segunda-feira, 19 de setembro de 2011

810 minuten: como foi a 6ª rodada

Ajax e PSV fizeram um clássico animado, a despeito da séria lesão de Tyton (Louis van de Vuurst/Ajax.nl)

NEC 1x2 NAC Breda
O gol rapidíssimo de Bram Nuytinck (um minuto e 33 segundos), mais a postura ofensiva dos Nijmegenaren no primeiro tempo, faziam supor que a equipe de John Karelse, novamente, iria se frustrar com mais uma derrota. Só que, na parte final da etapa inicial, algumas investidas de Schilder fizeram a esperança aumentar. O esforço e a pressão ficaram maiores no segundo tempo, e levaram aos gols de Alex Schalk e Önur Bayram. O NEC até buscou o empate, mas os Bredanaren mereceram a primeira vitória na temporada.

Groningen 2x0 Excelsior
Talvez o jogo mais desequilibrado da rodada. O goleiro Van Loo foi mero espectador da partida no Euroborg. Guiado por boas atuações de Bacuna e David Texeira (sob este, recai a esperança de minorar o impacto da saída de Matavz), o Orgulho do Norte criou bem mais chances. O 2 a 0 ficou baratíssimo, e o segundo triunfo na Eredivisie serviu como estímulo para a reação do time de Pieter Huistra. Já o Excelsior demonstrou porque é o último colocado do torneio, por enquanto.

VVV-Venlo 0x3 Heerenveen
Até os 29 minutos do segundo tempo, a partida no De Koel pôde muito bem ser considerada das piores até agora, na Eredivisie: equipes pouco inspiradas, até buscando o ataque, mas sem criar chances. E, quando as criavam, tinham a pontaria pouco calibrada. Principalmente no caso do VVV. Até que, no minuto supracitado, Narsingh colocou os frísios na frente. E, a partir daí, a melhor organização ofensiva dos visitantes levou à vitória por margem confortável. Nem foi tão merecida assim, mas foi compreensível.

Vitesse 5x0 Roda JC
No primeiro tempo, as duas equipes intercalaram momentos mais ativos. Só que o time de Kerkrade trouxe mais perigo ao gol, tanto em chutes de longe, como em cruzamentos para a pequena área - nos quais Velthuizen apareceu com segurança. Mas, na etapa final, os Arnhemmers se valeram de um gol de Marco van Ginkel (bonito toque de calcanhar) para abrirem o placar e se motivarem. Mais tarde, num curto espaço de tempo, os gols de Guram Kashia e Giorgy Chanturia (também bonitos), aos 26 e 28 minutos, derrubaram de vez o Roda. A goleada final serviu para animar os aurinegros de Arnhem, que andavam abatidos após as derrotas duras para Ajax e AZ. Agora, é tentar justificar as altas expectativas dentro do clube.

Feyenoord 4x0 De Graafschap
Desde o primeiro tempo, o time de Ronald Koeman já se apresentava melhor. Criava mais chances, valendo-se do que tem sido sua tônica nestas primeiras rodadas: jogadas constantes pelas pontas, contando com a rapidez de Jerson Cabral e Karim El Ahmadi, e velocidade na criação de jogadas. Por mais que os visitantes tenham assustado vez por outra no De Kuip, só faltava o gol para o Stadionclub sacramentar sua vantagem. Ele veio logo no início do segundo tempo, numa falha da defesa que Ruben Schaken aproveitou. Depois, John Guidetti sofreu pênalti de Ted van de Pavert, que foi expulso. Guidetti converteu o penal (seu segundo gol em sua segunda partida pelo Feyenoord) e o time deslanchou. Os gols de Kelvin Leerdam e Guyon Fernandez serviram apenas para prolongar a invencibilidade. O Feyenoord não sabe até quando ela durará, mas está aproveitando.

PSV 2x2 Ajax
O primeiro clássico do Campeonato Holandês ficou marcado pela assustadora jogada em que Tyton foi atingido, saindo do gramado direto para a ambulância. Injustiça. Foi uma ótima partida. Nem tanto pelo nível técnico, mas pela variedade de situações que apresentou. Favorecido até pela abertura rápida do placar, graças a uma rápida jogada aproveitada por Matavz, o PSV aproveitou a fragilidade que Boilesen e Van der Wiel tinham na marcação pelas laterais para criar várias chances - com Mertens se destacando, como de hábito nestas primeiras rodadas. Só que, ai, Boilesen lesionou o joelho. Frank de Boer colocou Enoh em campo, e recuou Anita para a lateral esquerda.  Com uma só mudança, o técnico Ajacied fortaleceu a marcação no meio e na lateral canhota. E os Godenzonen começaram a criar mais chances para o empate - que, afinal, veio, com Sigthórsson.

Com os anfitriões impactados pelo acidente com Tyton, os visitantes terminaram em melhores condições. No início do segundo tempo, as duas equipes tiveram chances de passar à frente. Só que, novamente, as laterais deram novo rumo ao PSV: Van der Wiel cometeu pênalti em Mertens, e Wijnaldum colocou os Boeren na frente. Em vantagem, a equipe da casa teve oportunidades de ampliar. Foi a hora de Frank de Boer mudar bem de novo: com Boerrigter e Sigthórsson inativos na frente, ele usou Bulykin, um típico finalizador. E foi numa jogada de oportunismo que o russo justificou sua contratação, garantindo o empate e salvando a invencibilidade do Ajax, num jogo divertido.

RKC Waalwijk 1x2 AZ
Voltar a perder, após três vitórias seguidas, não significa que os Católicos jogaram mal contra o AZ. Longe disso. Por mais que os Alkmaarders tenham aberto o placar - Rasmus Elm, de pênalti -, a equipe de Ruud Brood se impunha em casa. Criava chances, principalmente com Geoffrey Castillion. E foi ele, afinal, o autor do gol de empate. Sem ver Altidore, destaque das últimas rodadas, exibir uma boa atuação, Gertjan Verbeek colocou Charlison Benschop na ponta de lança do ataque - que até criava jogadas, mas parava em Jeroen Zoet, outro destaque do RKC. Mas foi o substituto Benschop que recolocou os visitantes na frente, após se antecipar à marcação de Guy Ramos. No entanto, o time de Alkmaar continuou sofrendo na defesa. Chegou à quarta vitória consecutiva, confirmando a boa fase, e tem a mesma pontuação do Twente. Mas o RKC também teve motivos para manter a cabeça erguida.

Twente 5x2 ADO Den Haag
Podia ser que o pênalti convertido por Lex Immers, que colocou o ADO Den Haag na frente, deixasse novamente o Twente em dificuldades. Não foi o que aconteceu. Rapidamente, Marc Janko empatou. Daí por diante, o que se viu foi uma atuação fácil dos Tukkers, que jogaram quase sempre em maioria no ataque, criando várias chances. Uma delas envolveu os dois melhores jogadores da equipe no dia: Rosales cruzou, e Douglas, de cabeça, virou o placar. Depois, Luuk de Jong apareceu para ampliar. John Verhoek, concluindo de maneira esquisita, até deu esperanças aos Hagenaren. Só que, na saída de bola, novamente atacando em massa, Bajrami marcou o quarto gol. Em novo cruzamento de Rosales, De Jong fechou o placar. E o Twente mostrou que a derrota para o Roda JC pareceu-se mais com um acidente de percurso. Capacidade para continuar na liderança da Eredivisie, o time já mostrou que tem.

Utrecht 2x2 Heracles Almelo
O empate refletiu bem o que foi a partida: um jogo igual. As duas equipes ancoraram-se em trios para atacarem. Os Almelöers sairam atrás, mas conseguiram virar o jogo graças às triangulações formadas por Glynor Plet, Willie Overtoom e Lerin Duarte. Já os Utregs abriram o placar - e conseguiram o placar final - pelas boas atuações de Alexander Gerndt, Nana Asare e Jacob Mulenga. Com tal igualdade até no número de destaques, não dava para um time se sobressair, mesmo, no De Galgenwaard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário