quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Parada obrigatória: Zwolle

A comemoração da vitória sobre o Heracles Almelo. É esse o único ponto positivo de uma terrível campanha do Zwolle (Pro Shots)

Posição: 18ª colocação, com 6 pontos
Técnico: Art Langeler (até a 11ª rodada) e Dick Schreuder
Time-base: Lamprou; De Wit, Van Polen, Nakayama e Kersten (Paal/Voet); Huiberts, Van den Belt e Strieder (Saymak); Kastaneer, Tedic e Adzic (Reijnders/Redan)
Maior vitória: Utrecht 5x1 Zwolle (7ª rodada)
Maior derrota: Zwolle 1x0 Heracles Almelo (11ª rodada)
Copa da Holanda: classificado para as oitavas de final, nas quais enfrentará o NAC Breda (segunda divisão)
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Daishawn Redan (atacante), com 2 gols
Objetivo do início: escapar do rebaixamento
Avaliação: Contratações feitas no desespero, diretoria aparentemente desorganizada, técnico demitido, péssimo desempenho ofensivo, só uma vitória no turno: os "Dedos Azuis" terão de se esforçar imensamente para evitarem um dos piores desempenhos de um lanterna na história do campeonato

Quando assumiu o comando do Zwolle, o empresário Adriaan Visser buscava fazer do clube presença frequente e contínua no Campeonato Holandês. Visser saiu no fim do ano passado, e em que pese os grandes momentos dos "Dedos Azuis" (com destaque para o título da Copa da Holanda em 2013/14), as temporadas recentes já sinalizavam que o objetivo inicial estava cada vez mais difícil. Pois bem: no Campeonato Holandês atual, aparentemente, o Zwolle chegou ao seu limite. Para começo de conversa, em 18 jogos, só uma vitória até agora. O pior desempenho, em casa e fora dela. E uma visível incompetência na preparação para a temporada atual - basta citar que, se muitos saíram antes da Eredivisie, reforços como o volante Ryan Koolwijk só chegaram com o campeonato já em andamento. Aliás, Koolwijk é reserva até agora.

Dos que estão em campo, se há presenças esforçadas (como o capitão Bram van Polen, autor do único gol da única vitória - 1 a 0 no Heracles Almelo, na 10ª rodada), algumas falhas são notáveis. E isso se exemplifica principalmente no ataque: mesmo com nomes até dignos para um clube pequeno da Eredivisie - Luka Adzic, Slobodan Tedic, Gervane Kastaneer, Daishawn Redan -, o Zwolle é o time que menos chuta a gol no campeonato. Contratado para ajudar o clube a voltar a tempos mais seguros (dos quais fizera parte, treinando o time campeão da segunda divisão em 2011/12), o técnico Art Langeler desistiu logo após a 11ª rodada, preferindo sair. E cabe a Dick Schreuder - que já reagiu contra algumas críticas da imprensa - tentar uma salvação que já começa a bordejar o milagroso, com o Zwolle sete pontos atrás do penúltimo lugar. Se serve de estímulo, o Emmen não vencera até a 23ª rodada na Eredivisie passada, e quase se salvou. A esperança é a última que morre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário