segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 2ª rodada da Eredivisie

Sparta Rotterdam 4x1 VVV-Venlo (sexta-feira, 9 de agosto)

Em casa, o Sparta estava melhor do que o VVV-Venlo. Mas teve uma péssima surpresa dos visitantes, aos 20': na primeira bola parada que tiveram, Peter van Ooijen bateu com precisão para fazer 1 a 0. Restou aos Spartanen continuarem pressionando. O empate poderia ter vindo aos 35', quando Ragnar Ache cabeceou no travessão. Mas só no segundo tempo o time da casa teve a virada que fizera por merecer. Ela começou aos 56', quando Halil Dervisoglu (já vendido para o Brentford-ING, fica até janeiro no Sparta) fez 1 a 1. Continuou aos 61', quando Ache acertou o gol do 2 a 1, após cruzamento de Abdou Harroui. E se transformou em goleada com mais dois: o próprio Harroui (de cabeça, aos 83') e Lars Veldwijk, saído do banco (89').



Groningen 1x3 Twente (sábado, 10 de agosto)

Só o primeiro tempo em Groningen já teve fortes emoções. Primeiro, o Twente já teve um pênalti a seu favor, com Aitor Cantalapiedra derrubado por Ko Itakura na área. Mas o espanhol bateu mal, e a bola foi ao travessão. Mais alguns minutos, e aí o pênalti foi para o Groningen: Paul Verhaegh derrubou Gabriel Gudmundsson. Só que Kaj Sierhuis também errou: o goleiro Joël Drommel defendeu com os pés. E tinha mais. Aos 40', Ramon-Pascal Lundqvist foi expulso; cinco minutos depois, Mike te Wierik deixou o Groningen com nove jogadores, após o VAR apontar merecimento do cartão vermelho. O Twente aproveitou na etapa final. Aos 55', Keito Nakamura fez seu segundo gol no campeonato, de falta. Aos 70', Aitor enfim converteu um pênalti, fazendo 2 a 0 para os Tukkers. Ritsu Doan devolveu as esperanças aos Groningers, com belo gol aos 84'. Mas Haris Vuckic garantiu a vitória aos visitantes de Enschede, fazendo 3 a 1 aos 90' + 6.



Ajax 5x0 Emmen (sábado, 10 de agosto)

Quando, logo aos 38 segundos de jogo, David Neres perdeu grande chance na Johan Cruyff Arena, mandando a bola na trave após passe de Dusan Tadic, ficou claro: aquele seria quase um "treino de luxo" para o Ajax. E foi mesmo: o Emmen não mandou nenhuma bola ao gol de André Onana. Já o primeiro gol Ajacied até demorou: só aos 27', quando Donny van de Beek mandou para as redes, após Tadic ajeitar. No segundo tempo, a tranquilidade dos Amsterdammers foi total. Já aos 47', após troca de passes na área, Van de Beek serviu a bola para Hakim Ziyech, de contrato renovado, chutar cruzado para o 2 a 0. Aos 66', após arremate de Promes rebatido pelo goleiro Dennis Telgenkamp e tocado na trave, Tadic completou para o gol vazio: 3 a 0. E o final da goleada teve brilho de Klaas-Jan Huntelaar: vindo do banco, o camisa 9 do Ajax fez o 350º gol da carreira aos 80', num toque na saída do goleiro - e também o 351º, aos 88', num lance revisto e validado pelo VAR. Antes da "decisão" contra o PAOK, da Grécia, pela Liga dos Campeões, uma vitória tranquilíssima do Ajax.



Willem II 0x2 Vitesse (sábado, 10 de agosto)

Desde o começo da partida em Tilburg, o Vitesse dominou, mesmo fora de casa. Só faltava o gol, pelo menos no primeiro tempo. Na etapa complementar, não faltou mais. Aos 55', Fernando Lewis falhou ao tentar interceptar um lançamento, Bryan Linssen aproveitou e cruzou para Jay-Roy Grot colocar os visitantes de Arnhem na frente. Finalmente, aos 70', Linssen fez outro passe para gol: foi dele o cruzamento para Tim Matavz completar para as redes, garantindo o 2 a 0 sem sustos.



Fortuna Sittard 1x1 Heracles Almelo (domingo, 11 de agosto)

Após a goleada sofrida em casa na estreia, o Heracles Almelo passou por quatro mudanças para o jogo em Sittard. Levou alguma pressão no início, mas conseguiu se aprumar. Chegou até a fazer um gol, com o brasileiro Mauro Júnior - mas o juiz Kevin Blom o anulou, após o VAR julgar falta um contato entre o atacante Cyriel Dessers e um zagueiro do Fortuna. Pelo menos, aos 60', ninguém impediu o primeiro tento dos Heraclieden: "Mo" Osman lançou, e o atacante Silvester van der Water completou para o gol. Mas viriam mais razões para lamentação dos visitantes de Almelo. Também graças ao VAR: aos 90' + 4, a bola bateu na mão de Mauro Júnior dentro da área, Kevin Blom deu pênalti, e o juiz de vídeo apoiou a decisão. Mark Diemers bateu e fez 1 a 1. E o técnico do Heracles, Frank Wormuth, vociferou à FOX Sports holandesa: "A arbitragem perdeu hoje, não nós".


Heerenveen 1x1 Feyenoord (domingo, 11 de agosto)

Para empolgação de uma animada torcida, o Heerenveen começou o jogo bem mais ofensivo do que o Feyenoord. E quase teve a compensação, aos 11', quando Rodney Kongolo foi derrubado na área por Eric Botteghin, e o juiz Jochem Kamphuis marcou pênalti inquestionável. Só que Kenneth Vermeer estragou a festa: o goleiro do Stadionclub espalmou bem a cobrança de Jens Odgaard. E a partida seguiu com escassas chances aqui e ali, até o Feyenoord também ter seu pênalti, já nos acréscimos: aos 45' + 1, Sherel Floranus esticou demais o braço, e a bola bateu nele após um cabeceio de Botteghin. Aí, Steven Berghuis foi mais eficiente, e foi o 1 a 0 do time de Roterdã. Só que, se o segundo tempo foi morno, só o Heerenveen o esquentou - num chute forte de Hicham Faik rebatido por Vermeer aos 58', e num chute de Chidera Ejuke tirado por Berghuis em cima da linha, aos 64'. Coube a Ibrahim Dresevic finalmente empatar, aos 80'. E de que maneira o zagueiro sueco o fez: seu chute de longe configurou o mais bonito gol da rodada. Sem vitórias, o Feyenoord já sofre pressão.



RKC Waalwijk 0x2 AZ (domingo, 11 de agosto)

Qualquer trauma que o AZ pudesse ter com a queda de parte da cobertura do AFAS Stadion, no sábado (felizmente sem feridos) foi deixado do lado de fora do Mandemakers Stadion, em Waalwijk, pelo que se viu em campo no domingo. Os visitantes de Alkmaar dominaram o primeiro tempo, abrindo o placar afinal, aos 35', quando o trio ofensivo que já desponta apareceu: Calvin Stengs lançou, Myron Boadu cruzou, Oussama Idrissi ainda driblou o goleiro e o zagueiro do RKC antes de marcar 1 a 0. Por falar em goleiro do RKC, Etiënne Vaessen teve grande azar aos 39': ficou completamente grogue após choque com Boadu, e teve de ser substituído. E o reserva Kees Heemskerk foi quem levou o 2 a 0 do AZ, nos acréscimos, com Idrissi de novo, num chute forte. A expulsão do lateral direito Jurrien Gaari, aos 53', facilitou ainda mais o domínio dos Alkmaarders - que lideram a Eredivisie neste início, com duas vitórias, sem gols sofridos.



Utrecht 3x1 Zwolle (domingo, 11 de agosto)

Como na rodada passada, o Zwolle foi bem mais pressionado por seu adversário: em casa, o Utrecht dominava. Mas também como na rodada passada, os Zwollenaren acabaram abrindo o placar: aos 16', na única chance que tiveram em todo o primeiro tempo, os visitantes fizeram 1 a 0, em cobrança de falta precisa do volante Gustavo Hamer. Mas os Utregs anfitriões seguiram pressionando, com Gyrano Kerk criando chances e mais chances. Após o intervalo, já no começo do segundo tempo, a superioridade ganhou prova no placar, em quatro minutos. Aos 47', Kerk fez a jogada para Sander van de Streek empatar; e aos 49', o goleiro Xavier Mous derrubou Issah Abass na área, e Simon Gustafson bateu para virar o jogo. E ainda veio outro gol, aos 72': Adam Maher cobrou escanteio, e o zagueiro Willem Janssen completou após bate-rebate, para se tornar o único jogador a ter feito gols em todas as temporadas da Eredivisie desde 2007/08 - e para manter o Utrecht 100% no começo.



PSV 3x1 ADO Den Haag (domingo, 11 de agosto)

Do jeito como o PSV começou a partida, com Donyell Malen já fazendo o goleiro Robert Zwinkels trabalhar aos 45 segundos de jogo em Eindhoven, parecia que os Boeren fariam uma pressão irrespirável sobre a defesa dos visitantes de Haia. Bem, a pressão foi mais suportável do que se pensava, mas o PSV tinha mais a bola e assustava - como num chute de Hirving Lozano, novamente titular, aos 27'. Porém, o Den Haag também atacava vez por outra. E foi mais eficiente aos 33': o tcheco Tomas Necid aproveitou rebote de lançamento para fazer 1 a 0, num bonito chute de bate-pronto. A pressão aumentava sobre os de Eindhoven. Mas o alívio veio antes do intervalo: aos 44', Bruma chutou da entrada da área, a bola desviou no volante Danny Bakker e tirou Zwinkels do lance, decretando o 1 a 1. E na etapa final, logo aos 52', Malen tranquilizou de vez o PSV, virando o jogo. A partir daquele momento, o time da casa mandou duas bolas na trave, e teve chances até de golear. Mas só fez mais um gol, com Cody Gakpo (substituto do lesionado Lozano), nos acréscimos. Tudo bem quando acaba bem, com a primeira vitória no campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário