segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 5ª rodada da Eredivisie

Emmen 1x3 Zwolle (sexta-feira, 30 de agosto)

Em sua única vitória na temporada, diante do Heerenveen, o Emmen abriu o placar rapidamente. Também o fez contra o Zwolle: logo aos 6', de cabeça, o zagueiro Nick Bakker fez 1 a 0. Mas desta vez, os visitantes empataram: aos 17', Dennis Johnsen chutou uma vez, o zagueiro Keziah Veendorp rebateu, e Johnsen voltou a finalizar para o 1 a 1 (o VAR conferiu alegações de mão na bola de Johnsen, mas deixou passar). Aos 27', Thomas Bruns virou o jogo para os "Dedos Azuis", num belo chute. E ainda antes do intervalo, o terceiro gol tranquilizou de vez os visitantes de Zwolle: aos 38', Bruns chutou, a bola bateu na trave após o goleiro Dennis Telgenkamp tentar defendê-la, e Iliass Bel Hassani cabeceou a sobra para o 3 a 1. O Emmen assustou vez por outra na etapa complementar, mas o Zwolle conseguiu a primeira vitória numa sexta-feira de Eredivisie desde 2017.



Heerenveen 1x1 Fortuna Sittard (sábado, 31 de agosto)

O Heerenveen podia até criar as chances em casa, mas quem abriu o placar foi o Fortuna Sittard: aos 23', Vitalie Damascan cruzou, e Felix Passlack completou para fazer 1 a 0 no estádio Abe Lenstra. Só restou ao Fean anfitrião buscar mais o ataque, obtendo êxito aos 36': Clint Essers derrubou Jens Odgaard na área, e o atacante dinamarquês converteu a cobrança para fazer 1 a 1. No segundo tempo, o time alviazul da casa seguiu bem mais ofensivo, com as entradas dos recém-chegados Anders Meyer e Joey Veerman. Nos últimos minutos, teve um lance para reclamar: Odgaard foi agarrado na área, o juiz foi conferir a alegação de pênalti após ouvir o VAR, mas deixou o lance passar. E mesmo com 27 chutes - 11 deles a gol -, o Heerenveen amargou novo empate em casa.


Groningen 1x2 Heracles Almelo (sábado, 31 de agosto)

O Groningen repetiu um cenário comum na rodada: como anfitrião, começou pressionando. Mas também como outros na rodada, amargou o gol sofrido. O Heracles Almelo saiu na frente aos 29', num belo chute de Silvester van der Water, após passe de Joey Konings. Ainda à procura de um espaço para poder atacar, o Groningen tentou o empate. E conseguiu logo no começo do segundo tempo: um longo lançamento foi desviado por Charlison Benschop, de cabeça, e Django Warmerdam dominou a bola, passou pelo zagueiro Tim Breukers e fez 1 a 1 aos 47'. Mas se o Heracles já  conseguira um gol em belo chute de fora da área, o 2 a 1 viria em outra tentativa ainda mais bonita. Aos 62', o lateral esquerdo Lennart Czyborra mandou a chamada "bola na gaveta": de muito longe, Czyborra acertou chute no ângulo, garantindo o triunfo dos Heraclieden de Almelo, fora de casa.



ADO Den Haag 1x0 VVV-Venlo (sábado, 31 de agosto)

O ADO Den Haag já marcara cinco gols em jogadas ensaiadas ou bolas paradas, neste Campeonato Holandês. Marcou o sexto, já nos acréscimos do primeiro tempo em Haia: aos 45' + 1, John Goossens cobrou falta, e o zagueiro Shaquille Pinas completou, desviando de cabeça para o 1 a 0 no VVV-Venlo. Aos visitantes, restou pressionar um pouco mais na etapa final. Mas tal pressão sofreu golpe decisivo aos 70': Danny Post levou o segundo cartão amarelo após falta sobre o zagueiro Dion Malone, e foi consequentemente expulso de campo. Assim, o Den Haag pôde celebrar a segunda vitória seguida. E ela poderia até ser maior: no fim do jogo, Tomas Necid foi derrubado na área, mas nem o VAR fez com que o pênalti pedido pela torcida em Haia fosse marcado.



Twente 3x1 Utrecht (domingo, 1º de setembro)

Poucos nomes se destacaram no primeiro tempo em Enschede. Um deles, o atacante Aitor Cantalapiedra, mandara uma bola na trave aos 18'. E coube exatamente a Aitor fazer o único gol dos primeiros 45 minutos de jogo: aos 22', o espanhol fez 1 a 0 para o Twente, de pênalti (o zagueiro Willem Janssen colocara a bola na mão, e o juiz Jeroen Manschot apitou a penalidade após ouvir o VAR). Já no intervalo, o técnico John van den Brom mudou o Utrecht, colocando o atacante Adrián Dalmau. E este outro espanhol fez seu segundo gol em duas partidas pelos Utregs - aos 59', Dalmau recebeu de Issah Abass, errou o primeiro chute, mas conferiu o rebote. Todavia, o Twente voltou à frente aos 68': Calvin Verdonk veio pela esquerda, e só rolou a bola para Haris Vuckic fazer 2 a 1. Dalmau ainda teve uma grande chance aos 80', de cabeça. Mas nos acréscimos (90' + 3), o lateral Leon Guwara cometeu pênalti, foi expulso, e Aitor acertou outra cobrança: 3 a 1, confirmando o bom começo de um Twente ainda invicto, após cinco rodadas.



Sparta Rotterdam 1x4 Ajax (domingo, 1º de setembro)

No começo do jogo, o Sparta Rotterdam até se assanhou contra os visitantes de Amsterdã: foi ofensivo, criou chances, quase marcou aos 24' (após escanteio, o zagueiro Jurgen Mattheij cabeceou, e Hakim Ziyech tirou em cima da linha). Porém, no minuto seguinte à mais perigosa chance dos Spartanen, o Ajax foi mais eficiente: Lisandro Martínez, em boa atuação, lançou do campo de defesa, Quincy Promes dominou na área e bateu cruzado para marcar seu primeiro gol pelo clube de Amsterdã. Mais algum tempo, e aos 31', Dusan Tadic criou tudo, girando-se na direita e cruzando - só ficou para Ziyech o trabalho de escorar a bola na pequena área e fazer 2 a 0. Tranquilo, o Ajax também marcou seus gols na segunda etapa em pouco tempo. Aos 58', o lateral direito Dirk Abels tocou a bola com a mão, o juiz ouviu o VAR, foi ver as imagens... e deu o pênalti que Tadic acertou para o 3 a 0. Mais três minutos, e o esquema do segundo gol se repetiu: Tadic cruzou, Ziyech finalizou (bonito voleio), 4 a 0. Só restou ao Sparta o gol de honra de Halil Dervisoglu, aos 75'.



Vitesse 2x1 AZ (domingo, 1º de setembro)

Mesmo com muitos titulares carregando o desgaste do jogo de quinta pela Liga Europa - nomes como Calvin Stengs jogaram 120 minutos na quinta, e foram titulares neste domingo -, o AZ começou forte (tendo o estreante Dani de Wit entre os onze). E o time de Alkmaar chegou à vantagem, aos 32': Myron Boadu foi derrubado na área por Navarone Foor, o pênalti foi marcado, e Teun Koopmeiners acertou para o 1 a 0. Porém, quando se achava que a vantagem ficaria inalterada no intervalo, Tim Matavz disse não: aos 44', o atacante esloveno recebeu a bola de Jay-Roy Grot e chutou forte, quase sem ângulo, para o 1 a 1. No segundo tempo, o jogo foi equilibrado: Danilho Doekhi quase virou para o Vitesse aos 79' (cabeceou na trave), e o reserva Zakaria Aboukhlal teve voleio pego pelo goleiro Remko Pasveer. Mas aos 90' + 2, Aboukhlal pôs a mão na bola, e o pênalti foi marcado. Matus Bero cobrou para o Vitesse, o goleiro Marco Bizot espalmou, mas Oussama Darfalou aproveitou e fez 2 a 1. A festa aconteceu... mas o VAR pediu a repetição da cobrança, por invasão. Só adiou a festa: Bero converteu sem rebote daquela vez, fez 2 a 1, e o Vitesse terminou a rodada como líder da Eredivisie.



Willem II 0x1 Feyenoord (domingo, 1º de setembro)

Sobraram equilíbrio e chances para as duas equipes, no jogo em Tilburg. De um lado, era Orkun Kökcü recebendo a bola na entrada da área, e arriscando chute colocado, mandando a esférica no travessão de Timon Wellenreuther, aos 14'; do outro, era o zagueiro Sebastian Holmén cabeceando para fora, perto da meta defendida por Kenneth Vermeer, aos 36'. E continuava assim no segundo tempo. Aos 48', Mats Köhlert chutou cruzado, e mandou para fora; aos 63', Renato Tapia trouxe perigo pelo Feyenoord, arrematando de longe. Diante de um jogo equilibrado, uma falha seria decisiva. E a falha veio do lateral direito Justin Ogenia, que acabara de substituir Damil Dankerlui no Willem II: aos 74', Ogenia derrubou Luis Sinisterra, Kevin Blom marcou o pênalti inquestionável, e Steven Berghuis cobrou para o 1 a 0. Nos minutos finais, os reservas Elton Kabangu e Paul Gladon quase empataram (Kabangu aos 84', em boa defesa de Vermeer; Gladon perdendo chance com o gol vazio, aos 90'). Mas o Feyenoord se aliviou, com sua primeira vitória na Eredivisie.



RKC Waalwijk 1x3 PSV (domingo, 1º de setembro)

O primeiro tempo em Waalwijk teve pouquíssimas emoções. E a maioria delas veio do RKC. Os Católicos anfitriões ameaçaram primeiro no chute de Darren Maatsen, aos 25', na rede pelo lado de fora. Depois, aos 29', quando Stijn Spierings mandou para fora. Finalmente, aos 43', a surpresa: após um escanteio rebatido parcialmente, a bola foi cruzada, e o zagueiro Melle Meulensteen fez 1 a 0 completando na pequena área. De quebra, já na etapa final, o RKC quase fez o segundo - Stanley Elbers chutou cruzado, e a bola passou rente à trave, aos 47'. Mas aos poucos, o PSV se assentou, mesmo sem brilho. E aos 65', o empate: Mohamed Ihattaren recebeu a bola na esquerda da área, fez a jogada, cruzou, e o lateral esquerdo Paul Quasten desviou, cometendo gol contra. Os visitantes de Eindhoven seguiram tentando, e afinal a virada veio, aos 76': após escanteio, Denzel Dumfries ajeitou para o zagueiro Timo Baumgartl fazer 2 a 1, chutando forte. Só para o RKC nem ousar buscar o empate, logo aos 78', num rápido contra-ataque, Bruma tocou para o meio da área, e Kostas Mitroglou completou para o gol vazio. Um triunfo que valeu apenas pelo esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário