segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 15ª rodada da Eredivisie

Heerenveen 3x2 Vitesse (sexta-feira, 29 de novembro)

Quando Tim Matavz abriu o placar, logo aos nove minutos de jogo, completando passe em profundidade de Navarone Foor, parecia que o Vitesse teria o alívio no Campeonato Holandês, após cinco derrotas seguidas. Matavz voltou a ter chances aos 15', enquanto Riechedly Bazoer tentou num chute, aos 18'. E pareceu que a vitória estava encaminhada para o Vites aos 21': o tiro de meta do goleiro Remko Pasveer virou um "lançamento" para Bryan Linssen, que chegou à área e fez 2 a 0. Mas o que era sonho começou a virar o pior dos pesadelos - e a melhor das reações para o Heerenveen - ainda no primeiro tempo: aos 42', Danilho Doekhi agarrou Jordy Bruijn na área, o pênalti foi dado, e Hicham Faik diminuiu para 2 a 1. Na etapa final, aos 63', Julian Lelieveld escorregou, abrindo caminho para o drible e o chute de Mitchell van Bergen: 2 a 2. O clima já virara: era todo do Heerenveen, só faltando a virada no placar. Que veio aos 69', quando Jens Odgaard fez 3 a 2, num giro de corpo. E a sexta derrota seguida foi demais para o Vitesse aguentar: azar do técnico Leonid Slutsky, que se demitiu logo após o jogo.



Willem II 4x0 Sparta Rotterdam (sábado, 30 de novembro)

O Willem II precisava dar uma satisfação, após a vitória desperdiçada contra o ADO Den Haag no fim do jogo, na rodada passada. Começou a fazer isso aproveitando a desatenção do Sparta, que durou toda a partida: logo aos 5', um passe errado foi interceptado por Mike Trésor Ndayishimiye, que deixou Ché Nunnely livre para conferir: 1 a 0. Nunnely quase fez o segundo aos 8', mas o goleiro Ariel Harush salvou. Mas o 2 a 0 saiu ainda mais bonito, aos 24', numa bela jogada individual de Ndayishimiye, driblando alguns jogadores antes da finalização. E aos 36', o zagueiro Freek Heerkens bateu forte para o 3 a 0 que praticamente sacramentava a vitória, antes mesmo da etapa inicial acabar. Mas ainda houve oportunidade para mais um gol, na etapa complementar, aos 59', com Mats Köhlert, consolidando a goleada que firma o time tricolor de Tilburg na parte de cima da tabela.



Fortuna Sittard 1x0 Groningen (sábado, 30 de novembro)

"Matig". Dependendo da tradução, significa "fraco" em holandês. Pois "matig" foi um adjetivo comum usado para se descrever o primeiro tempo em Sittard. Apenas duas chances em todos os 45 minutos iniciais, ambas do Fortuna Sittard, mas tanto Branislav Ninaj (aos 22') quanto Vitalie Damascan (aos 38') foram frustrados pelo goleiro Sergio Padt, que rebateu as duas finalizações à queima-roupa. No segundo tempo, o Groningen ainda tentou aos 50', num voleio de Mohamed El Hankouri. Porém, só no final viria a emoção que a torcida queria em Sittard: aos 78', Mark Diemers arriscou um chute, Padt rebateu, mas daquela vez alguém colocou a bola na rede: Rasmus Karjalainen fez o gol da quarta vitória em casa seguida para o Fortuna, enquanto o Groningen teve fim colocado à invencibilidade de seis jogos no campeonato.



Heracles Almelo 4x0 ADO Den Haag (sábado, 30 de novembro)

Sofrendo com a perspectiva do rebaixamento, penúltimo colocado que é, o ADO Den Haag começou tentando primeiro, com uma cobrança de falta de John Goossens, aos 15'. Mas aí, surgiu o nome que carrega o desempenho ofensivo do Heracles na temporada: Cyriel Dessers. Aos 22', o atacante belga fez 1 a 0 em bonita jogada individual: após driblar o zagueiro Tom Beugelsdijk, chutou forte (no gol, homenageou o lateral Navajo Bakboord, fora da temporada após grave lesão). E aos 40', o brasileiro Mauro Júnior encaminhou a vitória, completando para as redes após cruzamento de Tim Breukers. Tranquilo no jogo, os Heraclieden viram a apoteose de Dessers aos 57': o belga recebeu passe de Mohamed Osman e fez 3 a 0 - seu 11º gol na temporada do campeonato, superando Quincy Promes e Donyell Malen para se isolar como goleador da Eredivisie. E aos 65', mais um contra-ataque, e a vitória virou goleada: Alexander Merkel fez 4 a 0. 



Twente 2x5 Ajax (domingo, 1º de dezembro)

O Ajax até começou tentando atacar: aos 9', Lisandro Martínez tentou um chute. Mas a desatenção defensiva Ajacied deixava espaço aberto, e o Twente aproveitou. Aos 15', Hakim Ziyech errou, a bola ficou com Aitor Cantalapiedra, este passou a Keito Nakamura, e o japonês fez 1 a 0 com um golaço: chute preciso, no ângulo esquerdo de André Onana. Mais quatro minutos, outro erro do Ajax (Noussair Mazraoui), e Aitor ficou livre para fazer 2 a 0. Parecia o cenário para montar a primeira derrota do líder na Eredivisie - ainda mais após a lesão de Quincy Promes, aos 25', que o tirou de campo. Mas aí, com mais posse de bola, enfim os visitantes acertaram a meta. Começou a ser o dia de Noa Lang. Escalado pela primeira vez como titular, o atacante diminuiu aos 32', completando cruzamento de Ziyech. Depois, vieram mais chances, como a de Klaas-Jan Huntelaar, aos 44'. No segundo tempo, já aos 51', o estrelado Noa Lang estava de novo no lugar certo: Donny van de Beek cruzou, Huntelaar desviou, e Lang empatou. O volume ofensivo só aumentava, e a virada veio com o chute forte de Huntelaar, no ângulo, aos 61'. E de quebra, a sorte ajudou Noa Lang: aos 70', Drommel tentou socar a bola para fora da área, ela bateu no zagueiro Xandro Schenk, e ficou limpa para o jovem atacante marcar o terceiro gol, em sua primeira partida como titular. O Twente ainda trouxe algum perigo em faltas, nos acréscimos, mas o Ajax conseguiu escapar bem. Foi só um susto...



Utrecht 0x1 RKC Waalwijk (domingo, 1º de dezembro)

Quando o primeiro tempo terminou no estádio Galgenwaard, a torcida do Utrecht vaiou os jogadores. Nem era para menos: diante do lanterna do campeonato, a atuação dos Utregs na etapa inicial fora bem apagada. Como lance de destaque do time da casa, apenas uma sequência de dribles de Adam Maher, aos 17', completada com um chute para fora. Retraído, o RKC apenas tentou nos minutos finais, com Sylla Sow forçando uma defesa do goleiro Maarten Paes. Os times voltaram dos vestiários, o jogo recomeçou... e nada do Utrecht fazer valer sua suposta superioridade - apenas chutes de Leon Guwara e Gyrano Kerk, nos minutos iniciais, foram tentados. Pois os visitantes de Waalwijk puniram a jornada discreta dos anfitriões, da melhor maneira possível para eles: aos 72', Clint Leemans cobrou falta, e o zagueiro Melle Meulensteen cabeceou para fazer o gol da segunda vitória dos Católicos na temporada. Ainda estão em último lugar, mas só três pontos atrás do ADO Den Haag. Já há esperança para o RKC...



AZ 1x0 VVV-Venlo (domingo, 1º de dezembro)

Embalado pela classificação empolgante para a segunda fase da Liga Europa, o AZ só tinha a lamentar a lesão séria no joelho que tirou o zagueiro Pantelis Hatzidiakos da temporada. Hatzidiakos foi homenageado antes do jogo, com os colegas vestindo camisetas que diziam "Sterkte, Panta" (em holandês, "Força, Panta", apelido do grego). Com bola rolando, o que se viu contra o VVV foi o habitual: um AZ forte na defesa, criando chances no ataque. Calvin Stengs tentou primeiro, aos 10', mas o goleiro Thorsten Kirschbaum pegou. Depois, aos 31', Jordy Clasie teve um chute bloqueado. E aos 39', veio o gol: Yukinari Sugawara sequer jogaria, mas entrou no lugar do adoentado Fredrik Midtsjo - e coube ao japonês mandar a bola para as redes, com um bonito chute, homenageando de novo Hatzidiakos na comemoração. No segundo tempo, mais chances do time de Alkmaar, com Oussama Idrissi (aos 50', em chute espalmado por Kirschbaum) e Myron Boadu (bola rebatida pelo goleiro do time de Venlo, aos 56'). Mesmo com tantas oportunidades, o AZ ficou só no 1 a 0. Valeu por mais três pontos que mantém o distante sonho do título. E pela 11ª partida sem sofrer gols na Eredivisie.



Feyenoord 1x0 Zwolle (domingo, 1º de dezembro)

O Feyenoord começou se impondo. Tanto que aos 9', veio até um gol anulado de Luis Sinisterra. As chances contra os Zwollenaren continuavam: aos 12', Sinisterra recebeu passe de Orkun Kökcü, e tocou, mas o goleiro Michael Zetterer defendeu. Mais um minuto, e após Kökcü cruzar, Jorgensen perdeu um daqueles gols inacreditáveis, livre na pequena área, mandando por cima. Pelo menos, as chances seguiam - como aos 18', num cruzamento de Steven Berghuis, quase desviado por Eric Botteghin na pequena área. E afinal veio o 1 a 0 do Stadionclub, aos 23': Tyrell Malacia cruzou, e Berghuis completou de primeira para o gol. De quebra, aos 36', quase Kökcü ampliou, em chute que Zetterer espalmou. O Feyenoord dominava. Bem diferente do que se veria no segundo tempo. O Zwolle já chegou perto do empate aos 47', em chute de Daan Huiberts. Começava a atuação brilhante de Nick Marsman: jogando só por lesão dos outros dois, o terceiro goleiro do Feyenoord fez pelo menos três defesas excelentes - aos 60' (chute cruzado de Denis Johnsen), aos 64' (batida de Lennart Thy, após erro de Leroy Fer) e aos 68' (tirando com o rosto um chute de Thy, depois de Eric Botteghin escorregar). A última chance do Zwolle foi aos 85', com Vito van Crooij. Claro, Marsman pegou. O Feyenoord até podia ter feito o segundo aos 87', mas Johnsen tirou em cima da linha um chute de Sinisterra. E ficou mesmo o 1 a 0 no placar. Principalmente, por obra de Nick Marsman.



Emmen 1x1 PSV (domingo, 1º de dezembro)

No começo, o Emmen até assustou: aos 5', Marko Kolar completou cruzamento de Michael de Leeuw, chutando para boa defesa de Lars Unnerstall. Mas logo o PSV se impôs. Com mais posse de bola e mais chances, o gol veio rapidamente: aos 15', Daniel Schwaab completou para as redes, após escanteio. A resposta do Emmen quase foi imediata - e seria belíssima: aos 19', Glenn Bijl chegou a empatar, num chute de pouco depois do meio-campo que encobriu Unnerstall. Mas o juiz Dennis Higler anulou o gol, após o VAR advertir: Bijl cometera falta em Bergwijn. E no resto do primeiro tempo, os visitantes de Eindhoven chegaram mais perto do gol, como aos 40', num chute de Ritsu Doan na entrada da área, bloqueado pelo zagueiro Michael Heylen, ou aos 43', quando a triangulação Bergwijn-Donyell Malen-Mohamed Ihattaren foi completada pelo último, que chutou errado. Porém, no segundo tempo, a fragilidade defensiva dos Boeren se fez notar: aos 52', num longo lançamento, a bola encobriu Michal Sadílek, e Bijl ficou livre na direita da área para cruzar, deixando Kolar livre para fazer 1 a 1. Foi a senha para o Emmen crescer - aos 56', num voleio, quase De Leeuw virou o jogo. E a partida seguiu alternada. O PSV podia ter virado aos 79', com Cody Gakpo, e aos 85', com Kostas Mitroglou. O Emmen teve a chance da virada aos 90', num chute cruzado de Nikolai Laursen. De qualquer modo, os mandantes tiveram mais a comemorar do que o PSV, que tropeçou de novo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário