segunda-feira, 12 de setembro de 2011

810 minuten: como foi a 5ª rodada

Apesar do 3 a 2 contra o Heracles, o Ajax teve menos dificuldades do que se pensa (Ajax.nl)

Cinco rodadas passadas na Eredivisie, já se consegue notar uma certa força do Trio de Ferro, mais os dois que normalmente têm conseguido furar esse bloqueio nos últimos anos - claro, AZ e Twente. Só que, dentre os três principais clubes holandeses, nota-se que o Ajax tem conseguido manter o status de favorito. E, principalmente, que o começo do Feyenoord tem algo de animador: o time de Ronald Koeman está invicto (três vitórias e dois empates).

Entre o resto, o destaque supremo vai para o RKC. Para um time ainda considerado alvo favorito para o rebaixamento, os Católicos estão tendo um começo ótimo: ocupam a sexta posição, com 10 pontos, mesma quantidade do PSV. Só não estão à frente dos Eindhovenaren pelo menor número de gols marcados. Clubes que tinham tudo para fazer campanha melhor, como Groningen e NAC Breda, sofrem com o péssimo começo. Vamos à avaliação dos jogos da quinta rodada:

Roda JC 2x1 Twente
O time de Kerkrade se valeu de uma atuação bastante calma para, enfim, impor a primeira derrota na temporada aos Tukkers. Estes até começaram melhor: em detrimento do pouco espaço que a defesa dava, Willem Janssen conseguia achar lacunas. Numa dessas é que ele conseguiu chutar, para o rebote do goleiro Kieszek (emprestado pelo Porto), aproveitado por Janko.

Só que os contragolpes do Roda foram certeiros. No minuto seguinte, Vormer empatou. E, no primeiro minuto da segunda etapa, o próprio Vormer fez belo passe para Mitchell Donald virar o jogo. Houve certa pressão do time de Co Adriaanse, mas o Roda se segurou. Pôde até fazer 3 a 1, no final do jogo. De qualquer modo, já podia se vangloriar por ter derrubado o único time a haver conseguido só vitórias na Eredivisie, até a quinta rodada.

AZ 4x0 Vitesse
Mesmo tendo perdido Sigthórsson, o ataque dos Alkmaarders continua com vários jogadores que, se estão num bom dia, são até imparáveis. Foi o caso diante do Vitesse. Bastaram dois gols rápidos para encaminhar a vitória. Ambos, surgidos de cruzamentos mal marcados pela defesa dos Arnhemmers (e nos quais Velthuizen, finalmente de volta ao gol dos aurinegros após a passagem ruim pelo Hércules), e aproveitados por Wernbloom e, depois, por Gudmundsson. O belo gol de Maher - após passe de Beerens, o meia tocou por cobertura - e o pênalti convertido por Elm trataram de apagar qualquer possibilidade de reação dos visitantes. Tudo antes do intervalo.

ADO Den Haag 0x1 RKC Waalwijk
Até que, pelo começo, os Hagenaren davam a ideia de que conseguiriam vencer. Tendo os irmãos John e Wesley Verhoek à frente, os comandados de Maurice Steijn iam frequentemente ao ataque. Mas bastou um contra-ataque bem encaixado dos Católicos para Rick ten Voorde, com um belo voleio na segunda trave, fazer o gol da vitória. Depois, o RKC só segurou o jogo. E nem teve tantas dificuldades para alcançar um ótimo resultado.

De Graafschap 1x0 NEC
No primeiro tempo em Doetinchem, as duas equipes criaram poucas jogadas de ataque. Nas que criaram, as defesas agiram bem. A não ser numa rápida triangulação em que Soufiane El Hassnaoui abriu o placar para o time anfitrião. Depois de ficarem atrás, os Nijmegenaren começaram a chegar mais ao ataque. Essa medida ficava mais frequente à medida que o fim do jogo se aproximava. Só que os jogadores falhavam nas finalizações e chutes de fora da área. Com tantas oportunidades perdidas, não houve como evitar a primeira vitória dos Superboeren na temporada.

Heracles Almelo 2x3 Ajax
O gol de Willie Overtoom que colocou os Almelöers na frente até deu a impressão de que os Ajacieden também poderiam ser surpreendidos. Só que Siem de Jong não deixou. Menos valorizado do que deveria, o camisa 10 dos Amsterdammers recolocou o atual campeão no jogo, com o empate. E, no segundo tempo, sacramentou a virada - que até demorava, tal o número de chances criadas, mas defendidas por Remko Pasveer. Que, diga-se de passagem, falhou nos dois primeiros gols.

Um rápido contra-ataque e um passe de Eriksen para Sulejmani concluir com um leve toque fecharam a questão para o Ajax voltar a ser líder do campeonato. Nem mesmo o gol de Glynor Plet, no final do jogo, assim como a expulsão de Lorenzo Ebecilio, apagaram a sensação de que o placar foi mais apertado do que o jogo em si. Vitória categórica, importante para dar moral rumo à sequência indigesta de jogos (Lyon na quarta, pela Liga dos Campeões; depois, pela Eredivisie, "só" PSV, Twente, Groningen e AZ).

Heerenveen 3x0 Groningen
O Dérbi do Norte se resumiu quase a um time. As únicas vezes em que o Groningen chegou ao ataque foram pelo esforço de Leandro Bacuna. De resto, o Heerenveen foi francamente superior. Tanto é que nem precisou se esforçar muito para fazer 3 a 0, num jogo que teve poucas emoções.

VVV-Venlo 3x3 PSV
Não adianta: o PSV não consegue decolar nesta temporada. Prova disso foi o tropeço quase imperdoável contra o VVV. Com algumas alterações feitas por Fred Rutten (a mais notável delas sendo a colocação do recém-contratado Tyton no gol, deixando Isaksson no banco de reservas), a vantagem de 2 a 0 fora construída facilmente, com destaque para o belo gol de Toivonen. Mais do que isso: com seu tento, Dries Mertens igualou Piet van der Kuil (temporada 1961/62) e Mateja Kezman (temporada 2003/04) como um dos três únicos "PSV'ers" a terem marcado gols em todos os primeiros cinco jogos de uma temporada.

Só que não adiantou. Porque bastaram quatro minutos para os Venlonaren conseguirem virar o jogo de modo espetacular. Duas vezes, contando com falhas de marcação dos Eindhovenaren no jogo aéreo. E, uma vez, graças a um belíssimo gol, talvez o mais bonito da rodada, feito pelo nigeriano Uche Nwofor, contratação recente. Somente aos 30 minutos do segundo tempo os visitantes escaparam da derrota, com o empate feito por Wilfred Bouma. Ainda assim, o tom de derrota foi indisfarçável para o PSV.

NAC Breda 1x3 Feyenoord
O gol de Robbert Schilder, com cinco minutos de jogo, não era um bom auspício na tentativa do Stadionclub em manter a invencibilidade na Eredivisie. Era preciso que os novos reforços aparecessem. E eles o fizeram. Primeiro, foi Otman Bakkal, que empatou o jogo ao desviar escanteio de Jerson Cabral. Mas foi no segundo tempo que o esforço empregado pelos Rotterdammers, enfim, deu frutos.

E contando, mais uma vez, com uma novidade no elenco. El Ahmadi virou o jogo, com um belo gol de fora da área, e o sueco John Guidetti, que entrou na vaga de Guyon Fernandez, converteu pênalti, a três minutos do fim. Pelo esforço que o NAC também empregou no jogo, que foi até animado, uma vitória animadora.

Excelsior 2x3 Utrecht
Outro jogo que poderia ter sido mais fácil. Mesmo após ter saído atrás no placar, o Utrecht atacava mais. Virou ainda no primeiro tempo, fez 3 a 1 na etapa final, e parecia ter a vitória bem encaminhada. Só que, mesmo com um jogador a mais (Samuel Scheimann foi expulso antes ainda de Nana Asare fazer o terceiro dos Utregs), os visitantes deixaram o Excelsior fazer o segundo, com o zagueiro Broerse. Então, tiveram de se esforçar para conter o oponente de ânimo redivivo. Conseguiram evitar a surpresa de ver o lanterna da Eredivisie chegar ao empate, mas têm de se cuidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário