terça-feira, 13 de setembro de 2011

Vai ser mais difícil

Na Liga Europa 2010/11, Twente só parou nas quartas. Terá de se esforçar para não parar antes dessa vez (UEFA.com)

Sabe-se que a última vez em que algum clube holandês saiu de campo comemorando um grande título continental foi na temporada 2001/02, quando o Feyenoord viveu o melhor dos cenários: ganhando o título da Copa Uefa, contra o Borussia Dortmund, em decisão marcada previamente para o... De Kuip! Sabe-se também que o último time vindo da Holanda que fez fama pelo brilhantismo foi o Ajax campeão da Liga dos Campeões, em 1994/95. E, finalmente, sabe-se que, após o título do Feyenoord, houve alguns bons momentos - destaque para os bons duelos do Milan, na Liga dos Campeões, contra Ajax (quartas de final, 2002/03) e PSV (semifinais, 2004/05), quando uma classificação das equipes batavas chegou a parecer bem possível.

E, na véspera da estreia dos times holandeses nas fases de grupos dos campeonatos europeus de clubes, convém notar que 2010/11 também foi um período honroso, apesar dos pesares. Talvez, o clube que mais decepcionou foi o Ajax: mesmo com boas atuações contra o Milan, ser facilmente superado pelo Real Madrid e perder para o Auxerre, na França, matou as chances de classificação às oitavas de final da Liga dos Campeões. E, na segunda fase da Liga Europa, os Ajacieden decepcionaram, sendo presas fáceis para o Spartak Moscou.

Só que Twente e PSV mostraram valor, de certa forma. Principalmente o clube de Enschede: longe de ter sido saco de pancadas na Liga dos Campeões, a equipe conseguiu superar o Werder Bremen, e garantiu uma bela consolação com a ida para a Liga Europa. Aí ficou ainda melhor: superando Rubin Kazan, nos 16-avos de final, e Zenit, nas oitavas (dois clubes em situação melhor), os Tukkers chegaram às quartas de final. Foram facilmente superados pelo Villarreal, mas a boa impressão permaneceu. Os Eindhovenaren, por sua vez, também tiveram bom rival no Lille, mas passaram pelos franceses. Nas oitavas de final, só sofreram com a defesa férrea dos Rangers, já que foram francamente melhores. Só foram parar também nas quartas, pela superioridade do Benfica.

Porém, o cenário deverá ser diferente, nesta temporada. Não que os clubes holandeses tenham mudado sua situação. Apenas os desafios são mais difíceis. Tome-se por exemplo a situação do Ajax, que começa na Liga dos Campeões enfrentando o Lyon, na Amsterdam ArenA, nesta quarta. A chave que coube aos Godenzonen na LC foi novamente indigesta. Para começo de conversa, o temível Real Madrid será adversário, de novo. E, se inspira menos respeito do que o Milan, o Lyon também é melhor, e favorito à outra vaga do grupo D. Dos duelos contra os Gones sairá a possibilidade dos Amsterdammers sonharem com as oitavas de final - isso, se não houver tropeços contra o Dinamo Zagreb.

Na Liga Europa, o cenário é um pouco mais auspicioso. AZ, PSV e Twente tiveram grupos bastante acessíveis. Contra Hapoel Tel Aviv, Rapid Bucareste e Legia Varsóvia, no Grupo C, o time de Eindhoven terá oportunidades para melhorar aos poucos, se entrosar e esquecer o começo irregular que está tendo na Eredivisie. Já na chave G, o AZ terá mais exigências contra Metalist Kharkiv, Austria Wien e Malmö, mas pode avançar sem problemas. Finalmente, o Twente terá no Fulham um rival elogiável, na chave K. Mas Odense e Wisla Cracóvia não deverão oferecer muita resistência. Tudo bem até o sorteio dos jogos da segunda fase. Aí, a coisa deve complicar.

E deve complicar porque os clubes holandeses não dão razões para confiança mínima (exceto, talvez, o regular Twente). Nesta temporada, definitivamente, ocasiões honrosas como as do ano passado devem ser mais raras. Com a Grécia não muito atrás no ranking da Uefa, não custa batalhar para evitar eliminações precoces - e indesejáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário