quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Guia da Eredivisie 2022/23: Groningen

Strand Larsen acabou saindo, mas a aposta do Groningen em Ricardo Pepi pode dar certo (Divulgação/fcgroningen.nl)


 Football Club Groningen

Cidade: Groningen  
Estádio: Hitachi Central Mobility Stadion (capacidade para 22.550 torcedores) 
Apelido: Groningers, "Trots van het Noorden" (em holandês, "Orgulho do Norte")
Títulos: nenhum Campeonato Holandês (1 Copa da Holanda) 
Patrocínio: Payt (empresa de softwares) e Office Centre (loja de artigos para escritório)
Técnico: Frank Wormuth
Destaque: Neraysho Kasanwirjo (defensor)
Fique de olho: Ricardo Pepi (atacante)
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Temporada passada: 12º colocado
Copas europeias: nenhuma 
Objetivo: vaga nos play-offs pela Conference League 
Amistosos de pré-temporada: 
24 de junho - SC Loppersum 0x5 Groningen (jogo interrompido aos 70', por má temperatura)
2 de julho - Groningen 2x1 PAOK-GRE
9 de julho - Hannover 96-ALE 3x0 Groningen
13 de julho - VV Veelerveen 0x15 Groningen
16 de julho - VfL Osnabrück-ALE 1x2 Groningen (dois tempos de 60 minutos)
17 de julho - Groningen 2x1 Emmen
27 de julho - Velocitas (amador) 0x9 Groningen
30 de julho - Groningen 2x1 Osasuna-ESP
Principais chegadas: Michael Verrips (G, Fortuna Sittard), Liam van Gelderen (D, Ajax), [Wessel Dammers (D, Willem II)][Joel van Kaam (D/M, Emmen)], Isak Määttä (Aelesund-NOR), Joey Pelupessy (M, Giresunspor-TUR), [Ramon Pascal Lundqvist (M, Panathinaikos-GRE)], Ragnar Oratmangoen (M, Go Ahead Eagles), Ricardo Pepi (A, Augsburg-ALE), [Alex Mortensen (A, Kalmar-SUE)], [Kian Slor (A, Emmen)] e [Patrick Joosten (A, Cambuur)]
Principais saídas: Bart van Hintum (D, Zwolle), Bjorn Meijer (D, Club Brugge-BEL), [Melayro Bogarde (D, Hoffenheim-ALE)], Mohamed El Hankouri (M/A, Magdeburg-ALE), Jorgen Strand Larsen (A, Celta-ESP), Patrick Joosten (A, Apollon Limassol-CHP) e Michael de Leeuw (A, Willem II)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

O Groningen terminou bem a Eredivisie passada, tinha bons jogadores, se manteve sem crise mesmo no meio da tabela... mas para um clube médio que disputou torneios continentais aqui e ali em sua história, se contentar com isso era pouco. Como o trabalho de Danny Buijs já dava sinais de alcançar o limite das possibilidades, a saída do técnico foi encarada com naturalidade. Se ter mais segurança na defesa era o recomendável, caberia ao treinador alemão Frank Wormuth, vindo de outro trabalho desgastado no Heracles Almelo (tão desgastado que... o Heracles foi rebaixado), tentar dar mais solidez ao clube alviverde do norte dos Países Baixos. Se serve como fator positivo, Wormuth terá boa parte do grupo anterior mantido, até agora.

A saída de Jorgen Strand Larsen desapontou de parte a parte, é verdade - para o clube, o comportamento do atacante poderia ser melhor; para Strand Larsen, o Groningen poderia tê-lo liberado antes, fosse para o Bologna-ITA, fosse para o Celta, como foi. Mas a vinda do norte-americano Ricardo Pepi é bastante válida, mantendo algum nível técnico. Se o meio-campo teve alguma perda com a saída de "Mo" El Hankouri, Ragnar Oratmangoen mostra capacidade para disputar a titularidade com vários nomes: Paulos Abraham, Ramon-Pascal Lundqvist, Tomas Suslov, Michael de Leeuw... e na defesa, o grande ponto de atenção - a inconstância das atuações do goleiro Peter Leeuwenburgh - ganhou uma tentativa de saná-lo, com a contratação de Michael Verrips para disputar posição. E no Groningen, o time é quase o mesmo. Resta ver se um técnico diferente trará uma temporada diferente - para melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário