quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Guia da Eredivisie 2022/23: NEC

O NEC já tinha uma contratação de impacto, com Oussama Tannane. Animou ainda mais a torcida com uma inesperada ousadia: onze anos depois, o goleiro Jasper Cillessen voltou (Pro Shots)


 Nijmegen Eendracht Combinatie

Cidade: Nijmegen   
Estádio: De Goffertstadion (capacidade para 12.080 torcedores)
Apelidos: Nijmegenaren
Títulos: 2 títulos da segunda divisão holandesa
Patrocínio: KlokGroep (empresa de logística)
Técnico: Rogier Meijer
Destaque: Elayis Tavsan (atacante)
Fique de olho: Oussama Tannane (atacante) e Jasper Cillessen (goleiro)
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum 
Temporada passada: 11º colocado 
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: meio de tabela/vaga nos play-offs pela Conference League
Amistosos de pré-temporada:
2 de julho - SC NEC (amador) 0x11 NEC (três tempos de 30 minutos)
6 de julho - Dio '30 (amador) 0x7 NEC
9 de julho - NEC 3x1 RKC Waalwijk
16 de julho - NEC 4x0 FC Bocholt-ALE
19 de julho - De Treffers x NEC - CANCELADO (altas temperaturas)
22 de julho - 1.FC Köln-ALE 5x0 NEC
29 de julho - Heracles Almelo 1x3 NEC
Principais chegadas: Jasper Cillessen (G, Valencia-ESP), Joris Kramer (D, NEC), Philippe Sandler (D, Feyenoord), [Calvin Verdonk (D, Famalicão-POR)], Andri Baldursson (M, Bologna-ITA), Oussama Tannane (A, Göztepe-TUR), Landry Dimata (A, Espanyol-ESP) e Pedro Marques (A, Sporting-POR)
Principais saídas: Cas Odenthal (D, fim de contrato), Rens van Eijden (D, encerrou a carreira), [Rodrigo Guth (D, Atalanta-ITA)], Cas Odenthal (D, Como-ITA), Javier Vet (M, fim de contrato), Edgar Barreto (M, encerrou a carreira), [Mikkel Duelund (M, Dynamo Kiev-UCR)], Wilfried Bony (A, fim de contrato), [Ali Akman (A, Eintracht Frankfurt-ALE)] e Jonathan Okita (A, FC Zürich-SUI)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

A rigor, pouca coisa mudou no time de Nijmegen. Porém, o que mudou talvez piore a equipe. Para começar, dois dos principais nomes do ataque partiram: Ali Akman retornou ao Eintracht Frankfurt que o emprestara, e Jonathan Okita - talvez o melhor do NEC no campeonato passado, com velocidade e habilidade - conseguiu a transferência mais lucrativa. E a defesa, de tanto entrosamento na temporada passada, perdeu dois nomes titulares em Cas Odenthal (que já perdera espaço na reta final da Eredivisie, em desacertos com a diretoria) e Rodrigo Guth (que voltou à Atalanta que o emprestara - e, por sua vez, o vendeu a outro clube holandês, o Fortuna Sittard). Para tentar manter o entrosamento e a sequência longa que o time titular teve em 2021/22, o técnico Rogier Meijer teve duas contratações notáveis à disposição. 

Mesmo após um passado vitorioso no Vitesse, o arquirrival regional do NEC, o atacante Oussama Tannane vem para tentar ser em Nijmegen a mesma referência ofensiva que um dia foi em Arnhem. Na defesa, Joris Kramer, ex-Go Ahead Eagles, vem para tentar ajudar Iván Márquez como um nome de comando. Valeria ainda citar o destaque passado para Elayis Tavsan, titular da seleção sub-21 da Holanda, capaz de minorar o impacto das saídas de Akman e Okita. E também a permanência de Lasse Schöne, ídolo veterano. Porém, todas essas permanências e contratações ficaram pequenas diante de um impacto inesperado: com a força de um mecenas (o investidor Marcel Boekhoorn), houve o convencimento da diretoria, e eis que o goleiro Jasper Cillessen, onze anos depois, voltou a Nijmegen, para ser titular e manter ritmo de jogo até a Copa do Mundo - afinal de contas, Cillessen disputa firme vaga como um dos três goleiros da Holanda. Com tudo isso, se conseguir rápidos resultados após a reformulação, o NEC pode ter nesta temporada a mesma segurança que teve na passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário