Vaessen, goleiro razoável para os padrões da Eredivisie, pode ajudar o Groningen a se firmar logo após retornar da segunda divisão (Groningen/Divulgação) |
Football Club Groningen
Cidade: Groningen
Estádio: Euroborg (capacidade para 22.550 torcedores)
Apelido: Groningers, "Trots van het Noorden" (em holandês, "Orgulho do Norte")
Títulos: nenhum Campeonato Holandês (1 Copa da Holanda)
Patrocínio: OG (empresa de combustíveis renováveis
Técnico: Dick Lukkien
Destaque: Leandro Bacuna (meio-campo)
Fique de olho: Romano Postema (atacante)
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Temporada passada: vice-campeão da segunda divisão
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: escapar do rebaixamento
Amistosos de pré-temporada:
Amistosos de pré-temporada:
3 de julho - Gomos (amador) 0x9 Groningen
6 de julho - ASVB (amador) 0x15 Groningen
10 de julho - Groningen 4x4 Dender-BEL
13 de julho - Groningen 1x0 Rot-Weiss Erfurt-ALE
20 de julho - Groningen 3x2 Emmen (dois tempos de 60 minutos)
27 de julho - Groningen 4x1 PAS Lamia-GRE
2 de agosto - Groningen 2x0 Heracles Almelo
Principais chegadas: Etienne Vaessen (G, RKC Waalwijk), Finn Stam (D, AZ), [Ragnar Oratmangoen (M, Fortuna Sittard)], Stije Resink (M, Almere City), Brynjólfur Willumsson (M, Kristiansund-NOR), Thijs Oosting (M/A, Cambuur) e [Kevin van Veen (A, Kilmarnock-ESC)]
Principais saídas: Liam van Gelderen (D, RKC Waalwijk), Isak Määttä (D, Bodo/Glimt-NOR), Ragnar Oratmangoen (M, Dender-BEL) e Kevin van Veen (A, St. Mirren-ESC)
Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo]
O Groningen sofreu, o Groningen ficou ameaçado, o Groningen temeu. Mas o Groningen embalou na reta final e conseguiu o bate-e-volta para a primeira divisão da melhor maneira imaginável: garantindo o acesso na última rodada, minimizando de vez a triste lembrança do rebaixamento em 2022/23. Alívio obtido, o que fica no retorno para a Eredivisie é que o time do norte dos Países Baixos tem de andar pé ante pé, sem dar passos maiores do que as pernas, mas tem também uma base que pode lhe ajudar. Base esta forjada nas agruras da segunda divisão, com nomes como os zagueiros Marco Rente e Thijmen Blokzijl, o meio-campo Leandro Bacuna (que fez questão de voltar ao clube para ajudar no acesso) e o atacante Romano Postema, ainda jovem mas já importante.
Para completar, o técnico Dick Lukkien teve na janela de transferências nomes que podem qualificar ainda mais o time. Que o diga o goleiro Etienne Vaessen: saindo do RKC Waalwijk (ao qual ajudou muitona permanência, com suas defesas), Vaessen foi até disputado por clubes da primeira divisão - incluindo o campeão PSV -, mas aceitou mesmo ir para os Groningers. Outro nome que pode ajudar é o zagueiro Finn Stam, da base elogiável do AZ, emprestado para ganhar ritmo de jogo. E Thijs Oosting, se tiver sequência, pode auxiliar o ataque com sua velocidade. Repita-se: como egresso da segunda divisão, o Groningen precisa de humildade. Mas volta à Eredivisie com plenas condições de se firmar em posições seguras e tornar a passagem pela Eerste Divisie apenas uma lembrança ruim e passageira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário