domingo, 6 de junho de 2021

Uma melhora (muito) pequena

A Holanda preocupou de novo contra a Geórgia. Mas por méritos de nomes como Memphis Depay, conseguiu uma vitória que alivia um pouco as coisas antes da estreia na Euro (Pro Shots)


A desconfiança continua gigante. Há quem diga que a seleção masculina da Holanda voltou aos tempos de pessimismo generalizado, como há alguns anos. Além do mais, alguns problemas seguiram sendo vistos contra a Geórgia, em Enschede, no último amistoso de preparação antes da Euro 2020. Porém, é justo dizer que houve pontos de melhora, aqui e ali. E eles foram responsáveis pela vitória por 3 a 0 que pode não convencer ninguém, mas pelo menos tranquiliza as coisas na Laranja nesta última semana de treinos antes da Euro, já de volta aos Países Baixos, no centro de treinamentos da federação.

De certa forma, os primeiros dez minutos exemplificaram bem os problemas do time de Frank de Boer - e as soluções que surgiram para minorar o impacto deles. A defesa já começou frágil: aos 2', Saba Lobzhanidze teve espaço na direita, driblando Daley Blind e chegando à área. Pelo menos, Maarten Stekelenburg (titular no gol durante o amistoso) defendeu o chute. E na frente, se Owen Wijndal seguiu tímido no ataque, Denzel Dumfries já apareceu bem mais como opção de jogadas. Foi assim, por exemplo, que o lateral direito chegou à área e sofreu do georgiano Lasha Dvali o pênalti que Memphis Depay converteu para o 1 a 0.

Por falar em Memphis, o camisa 10 está cumprindo muito bem até aqui o que se espera dele nesta seleção: ser a principal referência do ataque. Novamente Depay deu bons passes, apareceu para finalizar jogadas (só não fez gol aos 15' porque o goleiro Giorgi Loria fez excelente defesa), atraiu mais para o jogo nomes como Wout Weghorst - chutou para Loria espalmar aos 37' - e Frenkie de Jong - Loria também impediu seu gol, aos 43'. Trocando em miúdos: Memphis chamou a responsabilidade. O que não quer dizer que a Holanda deu segurança. Na defesa, Daley Blind (voltando após lesão) e Wijndal deixaram a esquerda frágil, à mercê das tentativas de Lobzhanidze. E até na direita houve espaço para alguns ataques georgianos. Por exemplo, a tentativa de Valerian Gvilia, para fora, aos 31'.

Weghorst comemorou muito o seu gol. Teve mais razões para comemorar: pelo menos por enquanto, garantiu a titularidade na seleção (Pro Shots/Stanley Gontha)

No começo do segundo tempo, com a Geórgia rondando mais o ataque, temeu-se até outro empate. Aí entrou Weghorst. Aqui e ali, o atacante deixava claro o quanto queria uma chance na seleção masculina holandesa. Ela veio. E ele, enfim, aproveitou: participando mais das jogadas, mostrando mais dinamismo com a bola no chão, Weghorst tinha a chance de gol ("Eu tinha a sensação de que seria um dia especial", celebrou após o jogo). E ele aproveitou uma delas, fazendo 2 a 0 aos 55' e comemorando demais a bola que colocara nas redes. Saindo ovacionado pela torcida, já é possível dizer: Weghorst foi o outro destaque da Laranja além de Memphis, tranquilizou a partida, começará a Euro como titular.

Só após o segundo gol é que a Holanda apagou suas fragilidades diante da Geórgia. Teve mais chances para gol: Dumfries novamente quase marcou aos 58' (chute na rede pelo lado de fora, após desvio), Stefan de Vrij cabeceou por cima após o escanteio da sequência, Loria impediu mais um gol de Depay aos 66'. Até Marten de Roon, justamente criticado por suas falhas no primeiro tempo - foi quem mais perdeu bolas -, quase marcou gol num bonito voleio, aos 75'. Ficara claro que as alterações haviam acelerado mais a Laranja. E um dos nomes que vieram do banco foi premiado por esse alerta maior: Ryan Gravenberch, autor do gol que fechou a vitória, aproveitando rebote de chute de Memphis Depay (quem mais?).

Os defeitos seguem, a melhora da Holanda foi muito pequena, a vitória não enganou ninguém. O capitão Wijnaldum reconheceu, após o jogo: "A torcida e a imprensa podem continuar críticos, não podemos fugir disso". Só um triunfo contra a Ucrânia, na estreia pela Euro, daqui a uma semana, vai trazer uma tranquilidade mais duradoura. No entanto, obviamente, é bem melhor ir para o objetivo principal com uma vitória. 

Amistoso 

Holanda 3x0 Geórgia

Local: De Grolsch Veste (Enschede)
Data: 6 de junho de 2021
Árbitro: Erik Lambrechts (Bélgica)
Gols: Memphis Depay, aos 10', Wout Weghorst, aos 55', e Ryan Gravenberch, aos 76'

Holanda
Maarten Stekelenburg; Denzel Dumfries, Jurriën Timber (Steven Berghuis), Stefan de Vrij, Daley Blind (Nathan Aké) e Owen Wijndal (Patrick van Aanholt); Marten de Roon, Georginio Wijnaldum (Davy Klaassen) e Frenkie de Jong (Ryan Gravenberch); Memphis Depay e Wout Weghorst (Donyell Malen). Técnico: Frank de Boer

Geórgia
Giorgi Loria; Otar Kakabadze, Lasha Dvali, Guram Kashia e Guram Giorbelidze; Valerian Gvilia (Nika Kvekveskiri) e Davit Khocholava (Jaba Jighauri); Saba Lobzhanidze (Zuriko Davitashvili), Otar Kiteishvili (Sergo Kukhianidze) e Giorgi Aburjania (Murtaz Daurshvili); Budu Zivzivadze (Georges Mikautadze). Técnico: Willy Sagnol

Nenhum comentário:

Postar um comentário