domingo, 29 de dezembro de 2019

Parada obrigatória: ADO Den Haag

O ADO Den Haag vive sérias dificuldades em campo e fora dele - e o desânimo dificulta ainda mais a recuperação (Laurens Lindhout/adodenhaag.nl)

Posição: 17º colocado, com 13 pontos
Técnico: Alfons "Fons" Groenendijk (até a 15ª rodada) e Dirk Heesen (interino, entre a 16ª e a 18ª rodadas - Alan Pardew assume a partir de 1º de janeiro)
Time-base: Koopmans; Van Ewijk, Beugelsdijk, Pinas e Meijers; Bakker, Immers e Goossens; Summerville, Necid e Hooi (Malone)
Maior vitória: RKC Waalwijk 0x3 ADO Den Haag (4ª rodada)
Maior derrota: Ajax 6x1 ADO Den Haag (18ª rodada)
Copa da Holanda: eliminado na primeira fase, pelo Fortuna Sittard
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Tomas Necid (atacante), com 6 gols
Objetivo do início: meio de tabela/vaga nos play-offs pela Liga Europa
Avaliação:  Como se temia, as perdas na janela de transferências foram decisivas para a piora do time auriverde de Haia. Em crise dentro e fora de campo, a equipe está em queda livre - e preocupante
Fará os treinos da pausa de inverno em... Alhaurín, balneário na Espanha, entre 4 e 10 de janeiro
E amistosos? Contra o Noordwijk, da terceira divisão holandesa, em 6 de janeiro, e contra o Hoffenheim-ALE, em 9 de janeiro

Diante da razoável temporada passada, se esperava que o ADO Den Haag conseguisse manter um nível técnico que lhe possibilitasse passar o Campeonato Holandês no meio da tabela, sem muitos problemas, como era habitual nas temporadas recentes. Entretanto, a esperança tinha um sério golpe: as saídas de Sheraldo Becker e Nasser El Khayati, os principais destaques técnicos da equipe de Haia nos últimos anos - principalmente El Khayati, que deixou o time privado de sua habilidade ao rumar para o Qatar SC. Foi como se as duas saídas dessem a partida para uma espiral de erros que jogou o Den Haag para as últimas posições do campeonato, no primeiro turno.

Em campo, o que se viu foi uma defesa que até é menos frágil do que os concorrentes diretos para escapar do rebaixamento - mas faz isso a partir de alguma violência no miolo de zaga, enquanto o gol sofreu com indefinições (o titular e veterano Robert Zwinkels se lesionou, dando lugar a Luuk Koopmans). Já no ataque, as ausências de Becker e El Khayati tiveram seus preços: o segundo pior ataque da Eredivisie, previsível, com poucas variações de jogo. Os raros destaques estiveram no jovem Crysencio Summerville, aproveitando bem as chances no empréstimo antes de voltar ao Feyenoord, e em Tomas Necid, um pouco mais confiável na finalização. Pior: um time sem a menor imposição em casa - foi o segundo pior mandante da primeira metade do campeonato.

Se dentro de campo a situação foi ruim, fora foi igual: de novo, a United Vansen, empresa chinesa que comanda o clube, ficou sob críticas da torcida. Nesse caso, sobrou para o diretor técnico Jeffrey van As, demitido. E em campo, após os maus resultados (incluindo a queda na Copa da Holanda), ficou claro que o técnico "Fons" Groenendijk já não conseguia mais achar jeitos de mudar a situação. Também perdeu o emprego. O ADO Den Haag terminou 2019 sem vencer há sete jogos, despencando para a penúltima posição - agora, também rebaixando seu ocupante. No jogo derradeiro do ano pela Eredivisie, foi presa facílima para o Ajax, que fez 6 a 1 e poderia ter feito mais. Restará ao técnico inglês Alan Pardew chegar para, em seis meses, ajudar a equipe verde e amarela a se recompor em campo, e reverter o péssimo clima com que o ano termina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário