terça-feira, 20 de agosto de 2019

Sinal forte de alerta

O Ajax de Veltman ainda pode chegar à fase de grupos na Liga dos Campeões. Mas o APOEL já provou que não se entregará sem luta (BSR Agency)
Claro que o Ajax já sofreu em alguns momentos deste começo de temporada. Perdeu poucos jogadores (Matthijs de Ligt, Frenkie de Jong, Lasse Schöne), mas todos eram fundamentais. Assim, a equipe de Amsterdã penou contra o Vitesse, na estreia pelo Campeonato Holandês. Já suou mais frio contra o PAOK, pela terceira fase preliminar da Liga dos Campeões. Mas é possível dizer: só mesmo o empate desta terça contra o APOEL, fora de casa, nos play-offs por um lugar da fase de grupos da Champions League, mostrou como os Ajacieden demorarão um pouco até se entrosarem de novo.

Ou então, talvez o Ajax mostre o que sempre foi: um time de ataque forte, mas que sofre quanto mais o adversário aproveita sua ofensividade. O primeiro tempo em Nicósia mostrou isso. Com Hakim Ziyech mantendo a posse de bola na frente (como sempre) e Donny van de Beek novamente importante em seus frequentes avanços, logo os Amsterdammers começaram a ter chances de gol na capital do Chipre. E assustaram o goleiro Vid Belec. Aos 8', Belec rebateu no susto um desvio leve de Dusan Tadic; e aos 12', o arqueiro esloveno deixou escapar chute forte de Ziyech, mas a bola saiu.

Porém, se os nomes de ataque e meio-campo avançavam, os defensores também. Bastou o APOEL começar a aproveitar os espaços deixados atrás para também começar a trazer perigo ao gol defendido por André Onana. A primeira chance do time cipriota nem se baseou em velocidade (chute de Nicolas Ioannou, aos 28', que desviou em Joël Veltman e saiu para escanteio). Porém, quando Suleiman Al-Tamari começou a ter mais a bola e a correr mais, o Ajax se preocupou. Assim o jordaniano quase marcou, em chute cruzado na área, que passou perto, no minuto seguinte.

Quando começou a ter mais velocidade com a bola (e a usar mais a força física), o APOEL pôs o Ajax em apuros (BSR Agency)

Notando as fragilidades do visitante, o APOEL cresceu. No miolo de zaga, Lisandro Martínez mostrava a qualidade já notável na saída de jogo, mas lhe falta impulsão nas disputas aéreas. Adiantado para o meio, Daley Blind já não podia mais ajudar. E tanto Razvan Marin quanto Joël Veltman, outra vez, se mostravam vulneráveis em campo, errando passes. Por isso, de nada adiantou o bom retorno do Ajax (Van de Beek perdeu grande chance aos 48', errando chute após bom lançamento de Veltman). Logo o APOEL se impôs.

E começou a provar tal imposição aos 58', numa jogada que começou a fazer Onana crescer como o destaque do time holandês: Lucas Souza chutou cruzado, o goleiro camaronês espalmou, e no rebote, pouco depois, Andrija Pavlovic cruzou no travessão. Onana também trabalhou muito bem aos 70', quando teve agilidade para espalmar, no contrapé, chute de Lucas Souza. A velocidade de Al-Tamari, a força de Pavlovic (e de seu substituto, o sueco Linus Hallenius), a ajuda de Lucas Souza e Dragan Mihajlovic: tudo isso dificultou as coisas para o Ajax.

Também dificultaram as coisas para o Ajax a fragilidade de Veltman - quase cometeu gol contra, aos 69' -, a excessiva força que "amarelou" boa parte do time (sete cartões amarelos), a sequência da má atuação de Mazraoui, "coroada" com o cartão vermelho, aos 80', após derrubar Uros Matic desastradamente. Porém, um pouco cansado, o APOEL fraquejou nos minutos finais. E o Ajax ficou até mais seguro no fim da partida.

Porém, não está seguro nos play-offs. Na decisão, dia 28, em Amsterdã, empate é mau negócio: 0 a 0 levaria à prorrogação, e igualdade com gols dá a vaga ao PAOK. Alguns nomes, como Marin e Veltman, têm desagradado. O próprio Tadic reconheceu, na saída de campo: "As coisas precisam melhorar muito". E não há tanto tempo para que elas melhorem. O sinal de alerta foi mais forte agora.

Liga dos Campeões - play-offs (jogo de ida)

APOEL 0x0 Ajax
Local: Estádio GSP (Nicósia)
Data: 20 de agosto de 2019
Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (Espanha)

APOEL
Vid Belec; Giorgos Merkis, Nicolas Ioannou e Joãozinho (André Vidigal); Roman Bezjak (Antonio Jakolis), Lucas Souza, Savvas Gkentzoglou, Uros Matic e Dragan Mihajlovic; Suleiman Al-Tamari; Andrija Pavlovic (Linus Hallenius). Técnico: Thomas Doll

Ajax
André Onana; Noussair Mazraoui, Joël Veltman, Lisandro Martínez e Nicolás Tagliafico; Razvan Marin (Sergiño Dest), Donny van de Beek e Daley Blind; Hakim Ziyech, Dusan Tadic e David Neres (Klaas-Jan Huntelaar). Técnico: Erik ten Hag

Um comentário:

  1. Cara, você escreve muito bem. Raro encontrar no meio do futebol alguém que escreva sem erros e excessos de qualquer espécie.
    Gosto muito do futebol holandês, desse estilo de jogar que possibilita tantos gols. Por isso a média é tão alta.
    Valeu.

    ResponderExcluir