quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Guia da Eredivisie 2019/20: PSV

Dos três grandes, o PSV é o que começou a sofrer primeiro com a pressão. Garotos como Lammers (à esquerda) e Malen já têm de mostrar serviço - que será maior se os destaques continuarem saindo (BSR Agency)
Philips Sport Vereniging


Cidade: Eindhoven
Estádio: Philips Stadion (capacidade para 36.500 torcedores)
Apelidos: Boeren (em holandês, "fazendeiros" - referência ao grande número de fazendas e áreas verdes na região onde fica Eindhoven); Eindhovenaren (nativos de Eindhoven) 
Títulos: 23 Campeonatos Holandeses (merecem destaque 1 Copa dos Campeões, 1 Copa da UEFA e 9 Copas da Holanda)
Patrocínio: Brainport Eindhoven (conglomerado formado por cinco empresas de Eindhoven)
Técnico: Mark van Bommel
Destaque: Hirving Lozano (atacante)
Fique de olho: Sam Lammers (meio-campista/atacante) e Donyell Malen (atacante)
Brasileiros no elenco: nenhum
Temporada passada: 2º colocado
Copas europeias: Liga dos Campeões (eliminado pelo Basel-SUI, na segunda fase preliminar) e Liga Europa (enfrenta o Haugesund-NOR, na terceira fase preliminar)
Objetivo: Título
Amistosos de pré-temporada:
3 de julho - Sion-SUI 0x0 PSV
7 de julho - Nice-FRA 3x2 PSV
12 de julho - Aris-GRE 0x3 PSV
17 de julho - PSV 0x2 Wolfsburg-ALE
Principais chegadas: [Lars Unnerstall (G, VVV-Venlo)], Robbin Ruiter (G, Sunderland-ING), Olivier Boscagli (D, Nice-FRA), Timo Baumgartl (D, Stuttgart-ALE), Toni "Lato" Latorre (D, Valencia-ESP), Ibrahim Afellay (M, sem clube), Ritsu Doan (M, Groningen), [Sam Lammers (A, Heerenveen)], Kostas Mitroglou (A, Galatasaray-TUR) e Bruma (A, RB Leipzig-ALE)
Principais saídas: Eloy Room (G, Columbus Crew-EUA), Hidde Jurjus (G, De Graafschap), Derrick Luckassen (D, Anderlecht-BEL), Angeliño (D, Manchester City-ING), Armando Obispo (D/M, Vitesse), Nikolai Laursen (M, Emmen), Bart Ramselaar (M, Utrecht), Mauro Júnior (A, Heracles Almelo), Justin Lonwijk (A, Utrecht), Maxi Romero (A, Vélez Sarsfield-ARG), Joël Piroe (A, Sparta Rotterdam) e Luuk de Jong (A, Sevilla-ESP)
Valor de mercado: 219,6 milhões de euros (via Transfer Markt)
Orçamento: 78,5 milhões de euros (via Voetbal International)


Legenda
Jogador (posição, clube)
Transferência definitiva
[Transferência definitiva após empréstimo]
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

Dos três grandes clubes holandeses, a situação do PSV é a mais limítrofe. Como o Ajax, o time de Eindhoven já começa a temporada com a faca no pescoço. Ainda mais por já ter sucumbido na segunda fase preliminar da Liga dos Campeões, contra o Basel-SUI, tendo de ir para a Liga Europa). E como o Feyenoord, os Boeren dão a forte (e má) impressão de que não terão capacidade técnica para se reformularem no Campeonato Holandês. Que dirá sonhar com título. É a maior desconfiança com que o técnico Mark van Bommel terá de lider ao longo da temporada. Desconfiança que fica maior quando se compara o impacto das chegadas com o das saídas - confirmadas ou esperadas - no grupo de jogadores.

Para começo de conversa, será difícil superar facilmente a saída de Luuk de Jong - esforçado, capitão, garantia de gols nos cinco anos que passou nos Eindhovenaren. Esperava-se que Angeliño ficasse pouco em De Herdgang (centro de treinamentos do PSV), mas o Manchester City foi ainda além de tais expectativas, ao usar rápido da cláusula de recompra para buscar o lateral esquerdo espanhol, que também fará falta no time. Mesmo a saída do alemão Daniel Schwaab, discreto na zaga, foi mais sentida do que se supunha, como demonstrou o desempenho defensivo preocupante contra o Basel na Liga dos Campeões. E fica a dúvida aflitiva sobre os destaques ainda em Eindhoven: seguirão no clube Hirving Lozano, Steven Bergwijn e Gastón Pereiro (este só não foi para o Spartak Moscou porque seu agente achou baixa a oferta do clube russo)? Mesmo nomes menos destacados, como Jorrit Hendrix, podem ser novas defecções na base da escalação de Van Bommel.

Se a espinha dorsal dos Eindhovenaren está sendo desmontada pouco a pouco, resta apostar nos novatos que chegam. Um deles foi comprado: o zagueiro alemão Timo Baumgartl, promissor na seleção alemã sub-21, vice-campeã europeia. Outros foram criados na base - e aqui, há divisões. Há quem retorne de empréstimos: Derrick Luckassen pode se reabilitar no PSV após o período no Hertha Berlin, enquanto Sam Lammers chega a Eindhoven para começar a confirmar a promessa de ser o "homem-gol" que esperam que ele seja, após cumprir bem a tarefa de marcar gols pelo Heerenveen. E há os novatos que já estavam ali e terão mais vez nos titulares: Mohammed Ihattaren, Zakaria Aboukhlal, Michal Sadílek, Cody Gakpo, Donyell Malen. Um bom "farol" para guiar os garotos será Ibrahim Afellay, o filho pródigo que volta ao clube em que surgiu, após nove anos, para ser o capitão. Terminando as contratações, tanto Lars Unnerstall como Robbin Ruiter são opções que fazem sombra maior sobre Jeroen Zoet no gol, enquanto Bruma pode ser ganho no ataque, com sua rapidez. Van Bommel faz o que pode - com opções até estranhas à primeira vista, como escalar Lammers e Bergwijn no meio-campo. Mas é o que resta, para tentar formar um time sólido que já mostre serviço e vença desconfianças. O mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário