segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 1ª rodada da Eredivisie

Zwolle 1x3 Willem II (sexta-feira, 2 de agosto)

No jogo que abriu o Campeonato Holandês da temporada 2019/20, o Willem II começou melhor: mesmo fora de casa, atacava mais. Porém, como sói acontecer no futebol da Holanda, uma falha defensiva foi cometida, e foi aproveitada: o goleiro Timon Wellenreuther saiu cedo demais de seu gol, e Lennart Thy aproveitou para fazer o primeiro gol desta Eredivisie, marcando 1 a 0 para o Zwolle aos 39'. Pelo menos, dois minutos depois, os visitantes de Tilburg também se valeram de um erro defensivo dos Zwollenaren para empatarem: Dennis Johnsen recuou a bola para o goleiro Xavier Mous, mas Vangelis Pavlidis interceptou e fez 1 a 1. A partir daí, o ritmo do jogo ficou à feição para o Willem II. No começo do segundo tempo (47'), uma cobrança de falta foi desviada acidentalmente por Clint Leemans: gol contra e virada. E aos 72', a dupla de ataque promissora completou a vitória: Ché Nunnely cruzou, e Pavlidis - o nome do jogo - escorou para garantir a vitória do Willem II.




Vitesse 2x2 Ajax (sábado, 3 de agosto)

Em sua estreia, o atual campeão holandês começou com tudo: já aos três minutos, Donny van de Beek perdeu grande chance, chutando à queima-roupa para ótima defesa do goleiro Remko Pasveer. Mas na primeira vez que o Vitesse teve espaço para avançar, fez 1 a 0, aos 13': houve espaço pela direita, a bola foi cruzada, Matus Bero chutou na área, a bola desviou em Perr Schuurs e deixou o goleiro André Onana sem ação. Coube a Van de Beek solucionar: aos 30', em sobra de chute de Dusan Tadic, Hakim Ziyech cruzou e o camisa 6 completou para o empate do Ajax. Aí, o domínio Ajacied continuou, com avanço até da defesa (boas partidas de Schuurs e Lisandro Martínez). Mas no começo da etapa final, o Vites cresceu, foi mais ofensivo, e virou aos 55', numa bela jogada de Riechedly Bazoer. Restou ao Ajax continuar atacando. O empate poderia ter vindo aos 58', em uma sequência de chances - Ziyech bateu, Pasveer rebateu bem, e Razvan Marin chutou por cima. Só aos 75' veio o 2 a 2, com Tadic. As entradas de Quincy Promes e David Neres potencializaram os ataques do Ajax, mas Pasveer salvou o Vitesse.


Emmen 0x1 Groningen (sábado, 3 de agosto)

A rigor, o jogo em Emmen teve poucas emoções. A primeira chance de gol veio aos 19', dos donos da casa: Michael de Leeuw cabeceou por cima. Depois, aos 30', um cruzamento de Glenn Bijl ficou mais perigoso do que se pensava, e o goleiro Sergio Padt espalmou. Só então o Groningen se aprumou e passou a buscar mais o ataque. Principalmente na etapa complementar: aos 62', Ritsu Doan tabelou com Charlison Benschop (este entrara no intervalo, no lugar do lesionado Gabriel Gudmundsson), recebeu de volta e bateu para a defesa do goleiro Dennis Telgenkamp. Os Emmenaren responderam aos 67': Nikolai Laursen ficou cara a cara com Padt, e finalizou em cima do goleiro. Chance que faria falta. Porque, aos 87', quando já se esperava o 0 a 0, Ramon-Pascal Lundqvist lançou em profundidade, e o volante Ajdin Hrustic tocou com classe, encobrindo Telgenkamp para fazer o 1 a 0 da vitória no Groningen.



Twente 1x1 PSV (sábado, 3 de agosto)

O PSV até se assanhou aos três minutos, num chute forte de Denzel Dumfries, pego pelo goleiro Joël Drommel em dois tempos. Foi só, pelo menos no primeiro tempo em Enschede. Reestreando na primeira divisão, o Twente trouxe mais perigo, atacando pelas pontas e correndo muito. Assim veio o primeiro gol, aos 8', num belo chute cruzado e colocado do japonês Keito Nakamura. A partir daí, os Tukkers se esforçaram na defesa, sem dar espaço aos visitantes de Eindhoven. A situação só melhorou no segundo tempo, no mesmo modo: aproveitando mais as jogadas pelas pontas, com Dumfries (bom nome no jogo) ou Michal Sadílek. As entradas de Cody Gakpo e Mohammed Ihattaren potencializaram os ataques. Finalmente, aos 65', o gol de empate, num cruzamento que Dumfries cabeceou para as redes. Mas ficou nisso. E, de certa forma, enquanto o Twente se agrada, segue a pressão sobre os Boeren - em especial, sobre Hirving Lozano, que nem saiu do banco. Sairá?


VVV-Venlo 3x1 RKC Waalwijk (sábado, 3 de agosto)

O RKC Waalwijk era mais um clube que voltava a jogar pela Eredivisie. E sonhou com a vitória em pleno De Koel, em Venlo, quando abriu o placar aos 11 minutos: Anas Tahiri cobrou escanteio, e o zagueiro Hannes Delacroix cabeceou para as redes. Aí, entrou em ação o ataque do VVV-Venlo. Quase empatou no minuto seguinte, num chute de Johnatan Opoku defendido pelo goleiro Etiënne Vaessen. Mas no segundo tempo, os avantes do time de Venlo fizeram bem o serviço. Aos 51', num arremate no ângulo, Elia Soriano enfim igualou o placar. Mais dez minutos, Vaessen cometeu pênalti em Haji Wright, e Opoku cobrou para virar o jogo. Ainda houve alguma pressão dos visitantes de Waalwijk, mas um belo chute de Peter van Ooijen (este, meio-campista), no ângulo de Vaessen, aos 87', definiu o triunfo dos Venlonaren. O sonho do RKC durou pouco.


Heracles Almelo 0x4 Heerenveen (domingo, 4 de agosto)

Dois clubes muito afetados pela janela de transferências até agora - qual deles sofreria mais com a estreia em Almelo? A resposta veio rápida: já aos oito minutos, uma cobrança de falta do zagueiro Ibrahim Dresevic colocou o Heerenveen na frente - falta nem tão perigosa, mas na qual o goleiro Janis Blaswich falhou. Bastou para a torcida do Heracles já protestar, atirando ovos e até colocando um frango no gramado do estádio Polman, o que fez o jogo parar por alguns minutos. Mas quando ele voltou, o Fean seguiu marcando gols. Aos 17', Jordy Bruijn fez 2 a 0, num chute forte; e aos 28', Mitchell van Bergen desarmou o zagueiro Maximilian Rossmann para marcar o terceiro dos visitantes de Heerenveen. Pois é: no primeiro tempo, o jogo estava resolvido. No segundo tempo, apenas para constar, nos acréscimos, Chidera Ejuke (um reforço) confirmou a goleada do time da Frísia. Pelo visto, as perdas estão fazendo mais falta aos Heraclieden.



Feyenoord 2x2 Sparta Rotterdam (domingo, 4 de agosto)

Pouco antes da bola rolar, foi confirmado que Steven Berghuis, a estrela principal, renovara contrato com o Feyenoord até 2022. Isso, mais a estreia, animou o Stadionclub, que começou trazendo mais perigo no clássico de Roterdã. Orkun Kökcü quase marcou, duas vezes da entrada da área: aos 5', chutando na trave, e aos 28', mandando a bola rente à trave direita do goleiro Tim Coremans. Mas o Sparta sinalizou que a defesa do Feyenoord era frágil, aos 16', quando o zagueiro Jürgen Mattheij cabeceou à queima-roupa, para a defesa de Kenneth Vermeer. No segundo tempo, o sinal foi mais firme: aos 49', num contra-ataque, Bryan Smeets recuou e Mohamed Rayhi, mesmo com um chute lento, fez 1 a 0 para os Spartanen. Só restou ao Feyenoord atacar, com as entradas de Luciano Narsingh e Sam Larsson. Aos 60', Berghuis cabeceou na trave; e aos 66', enfim, ele empatou, escorando cruzamento de Ridgeciano Haps. Alívio? Nada disso: aos 74', mais um contra-ataque do Sparta, e mais um gol, com Lars Veldwijk. O time da casa redobrou a pressão em De Kuip. Tanto fez, que, aos 90' + 5, no lance final, Jeremiah St. Juste cruzou, e Larsson aliviou com o empate.


ADO Den Haag 2x4 Utrecht (domingo, 4 de agosto)

A eliminação precoce e até vexatória para o Zrinjski Mostar-BOS, na Liga Europa, perturbava o Utrecht antes da estreia na Eredivisie - e até teve uma vítima: o goleiro David Jensen, contestado antes, perdeu definitivamente a vaga de titular para Maarten Paes. Pelo menos no começo, de nada adiantou. O ADO Den Haag logo fez 2 a 0: aos 21', em bela cobrança de falta de Aaron Meijers, e aos 25', em cabeceio de Erik Falkenburg. Aí começou a aparecer Gyrano Kerk. Aos 36', o atacante do Utrecht chutou no travessão, a bola bateu nas costas do goleiro Robert Zwinkels, e entrou para o primeiro gol dos Utregs. E aos 45', Kerk aproveitou sobra de chute de Sander van de Streek para fazer 2 a 2. Por seu lado, o técnico John van den Brom mudava sem cerimônia: colocara Issah Abass ainda no primeiro tempo, e já no começo da etapa final pôs Nick Venema no ataque. O prêmio veio aos 52': num escanteio, o zagueiro Emil Bergström cabeceou, a bola desviou em Lex Immers e entrou para a virada. Aos 63', Venema ainda fez 4 a 2, confirmando uma vitória para reanimar o Utrecht.


AZ 4x0 Fortuna Sittard (domingo, 4 de agosto)

Um dos destaques do AZ nos útimos dois anos já é passado: o meio-campista Guus Til está em Moscou, acertando sua transferência para o Spartak Moscou. Um pouco por isso, um pouco pela forte defesa do Fortuna Sittard, o primeiro tempo em Alkmaar foi fraco, tendo como único momento notável a homenagem das duas torcidas ao ex-jogador Fernando Ricksen, atualmente com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) em fase terminal, internado num hospital. Mas na etapa complementar, em 15 minutos, os Alkmaarders tinham resolvido o jogo. Aos 53', Ron Vlaar desviou escanteio e fez 1 a 0. Mais dois minutos, Mark Diemers errou um recuo, e Myron Boadu aproveitou passando para Oussama Idrissi marcar o segundo do AZ. Finalmente, aos 59', Calvin Stengs cruzou para o próprio Boadu marcar o terceiro. Só para abrilhantar mais, aos 83', o lateral Yukinari Sugawara fez o quarto, em sua estreia na Eredivisie. A vida segue para o AZ, com ou sem Guus Til.

Nenhum comentário:

Postar um comentário