segunda-feira, 21 de junho de 2021

A Euro começará agora

A Holanda entrou com as tarefas cumpridas contra a Macedônia do Norte. Pôde experimentar, e as experiências deram certo. Vale para provar possibilidades, porque agora o nível de exigência aumentará (Getty Images)

A seleção masculina da Holanda já estava tranquila, na última partida desta Euro 2020 (+1). Entrou em campo contra a Macedônia do Norte com as tarefas principais cumpridas: já estava classificada, já estava garantida com a primeira posição do grupo C. Talvez por isso, o jogo tenha sido pródigo em experiências no time. Elas deram certo, e a Laranja teve outra atuação segura e elogiável, com a vitória por 3 a 0. Mas as palavras dos jogadores e o cenário que se avizinha para as oitavas de final indicou: os 100 por cento de aproveitamento significam pouquíssimo. Só a partir de agora o time dos Países Baixos terá testes reais para a capacidade que ensaia provar nesta Euro.

De certa forma, isso foi muito visto nos primeiros 20 minutos do jogo em Amsterdã. Sim, a Holanda tentou impor velocidade no jogo. Contando com dois novos titulares (Ryan Gravenberch e Donyell Malen), buscou-se a pressão - a começar de um chute de Gravenberch, já aos 2'. Porém, com os avanços do meio-campo, abriam-se os espaços na defesa. Grande estrela do dia, saudado até pelo capitão Georginio Wijnaldum após anunciar o fim de sua carreira na seleção norte-macedônia, 122 jogos depois, Goran Pandev tinha rapidez nos passes, para nomes como Igor Trickovski e Aleksandar Trajkovski tentarem algo. Foi assim que Trickovski chegou a balançar as redes, aos 9', em jogada só anulada por impedimento. Foi assim que Trajkovski arrematou de fora da área, na trave, aos 22'.

Para a Holanda, embora houvesse a rapidez, e até a chegada ao ataque, faltava o chute a gol - algo exemplificado no cruzamento de Memphis Depay, aos 12', sem ninguém para concluir. Deixou de faltar só aos 24'. Aí, sim, a velocidade abriu espaço para o chute a gol: Depay novamente iniciou um rápido contra-ataque. Malen teve espaço para avançar e acelerar a jogada, pela direita. E seu cruzamento, completado sutilmente por Depay, enfim rendeu o 1 a 0 à Laranja. Era o começo de um momento de maior domínio neerlandês em campo, quase coroado aos 30', quando Malen cruzou e Denzel Dumfries quase terminou outra de suas chegadas velozes em gol, só impedido pela boa defesa do goleiro Stole Dimitrievski. A essa altura, a Macedônia do Norte já não tinha muito espaço, embora tivesse até mais posse de bola. Só Trickovski tentava chutes esparsos. 

Malen recebeu a chance. E se provou como ótima opção para ajudar Memphis Depay (Getty Images)

No começo do segundo tempo, com mudanças na Holanda (Jurriën Timber vinha para a zaga, e Steven Berghuis seria o ala direito no lugar de Dumfries), bem que os norte-macedônios tentaram acelerar mais as coisas no ataque. Só que dois momentos já impuseram o domínio definitivo da dona da casa na Johan Cruyff Arena. Aos 50', Memphis Depay cobrou escanteio, Matthijs de Ligt cabeceou, e o gol só foi evitado por Trickovski, em cima da linha. Segundos se passaram, e uma rápida troca de passes deu o 2 a 0 à Holanda: de Berghuis para Depay, de Depay para Wijnaldum fazer o seu segundo gol na Euro.

Estava iniciado o melhor momento da Holanda no jogo. A não ser por falta de Enis Bardhi aos 56' (Maarten Stekelenburg espalmou), a troca de passes envolveu totalmente a Macedônia. Fosse nas bolas longas de Frenkie de Jong - excelente atuação -, fosse nos toques curtos, as chances de gols se avolumavam. A primeira delas foi aproveitada, aos 58': numa ajeitada excelente de Malen, Depay perdeu seu chute, mas Wijnaldum fez 3 a 0 no rebote (segundo gol do capitão, goleador da Euro atualmente). Depois, Wijnaldum quase fez o terceiro, aos 62'. Mal Wout Weghorst entrou aos 67', mandou a bola no travessão. Até Timber (76') e De Ligt (88') tiveram suas chances de gol. A Macedônia do Norte já parecia mais disposta nas homenagens a Pandev, substituído sob aplausos generalizados, com direito a guarda de honra dos colegas de time. Só ameaçou num gol de Darko Churlinov, aos 71' - outro gol anulado por impedimento.

Entre aprovações maiores (como a de Malen, saudado pela excelente atuação) e desconfianças que seguem (como a lentidão para se defender dos contragolpes), a Holanda parece saber: fez uma boa primeira fase. Mas isso de nada adianta, diante de um cenário que torna bem possível um encontro com Portugal ou Espanha já nas oitavas de final, do próximo domingo. Agora, sim, a Euro vai começar para a Laranja. Agora, sim, ela terá que se provar.

Euro 2020 - fase de grupos - Grupo C
Holanda 3x0 Macedônia do Norte

Local: Johan Cruyff Arena (Amsterdã)
Data: 21 de junho de 2021
Árbitro: István Kovacs (Romênia)
Gols: Memphis Depay, aos 24', e Georginio Wijnaldum, aos 50' e 58'

Holanda
Maarten Stekelenburg; Denzel Dumfries (Steven Berghuis), Matthijs de Ligt, Stefan de Vrij (Jurriën Timber), Daley Blind e Patrick van Aanholt; Ryan Gravenberch, Georginio Wijnaldum e Frenkie de Jong (Cody Gakpo); Memphis Depay (Quincy Promes) e Donyell Malen (Wout Weghorst). Técnico: Frank de Boer

Macedônia do Norte
Stole Dimitrievski; Stefan Ristovski, Darko Velkovski, Visar Musliu e Ezgjan Alioski;  Arijan Ademi (Boban Nikolov) e Enis Bardhi (Vlatko Stojanovski); Ivan Trickovski (Darko Churlinov), Elif Elmas e Aleksandar Trajkovski (Ferhan Hasani); Goran Pandev (Tihomir Kostadinov). Técnico: Igor Angelovski

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário