quarta-feira, 2 de junho de 2021

Muros fortes e muros frágeis

Nem mesmo a tentativa de proteger mais a defesa com cinco jogadores deu certo: o empate contra a Escócia deixou claro que a Holanda precisa melhorar até a Euro - e rápido (Pim Ras Fotografie)

A seleção masculina da Holanda tinha um desafio de dificuldade razoável no amistoso contra a Escócia, nesta quarta-feira. Afinal, os escoceses mostram firmeza defensiva capaz de frear a maior capacidade ofensiva da Laranja. E pelo que se viu na cidade portuguesa de Faro, no empate em 2 a 2, a equipe britânica também foi capaz de deixar claro: mesmo supostamente mais protegida num esquema com cinco jogadores na defesa, a equipe neerlandesa ainda está frágil na defesa. Só Memphis Depay evitou a derrota, contra uma seleção sem sete jogadores, afastados por precaução após John Fleck testar positivo para o coronavírus.

Foi até curioso. Afinal de contas, a primeira chance de gol do amistoso foi holandesa - um chute de Denzel Dumfries na rede pelo lado de fora, aos 7'. Todavia, bastou a primeira desatenção para a primeira punição à Holanda: aos 11', tentando sair para o jogo, Marten de Roon passou a bola a Memphis Depay, este demorou... e deixou Jack Hendry livre com a bola, para chutar de fora e fazer 1 a 0 (terceiro gol de fora da área sofrido por Tim Krul nos últimos quatro jogos). Aí, os minutos seguintes deixaram claro como os treinos precisam ser intensivos para fazer os jogadores se acostumarem ao 5-3-2. Com Dumfries e Owen Wijndal deixando espaços nas respectivas laterais, a Escócia chegou mais perto da área logo após abrir o placar. Lyndon Dykes (boa atuação) poderia até ter feito o segundo aos 12', mas Krul fez boa defesa.

Pelo menos, a Holanda jogou água fria na fervura ao empatar com relativa rapidez, aos 17'. Por sinal, o lance do empate trouxe alguns raros nomes que se destacaram pela Oranje em Faro. Primeiro, Jurriën Timber: em sua primeira partida pela seleção adulta na carreira, o zagueiro não só foi o melhor da linha de cinco, como fez lançamento preciso para o ataque. Se só atuou meia hora (como Frenkie de Jong), só para Frank de Boer vê-lo jogando, Georginio Wijnaldum colaborou, escorando. E Memphis Depay fez o que se espera dele: chamou a responsabilidade, chutando para o 1 a 1.

Além da boa estreia de Timber na zaga, Memphis Depay foi o único ponto positivo da Holanda no amistoso (Pim Ras Fotografie)

O que não quer dizer que as coisas melhoraram para os Países Baixos no amistoso. Na verdade, nem para a Escócia: com duas equipes se resguardando (não só no jogo, mas para a Euro), quase não se viram lances de perigo no resto do primeiro tempo: um cruzamento de Dumfries aos 22', outro de Kieran Tierney aos 36', e nada mais. Na etapa complementar, a situação seguiu a mesma. Nem mesmo a dupla Ryan Gravenberch-Davy Klaassen, entrosada dos tempos de Ajax, fazia coisa que chamasse a atenção, mesmo vindo a campo logo após a primeira meia hora de jogo. Pelo lado da Holanda, a única jogada que mereceu ser chamada de "chance" foi um cabeceio sem rumo de Dumfries, aos 53'.

Pelo lado da Escócia, se as chances também eram poucas, pelo menos o espaço nas laterais seguia. Bastou mais competência nas jogadas para o segundo gol, aos 64': um rápido lançamento, um cruzamento preciso de Andrew Robertson, e Kevin Nisbet fez 2 a 1 como seu primeiro ato no jogo (acabara de substituir Sykes). Só aí a Holanda pareceu ganhar mais movimentação. Curiosamente, foi com as entradas de Steven Berghuis e Patrick van Aanholt, fazendo a seleção voltar a jogar com três atacantes, que a seleção laranja pressionou mais a Escócia. Foram mais cruzamentos, mais chegadas à área - a mais perigosa, com Van Aanholt chutando, e o desvio dificultando a defesa do goleiro Craig Gordon, aos 80'.

Diante disso, foi até curioso que, com tantas jogadas pelas pontas, o empate tenha saído só numa bola parada, aos 89', quando Memphis Depay cobrou falta sofrida por Berghuis. Foi um empate salvador. Mas não adiantou para melhorar a preocupante impressão que a Holanda deixou, em seu penúltimo amistoso antes da Euro. Se o muro da Escócia se revelou forte na defesa, o muro neerlandês imaginado com os cinco zagueiros ainda tem certas fragilidades. E só faltam nove dias para a Euro...

Amistoso

Holanda 2x2 Escócia
Data: 2 de junho de 2021
Local: Estádio Municipal do Algarve (Faro-Loulé)
Árbitro: Vitor Ferreira (Portugal)
Gols: 
Memphis Depay, aos 17' e 89'; Jack Hendry, aos 11', e Kevin Nisbet, aos 63'

Holanda
Tim Krul; Denzel Dumfries, Jurriën Timber (Steven Berghuis), Stefan de Vrij (Luuk de Jong), Matthijs de Ligt e Owen Wijndal (Patrick van Aanholt); Marten de Roon, Georginio Wijnaldum (Ryan Gravenberch) e Frenkie de Jong (Davy Klaassen); Memphis Depay e Wout Weghorst. Técnico: Frank de Boer

Escócia
Craig Gordon; Kieran Tierney (Scott McKenna), Jack Hendry, Liam Cooper (Declan Gallagher) e Andy Robertson (Greg Taylor); Stuart Armstrong,  Callum McGregor e David Turnbull (Billy Gilmour); James Forrest (Ryan Fraser), Lyndon Dykes (Kevin Nisbet) e Ryan Christie. Técnico: Steve Clarke



Um comentário: