quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Guia da Eredivisie 2024/25: Go Ahead Eagles

Calvin Twigt pode ajudar o Go Ahead Eagles a tentar manter o bom nível alcançado na temporada passada (Go Ahead Eagles/Divulgação)
 
Go Ahead Eagles

Cidade: Deventer 
Estádio: De Adelaarshorst (capacidade para 10.000 torcedores)
Apelidos: Kowet (modo como alguns nativos de Deventer falam "Go Ahead"), Eagles (Águias, em português)
Títulos: 4 Campeonatos Holandeses
Patrocínio: Betnation (casa de apostas online)
Técnico: Paul Simonis
Destaque: Oliver Edvardsen (meio-campista)
Fique de olho: Calvin Twigt (meio-campista)
Brasileiros no elenco: nenhum
Temporada passada: 9º colocado
Copas europeias: Conference League (eliminado pelo SK Brann-NOR, na segunda fase preliminar)
Objetivo: meio de tabela/vaga de repescagem pela Conference League
Amistosos de pré-temporada:
29 de junho - Ons Sneek 1x7 Go Ahead Eagle
3 de julho - Go Ahead Eagles 3x0 Telstar
7 de julho - Go Ahead Eagles 3x2 Almere City
12 de julho - Go Ahead Eagles 1x2 Union Sint Gillis-BEL
17 de julho - Go Ahead Eagles 1x2 Racing Genk-BEL
Principais chegadas: [Luca Plogmann (G, Dordrecht)], Julius Dirksen (D, Emmen), Aske Adelgaard (M, Odense-DIN), Mathis Suray (M, Dordrecht), Aske Adelgaard (M, Odense-DIN), Calvin Twigt (M, Volendam), Oliver Antman (A, Nordsjaelland-DIN), Milan Smit (A, Cambuur) e Darío Serra (A, Mérida-ESP)
Principais saídas: Jeffrey de Lange (G, Olympique de Marselha-FRA), Erwin Mulder (G, contrato terminou), Bas Kuipers (D, Twente), Xander Blomme (D, Excelsior), Philippe Rommens (M, Ferencváros-HUN), Willum Willumsson (M, Birmingham City-ING), Darío Serra (A, contrato rescindido) e Rashaan Fernandes (A, Omonia 29-CHP)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo] 
[transferência em definitivo após empréstimo]

O Go Ahead Eagles teve um final de temporada onírico, digno de conto de fadas mesmo, em 2023/24: nono colocado do Campeonato Holandês, entrou pela porta dos fundos na repescagem por um lugar na Conference League... mas superou o NEC fora de casa, venceu o Utrecht no fim da prorrogação e garantiu sua volta a uma competição europeia, na segunda fase preliminar da Conference League. E aí,  o conto de fadas acabou. Em primeiro lugar, o técnico René Hake aceitou - como não aceitaria? - ser auxiliar de Erik ten Hag no Manchester United. Em segundo lugar, o volante Philippe Rommens se transferiu para o Ferencváros, da Hungria. Depois, o meia Willum Willumsson partiu para o Birmingham City inglês. Finalmente, caiu para o SK Brann (Noruega), na rápida passagem pela Conference League.

É neste clima de "fim de conto de fadas" - até um pouco parecido com "ressaca" - que as Águias começam mais uma temporada. Algo perigoso. Em primeiro lugar, porque o técnico Paul Simonis até conseguiu manter a equipe jogando como já vinha - o time foi competitivo contra o SK Brann. Em segundo lugar, porque vários destaques ainda seguem no clube: o goleiro Jeffrey de Lange, o meia Oliver Edvardsen, o ponta Bobby Adekanye - sem contar pelo menos uma contratação que pode contribuir, o meio-campo Calvin Twigt. E em terceiro lugar, porque o clube não subiu tanto assim para se descolar da "parte baixa" da tabela. Então, já precisará começar bem a temporada. Até para poder sonhar em viver um novo conto de fadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário