segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 18ª rodada da Eredivisie

RKC Waalwijk 3x0 Twente (sexta-feira, 20 de dezembro)

Precisando reagir (vinha de duas derrotas, mais a queda na segunda fase da Copa da Holanda), o Twente começou pressionando: aos 3', Haris Vuckic arriscou, e só o volante Daan Rienstra desviou para escanteio. Só que o RKC já começou a mostrar força em seu estádio fazendo 1 a 0, aos 12': Clint Leemans cruzou, e Anass Tahiri ajeitou antes de finalizar para as redes. Bastou para o time auriazul criar chances e mais chances - sendo a mais perigosa um cabeceio de Mario Bilate, aos 26'. Finalmente, tão logo o segundo tempo começou, veio um segundo gol que já estava demorando: aos 47', Stijn Spierings recebeu de Bilate, e chutou - com desvio, o goleiro Joël Drommel ficou sem chances de defesa. O Twente só deu sinal de vida aos 54', num chute de Rafik Zekhnini, mas o RKC Waalwijk confirmou sua vitória aos 60', com o segundo gol de Spierings. Um triunfo para reanimar o lanterna da Eredivisie - e para preocupar os Tukkers: já são três derrotas seguidas.



Heerenveen 1x1 Heracles Almelo (sábado, 21 de dezembro)

Se o primeiro tempo terminou sem gols, foi por demérito do Heerenveen. Chances, o time da Frísia teve, mas não colocou nenhuma bola nas redes. Ibrahim Dresevic mandou um chute sinuoso aos 25', Chidera Ejuke arriscou outro chute aos 29', e nas duas vezes o goleiro Janis Blaswich evitou o gol. Blaswich brilhou ainda mais aos 43': Cyriel Dessers pôs a mão na bola, e o juiz Jochem Kamphuis apitou o pênalti, mas o goleiro alemão do Heracles defendeu a cobrança de Hicham Faik. Se o Heerenveen não fazia, tomou logo no começo do segundo tempo: aos 54', Dresevic perdeu a bola para Dessers, e o belga se isolou como goleador da Eredivisie, fazendo 1 a 0 para os visitantes. Pelo menos, o empate foi rápido: aos 56', Joey Veerman completou para o 1 a 1. Vieram outras poucas chances, mas ficou a igualdade no placar.



Sparta Rotterdam 3x0 AZ (sábado, 21 de dezembro)

O AZ dera um passo à frente em seu sonho de título, ao ganhar o confronto direto com o Ajax na rodada passada. Mas neste sábado, bastaram cinco minutos de jogo em Het Kasteel para que o time de Alkmaar soubesse que seria difícil obter a vitória: Ragnar Ache ficou cara a cara com Marco Bizot após passe em profundidade, o goleiro do AZ o agarrou fora da área, e já levou o cartão vermelho mais precoce da história dos Alkmaarders na Eredivisie. O goleiro reserva Rody de Boer substituiu Dani de Wit, foi a campo, e levou o primeiro gol do Sparta aos 18', num belo chute de Adil Auassar. Aos 29', Bryan Smeets aproveitou sobra de bola espirrada por Jordy Clasie, driblou De Boer e fez 2 a 0. Só então os visitantes de Alkmaar tentaram algo, com Teun Koopmeiners (aos 29') e Owen Wijndal (aos 53'). Todavia, já no segundo tempo, veio o terceiro gol: aos 53', Clasie cometeu pênalti em Smeets, e Halil Dervisoglu converteu a cobrança: 3 a 0. Decepção para o AZ - poderia até ter sido pior: Auassar mandou bola na trave -, vitória comemorada pelo Sparta para celebrar a memória do poeta Jules Deelder (1944-2019), falecido nesta semana, torcedor fanático do clube.



PSV 4x1 Zwolle (sábado, 21 de dezembro)

Após semana tão traumática (derrota para Feyenoord, demissão de Mark van Bommel...), o PSV até começou pressionando o Zwolle. Mas uma tremenda falha de Daniel Schwaab abriu o caminho para o Zwolle fazer 1 a 0, aos 12': o zagueiro alemão tocou a bola para o meio... onde Mustafa Saymak estava, livre para dominar, chegar mais perto da área e bater no canto esquerdo. Pelo menos, para os Boeren, o empate foi rápido: já aos 18', Jorrit Hendrix pegou a bola, tabelou com Steven Bergwijn, entrou na área e chutou forte e cruzado para empatar. O time da casa aumentou a pressão, e veio a virada, aos 26', em grande estilo: Mohamed Ihattaren fez um golaço, em chute colocado, na entrada da área, no ângulo do goleiro Michael Zetterer. Ainda assim, o Zwolle buscou voltar a empatar - Lars Unnerstall salvou o PSV aos 25', em chute de Saymak, e aos 35', quando Pelle Clement foi quem arrematou. Mas no segundo tempo, o time de Eindhoven resolveu de vez sua vitória logo no começo: aos 51', seis minutos após vir a campo, Bruma resolveu bate-rebate na área fazendo 3 a 1. Os Zwollenaren estavam batidos. E ficariam mais ainda com outro golaço: aos 72', Cody Gakpo driblou três, entrou na área e completou no contrapé de Zetterer para o quarto gol. Vitória e volta ao 3º lugar: um pouco mais de calma aos Boeren para terminar 2019.



Willem II 0x0 Fortuna Sittard (sábado, 21 de dezembro)

Jogando em casa, na última rodada para encerrar um ótimo 2019 - com final de Copa da Holanda e vitórias sobre PSV e Ajax -, o Willem II... decepcionou. Só uma grande chance em todos os 90 minutos: aos 61', Mike Trésor Ndayishimiye arriscou o chute, mas o goleiro Alexei Koselev evitou o gol com os pés. Pelo menos para os Tricolores, o Fortuna Sittard também negou fogo em Tilburg: só foi mais ousado no segundo tempo - principalmente no final: aos 83', Vitalie Damascan quase marcou o gol, de cabeça. De todo modo, nenhum dos dois times fez por merecer o gol, e o 0 a 0 trouxe pouquíssima emoção aos presentes no Willem II Stadion. Azar maior dos donos da casa, que viram o PSV voltar à terceira posição da Eredivisie, um ponto à frente.



Ajax 6x1 ADO Den Haag (domingo, 22 de dezembro)

A não ser pela lamentação do problema cardíaco de Daley Blind, havia um clima agradável de "festa de fim de ano" na Johan Cruyff Arena. O Ajax colaborou com isso, com três titulares pela primeira vez: Ryan Gravenberch, Jurgen Ekkelenkamp e Lassina Traoré. E as chances vieram aos borbotões - só Traoré tentou duas vezes (aos 5' e aos 11'). Contudo, o primeiro gol veio de um velho conhecido, em grande estilo: aos 15', Hakim Ziyech mandou chute colocado, no canto direito do goleiro Luuk Koopmans. Uma leve ameaça do Den Haag - André Onana pegou o chute de Crysencio Summerville aos 23' -, e seguiu a celebração Ajacied. Mais intensa a partir do segundo gol, aos 24': Ziyech cruzou, e Donny van de Beek finalizou de primeira na área. A vitória virou goleada ainda na primeira etapa, com os estreantes marcando: Ekkelenkamp completou cruzamento de Ziyech aos 37', e dois minutos depois, Gravenberch driblou dois e chutou, da entrada da área, no canto direito. Diante de um visitante aturdido, o baile dos Amsterdammers seguiu no segundo tempo. Aos 49', Traoré cruzou para Tadic chutar forte e marcar o quinto. Só faltava o gol de Traoré - e este veio, com o burquinês fazendo 6 a 0 de cabeça. Vieram mais chances (Noa Lang aos 68', Razvan Marin aos 81', o estreante Sontje Hansen aos 83'). Mas o gol seguinte foi o de honra do ADO Den Haag: pênalti convertido por John Goossens nos acréscimos. Nota de rodapé na goleada do Ajax, líder isolado de novo.



Utrecht 1x2 Feyenoord (domingo, 22 de dezembro)

O jogo direto ficou ainda mais importante com os outros resultados: quem ganhasse, ficaria mais perto de Willem II e PSV. O Utrecht começou mais em cima, com chances de Issah Abass (aos 3') e Gyrano Kerk (aos 13'). Mas o Feyenoord se valeu de um golaço para abrir o placar: aos 15', Orkun Kökcü arriscou chute, a 15m de distância, encobriu o goleiro Maarten Paes e acertou o ângulo. A reação dos Utregs foi rápida: já no minuto seguinte, Abass tocou, na saída do goleiro Kenneth Vermeer, e a zaga afastou. No escanteio subsequente, aos 17', veio o 1 a 1: Justin Hoogma subiu sozinho na área, para cabecear e empatar. E o primeiro tempo seguiu agradável e equilibrado. Chance de um lado (Luis Sinisterra tabelou com Nicolai Jorgensen e bateu de primeira, mas Paes espalmou, aos 33') e de outro (Adam Maher fez Vermeer trabalhar aos 37', e Kerk bateu perto da trave aos 44'). Um gol só viria se alguém fizesse a diferença. E Jens Toornstra fez, no começo da etapa final: aos 50', Toornstra pôs o Feyenoord na frente com outro golaço - um chute de bate-pronto, no ângulo esquerdo. Só restou ao Utrecht tentar: Sean Klaiber mandou a bola na trave aos 61', e Vermeer quase falhou aos 64' (deixou o chute de Simon Gustafson escapar, mas conseguiu se recompor para tirar a bola antes que ela entrasse). Porém, o Feyenoord também ameaçou: Sinisterra mandou na trave, aos 70'. E a expulsão de Hoogma tirou a força do Utrecht. Sorte do Stadionclub, reagindo na Eredivisie.



Groningen 2x0 Emmen (domingo, 22 de dezembro)

De chute em chute, as equipes tentaram abrir o placar, mas sem trazer muito perigo, falhando na hora de finalizar. Os únicos momentos de mais emoção no primeiro tempo vieram aos 10' (Ajdin Hrustic cobrou falta, e mandou a bola no travessão) e aos 42' (jogada de laterais: Deyovaisio Zeefuik ajeitou, Django Warmerdam bateu rente à trave). Coube a um protagonista resolver as coisas para os donos da casa: Kaj Sierhuis. Logo no começo da etapa complementar, aos 47', Sierhuis fez 1 a 0, aproveitando cruzamento desviado de Joel Asoro para se antecipar à defesa do Emmen e marcar. E aos 72', de cabeça, o atacante completou outra bola cruzada: 2 a 0, para deixar os Groningers próximos do meio da tabela no Campeonato Holandês.



Vitesse 3x0 VVV-Venlo (domingo, 22 de dezembro)

A partida em Arnhem começara sem grandes emoções, e já tinham se passado mais de vinte minutos. Aí, Riechedly Bazoer protagonizou os dois momentos que a animaram de vez - pelo menos, para o Vites. O meio-campista abriu o placar aos 27', num chute forte, de fora da área. E partiu de Bazoer a jogada do segundo gol, aos 30': ele devolveu a bola a Danilho Doekhi, o zagueiro cruzou, e Bryan Linssen completou de cabeça. No segundo tempo, o VVV partiu para tentar a reação. E até estava conseguindo: aos 66', Jerome Sinclair recebeu livre, em condições de chute, mas o goleiro Remko Pasveer salvou o time da casa. E para eliminar qualquer chance que os visitantes de Venlo tivessem, novamente Bazoer apareceu: aos 71', ele cruzou, e Linssen marcou mais um - o VAR chegou a ameaçar anular, pelo autor do gol ter supostamente se escorado num zagueiro para marcar, mas o gol foi validado, e o Vitesse conseguiu uma segunda vitória seguida para encerrar 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário