quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Guia da Eredivisie 2022/23: Go Ahead Eagles

Enric Llansana começou na base do Ajax, mas não teve espaço no time principal. Tentará mostrar que pode ser protagonista no Go Ahead Eagles, bastante reformulado (ga-eagles.nl/Divulgação)

Go Ahead Eagles

Cidade: Deventer  
Estádio: De Adelaarshorst (capacidade para 10.000 torcedores)
Site oficial
Apelidos: Kowet (modo como alguns nativos de Deventer falam "Go Ahead"), Eagles (Águias, em português)
Títulos: 4 Campeonatos Holandeses
Patrocínio: Jumper (loja de artigos para animais)
Técnico: René Hake
Destaque: Isac Lidberg (atacante) 
Fique de olho: Enric Llansana (meio-campista)
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Temporada passada: 13º colocado 
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: Escapar do rebaixamento/meio de tabela
Amistosos de pré-temporada:
25 de junho - SV Terwolde 1x15 Go Ahead Eagles
29 de junho - Go Ahead Eagles 0x4 PAOK-GRE
2 de julho - Go Ahead Eagles 0x2 Lokomotiva Zagreb-CRO
6 de julho - Go Ahead Eagles 1x5 Standard Liège-BEL
9 de julho - VfB Oldenburg-ALE 1x1 Go Ahead Eagles
16 de julho - Helmond Sport 1x1 Go Ahead Eagles
20 de julho - Go Ahead Eagles 1x0 Kiryat Shmona-ISR
23 de julho - Go Ahead Eagles 2x0 Roda JC
23 de julho - Go Ahead Eagles 0x2 Jong Utrecht
29 de julho - Go Ahead Eagles 4x1 OFI Creta-GRE
Principais chegadas: Erwin Mulder (G, Heerenveen), Jeffrey de Lange (G, Twente), Jamal Amofa (D, sem clube), José Fontán (D, Celta de Vigo-ESP), Willum Willumson (M, BATE Borisov-BLR), Enric Llansana (M, Ajax), Oliver Edvardsen (M, Stabaek-NOR), Rashaan Fernandes (M/A, Telstar), Bobby Adekanye (A, Lazio-ITA), Sylla Sow (A, Sheffield Wednesday-ING) e Finn Stokkers (A, RKC Waalwijk) 
Principais saídas: Andries Noppert (G, Heerenveen), Rhuendly "Cuco" Martina (D, fim de contrato), [Joris Kramer (D, AZ)], Boyd Lucassen (D/M, NAC Breda), Luuk Brouwers (M, Utrecht), Ragnar Oratmangoen (M, Groningen), [Giannis Botos (A, AEK Atenas-GRE)], [Ogechika Heil (A, Hamburgo-ALE)], [Marc Cardona (A, Osasuna-ESP)], Jacob Mulenga (A, encerrou a carreira) e [Iñigo Córdoba (A, Athletic Bilbao-ESP)] 

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

Em certo momento da temporada passada, o clube de Deventer mereceu todo o respeito possível: com os jogadores que possuía, teve um time aguerrido, com algum talento no ataque, que até sonhou em disputar uma vaga nas competições europeias - e mesmo que tenha terminado o campeonato anterior em má sequência, já se considerava muito satisfeito só por garantir a permanência na primeira divisão com muito tempo de antecedência. Porém, todo bônus tem seu ônus. Um time pequeno e firme obviamente chamaria a atenção de equipes no meio de tabela do futebol holandês. E muita gente deixou as Águias. Começou com o meio-campo Luuk Brouwers. Continuou com o técnico Kees van Wonderen. E seguiu com o goleiro Andries Noppert, Ragnar Oratmangoen, Iñigo Córdoba...

Antes mesmo da maioria dos reforços chegarem, um técnico foi escolhido para o início de um novo trabalho: René Hake. Um pouco mais ofensivo do que o antecessor Van Wonderen, Hake tentará afastar as desconfianças após passagens terminadas abruptamente por Twente e Utrecht. E ganhou reforços para tentar ajudar as Águias a darem um passo à frente. No gol, após o fim de seu contrato com o Heerenveen, o experiente Erwin Mulder pode obter algum sucesso. Sem espaço no time principal do Ajax após os anos no time B, o meia hispano-holandês Enric Llansana pode ter no Kowet a sequência que buscava. Nos amistosos de pré-temporada, o islandês Willum Willumson ganhou espaço que faz crer nele como um nome garantido entre os titulares. E valerá a pena ver se Finn Stokkers, vindo do RKC Waalwijk, e Bobby Adekanye podem virar atacantes confiáveis. Com alguns remanescentes - Gerrit Nauber e Bas Kuipers na zaga, Philippe Rommens no meio, Isac Lidberg na frente -, quem sabe a equipe aurirrubra de Deventer consiga manter a segurança na primeira divisão, sendo mais ofensiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário