quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Falta pouco, mas falta

O Ajax passou algum sufoco. Mas na hora exata, a dupla Ziyech-Promes aparecia: vitória resolvida e classificação próxima (AFP)
O Ajax tinha tudo para vencer o seu quinto jogo na fase de grupos da Liga dos Campeões. Mas convinha ter cuidado. Primeiro, porque o miolo de zaga estava sacrificado, com as suspensões de Joël Veltman e Daley Blind. Depois, porque embora já eliminado, o time francês tinha lá jogadores que poderiam dar algum trabalho, como deram. Mas esta equipe Ajacied já mostrou: na hora necessária, tem eficiência, aproveita as chances. Por isso, saiu com mais uma vitória fora de casa na Champions League, chegando à liderança do grupo H da competição e ampliando bastante suas chances de voltar às oitavas de final.

Aliás, a eficiência foi mostrada já no primeiro ataque, com quase dois minutos de bola rolando - 1min34s, para ser mais preciso. Uma troca de passes terminou nos pés de Hakim Ziyech, que chutou com a precisão habitual para fazer 1 a 0 e já tranquilizar um pouco mais os visitantes de Amsterdã no Pierre Mauroy. Um pouco. Logo, o Lille começou a ter espaços para contra-atacar. E mesmo nos ataques "normais", a equipe francesa já tinha um ponto fraco a mirar no Ajax: Noussair Mazraoui, sem muito ritmo, já levando cartão amarelo no primeiro tempo.

Com os jogadores Ajacieden seguindo nas idas ao ataque, a defesa começava a sofrer pressão. E dá para dizer que o Lille só não empatou pelo incrível gol que Jonathan Bamba perdeu, aos 30'. De quebra, se tanto Ziyech, Quincy Promes e Donny van de Beek iam bem, Dusan Tadic ainda não brilhava, enquanto Zakaria Labyad cometia algumas falhas. Corrigir os erros era necessário, se o Ajax quisesse ter mais tranquilidade. Uma dessas correções veio por infelicidade: ainda nos acréscimos do primeiro tempo, Labyad lesionou o joelho, e precisou dar lugar a Noa Lang.

A queda de Labyad, após lesão no joelho: um dos sintomas da perigosa piora do Ajax, que quase rendeu o empate ao Lille (BSR Agency)
A correção seguinte foi no intervalo: antes que Mazraoui corresse mais riscos de expulsão (poderia ter levado o vermelho aos 35', após falta em Boubakary Soumaré), Erik ten Hag colocou Edson Álvarez no miolo de zaga para o segundo tempo. Daí, um último susto aos 50', quando Jonathan Ikoné perdeu outra oportunidade valiosa para o Lille, após falha de Schuurs e cruzamento de Victor Osimhen. Porque, mesmo que Ajax e Lille trocassem chances, o time holandês parecia tecnicamente mais capacitado para fazer o segundo gol.

E fez, aos 59', com a jogada já relativamente comum e exitosa das últimas rodadas do Campeonato Holandês: Ziyech cruzou, Promes passou por trás da defesa para finalizar, chegou livre, tocou, gol (nos cinco últimos gols do camisa 11, cinco passes do marroquino). Aí, o Ajax ficou tranquilo. Só precisou de Onana uma vez, aos 71' - e o goleiro camaronês correspondeu, em duas grandes defesas seguidas, no chute de Bamba e no rebote de Yusuf Yazici (talvez o melhor do Lille no jogo). Mas, enfim, Tadic ajudava Van de Beek, Promes e Ziyech. Noa Lang surpreendia positivamente: puxava contragolpes, segurava a bola, criava jogadas. Poderia até ter vindo o terceiro gol, aos 79', mas foi anulado: o VAR apontou mão de Ziyech na bola.

Tudo bem. A tarefa do Ajax estava cumprida, configurando uma quinta rodada que o deixou muito perto da vaga nas oitavas de final: líder do grupo, tendo a vitória ou o empate a seu favor contra o Valencia. Mas como bem se aprendeu na temporada passada da Liga dos Campeões, estar perto não significa estar classificado. Falta pouco, mas ainda falta algo: o Ajax terá duro desafio no jogo direto contra o Valencia. Precisará ser mais atento na defesa, mais firme nas divididas... mas para sua sorte, parece estar mais preparado para aproveitar as chances de modo eficiente - sem deixar de jogar bem.

Liga dos Campeões - fase de grupos

Lille 0x2 Ajax

Local: Pierre Mauroy (Lille)
Data: 27 de novembro de 2019
Árbitro: Felix Brych (Alemanha)
Gol: Hakim Ziyech, aos 2', e Quincy Promes, aos 59'.

Lille
Mike Maignan; Zeki Çelik, Tiago Djaló, Gabriel e Reinildo Mandava; Benjamin André (Renato Sanches), Boubakary Soumaré e Yusuf Yazici (Loïc Rémy); Jonathan Ikoné, Jonathan Bamba (Luiz Araújo) e Victor Osimhen. Técnico: Christophe Galtier

Ajax
André Onana; Sergiño Dest, Noussair Mazraoui (Edson Álvarez), Perr Schuurs e Nicolás Tagliafico; Quincy Promes, Donny van de Beek e Lisandro Martínez; Zakaria Labyad (Noa Lang), Dusan Tadic e Hakim Ziyech (Siem de Jong. Técnico: Erik ten Hag

Nenhum comentário:

Postar um comentário