domingo, 4 de setembro de 2011

Os rescaldos do massacre




Desde 2004 na Oranje, Kuyt está bem perto de entrar na lista dos dez com mais partidas pela seleção (AP)

É de se supor que uma goleada tão grande quanto os 11 a 0 contra San Marino quebre algum tipo de recorde - ou, no mínimo, aumente certas invencibilidades. Só que a quantidade de números que o placar largo modificou na história da seleção holandesa é impressionante.

A começar, claro, pelo mais citado dos recordes: foi a vitória de maior placar nos 106 anos de história da Oranje, superando os 9 a 0 conseguidos contra Finlândia, em 4 de abril de 1912 (pelo torneio olímpico de futebol, em Estocolmo), e Noruega, em 1º de novembro de 1972 (nas eliminatórias para a Copa de 1974).

Só que o triunfo em Eindhoven significou o prolongamento de duas invencibilidades. A primeira, vá lá, nem tão desconhecida assim: desde o 11 de julho de 2010 (derrota cujas circunstâncias todos conhecem: contra a Espanha, na final da Copa), ou seja, há 13 jogos, a Holanda não sabe o que é derrota. E, em termos de partidas em casa por eliminatórias para a Eurocopa, a invencibilidade vai mais longe: 47 jogos. A última derrota data de 30 de outubro de 1963: 2 a 1 para Luxemburgo, em Roterdã.

Não bastasse isso, jamais os holandeses haviam conhecido uma invencibilidade tão grande na qualificação para o torneio continental de seleções: há sete partidas estão invictos (desde 2007, na derrota por 2 a 1 para Belarus, em Minsk, quando a vaga para a Euro 2008 já estava garantida).

Em relação a feitos individuais, também se viram várias mudanças. A começar na lista dos jogadores com mais partidas. Dirk Kuyt fez, em Eindhoven, a sua 79ª partida pela Oranje. Ainda é o 12º jogador com mais partidas. Só que empatou com Bergkamp e Kluivert. Caso jogue em Helsinque, contra a Finlândia, na próxima terça, o atacante se tornará o 10º com mais jogos envergando a camisa laranja.

E, na lista de goleadores, as mexidas foram ainda maiores. Se é criticado por seus rendimentos nos clubes - mas, vá lá, seu início de temporada no Schalke 04 tem sido reconhecido -, Klaas-Jan Huntelaar cresce de rendimento na Oranje. Tanto é que, com apenas cinco anos de serviços prestados à Oranje adulta, o nativo de Drempt já fez 28 gols, em 45 jogos. E igualou-se a Beb Bakhuys, atacante dos anos 1920 e 1930, como oitavo jogador com mais gols pela seleção. Logo atrás (precisamente, na 10ª posição), chegou Robin van Persie. Com os quatro gols que marcou, o atacante do Arsenal foi a 25, superando Marco van Basten.

Só que números são rescaldos frios, e nem querem dizer muita coisa. As impressões do jogo é que dão elementos úteis. E tivemos duas impressões fortes em Eindhoven. A primeira: Kevin Strootman vive uma ascensão frenética em sua carreira. Há um ano, o meio-campista estava no Sparta Rotterdam. Logo no início da temporada 2010/11, foi-se para o Utrecht. E, hoje, está no PSV. E, pela postura mais ofensiva que mostrou como parceiro de Van Bommel, dá a impressão de que pode tomar a posição de De Jong.

A segunda é ver que, se exibe um estilo francamente mais ofensivo do que o mostrado na Copa do Mundo, ele ainda não envolve todos os jogadores. Basta ver as jogadas de ataque. Todas com toques rápidos, tabelas envolventes... e com Sneijder, Van Persie e Kuyt aparecendo em boa parte do tempo. Com isso, se mostra desenvoltura sem Robben, a equipe de Bert van Marwijk corre o risco de ter seus pontos fortes bem visados, atraindo a atenção dos marcadores e tornando as coisas mais difíceis.

Mas, por incrível que pareça, saber que a Alemanha, um rival de grande respeito, será adversária no amistoso de 15 de novembro é auspicioso. Exatamente para revelar como a Oranje pode se sair contra um oponente da mesma altura. Motivação para enfrentá-lo, existe. Sneijder prova isso ("É a melhor base da Oranje na qual joguei. Temos prazer, e crescemos muito a cada jogo. O técnico também cresceu, após três anos."). Van Bommel, também, com palavras parecidas ("É o melhor time em que já joguei, como Van Persie já disse. E nisso incluo os clubes em que já estive.")

Nenhum comentário:

Postar um comentário