quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Guia da Eredivisie 2024/25: Heerenveen

Van Persie aceitou o desafio. E tentará fazer do Heerenveen uma equipe mais atraente, em sua primeira experiência de fato como treinador (Pro Shots)

Sportclub Heerenveen

Cidade: Heerenveen   
Estádio: Abe Lenstra (capacidade para 26.100 torcedores) 
Apelido: Fean (corruptela de "Hearrenfean", nome do time no idioma frísio - falado na província de Frieslândia, onde fica a cidade de Heerenveen), Frísios, Time da Frísia, "De Superfriezen" ("os superfrísios") 
Títulos: nenhum Campeonato Holandês (1 Copa da Holanda)
Patrocínio: Wolkom (conglomerado de empresas da Frieslândia)
Técnico: Robin van Persie
Destaque: Luuk Brouwers (meio-campista)
Fique de olho: Ilias Sebaoui (atacante)
Temporada passada: 11º colocado
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: meio de tabela/vaga nos play-offs pela Conference League
Amistosos de pré-temporada:
3 de julho - Gaasterland/Sleat Regio (combinado regional) 0x9 Heerenveen
6 de julho - SV Steenwijkerwold 0x10 Heerenveen
9 de julho - Heerenveen 4x1 FC Dordrecht
12 de julho - Heerenveen 1x0 Almere City FC
19 de julho - Heerenveen 5x2 Zwolle
26 de julho - Heerenveen 5x0 Rayo Vallecano-ESP 
3 de agosto - Middlesbrough-ING 1x0 Heerenveen
Principais chegadas: Sam Kersten (D, Zwolle), Nikolai Hopland (D, Aalesund-NOR), Danilo Al-Saed (M, Sandesfjord-NOR), Levi Smans (M, VVV-Venlo), [Luuk Brouwers (M, Utrecht)], Jacob Trenskow (A, Kalmar-SUE) e Ilias Sebaoui (A, Feyenoord)
Principais saídas: Syb van Ottele (D, Fortuna Sittard), Sven van Beek (D, Al Shahania-CAT), Anas Tahiri (M, contrato terminou), Thom Haye (M, contrato terminou), [Charlie Webster (M, Chelsea-ING)], [Patrik Walemark (A, Feyenoord)] e Osame Sahraoui (A, Lille-FRA)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo] 
[transferência em definitivo após empréstimo]

Quer a atração do Heerenveen? Pois ela não é nenhum dos contratados para jogar. Ela está no banco de reservas: cinco anos após encerrar a carreira de jogador, já sabendo levemente como é ser técnico pela experiência rala no sub-19 do Feyenoord, Robin van Persie enfim se testará, enfim iniciará a carreira de treinador para valer. Só isso já sacudiu o ambiente do Fean - de certa forma, algo desejado pela torcida, cansada da morosidade vista dentro de campo nos últimos anos (e de problemas internos fora das quatro linhas). Mas pela postura vista na pré-temporada, Van Persie deseja montar uma equipe tão ofensiva quanto ele era na área. Pode parecer algo temerário. 

Ainda mais pensando em opções polêmicas do técnico, como começar a temporada sem escolher um goleiro titular, preferindo e assumindo a alternância entre Andries Noppert e Mickey van der Hart (que se tornou titular no decorrer de 2023/24). Além disso, os amistosos já indicaram que talvez a defesa jogue adiantada demais para um time que chegou a atuar com três nomes na defesa com o técnico anterior, Kees van Wonderen. E no duro, o grupo de jogadores não mudou tanto assim para poder fazer Van Persie sonhar. Além do mais, a saída de Osame Sahraoui pesará um pouco. Ainda assim, com o técnico fazendo questão de trazer por empréstimo o jovem Ilias Sebaoui, da base do Feyenoord que conhece tão bem; com a permanência de nomes como Luuk Brouwers e Simon Olsson; com o respeito que atrairá um técnico que segue como o maior goleador da história da seleção masculina holandesa, convém esperar que o Heerenveen seja uma fonte de entretenimento na temporada. E que faça uma boa campanha, claro, senão a torcida vai reclamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário