwarthoed, para a reserva, e com Benjamin van Leer, emprestado pelo Ajax.

Problema resolvido (Van Leer é titular absoluto), restava ao NAC Breda solucionar as outras graves aflições, que mantiveram o time na última posição por boa parte do turno. A defesa era frágil: jogando com cinco ou quatro homens, não conseguia impedir os ataques adversários. Pelo menos, nas partidas em seu Rat Verlegh, a torcida ajudava num melhor desempenho: as quatro vitórias vieram no estádio de Breda. Aos poucos, alguns jogadores melhoraram: o lateral esquerdo Greg Leigh e, principalmente, os atacantes Mikhail Rosheuvel e Mitchell te Vrede. Vieram estreias úteis em campo, como a do jovem Sydney van Hooijdonk (sim, filho do ex-atacante Pierre). No fim do turno, uma sequência invicta - duas vitórias e um empate - tirou o NAC Breda da última posição. E se a situação segue dramática, pelo menos a equipe mostra mais esforço em campo para tentar ficar na primeira divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário