segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 6ª rodada da Eredivisie

Ajax 4x1 Heerenveen (sábado, 14 de setembro)

O Ajax começou mais ofensivo contra o Heerenveen. E abriu o placar com uma "jogada ensaiada na sorte": aos 14', Klaas-Jan Huntelaar cobrou falta, a bola desviou nas costas de Tadic e balançou as redes, no ângulo esquerdo. Parecia o começo de mais um jogo tranquilo. Mas o Ajax mostrou fragilidade na defesa (principalmente nas laterais), e o Heerenveen assustou. Aos 22', os visitantes da Frísia empataram: Mitchell van Bergen veio livre pela direita, e cruzou para Jens Odgaard fazer 1 a 1. Aos 32', inclusive, Odgaard chegou a virar o jogo, e o gol só não foi validado porque o VAR apareceu, apontando falta (indiscutível) de Lucas Woudenberg em Joël Veltman, no começo da jogada. O Ajax precisava melhorar, se não quisesse péssima surpresa. Teve a sorte de fazer 2 a 1 ainda nos acréscimos do 1º tempo, quando Nicolás Tagliafico cabeceou com força após escanteio. E no começo da etapa final, os Ajacieden se aprumaram para a goleada. Aos 52', Perr Schuurs fez 4 a 1, completando escanteio; e aos 58', Tagliafico marcou o quinto, num belo voleio após cruzamento de Hakim Ziyech. Uma goleada ligeiramente exagerada, mas uma goleada. Que fez do Ajax líder.



AZ 5x1 Sparta Rotterdam (sábado, 14 de setembro)

O Sparta até assustou no começo: afinal, abriu o placar aos dois minutos, numa trapalhada da defesa do AZ - Jonas Svensson quis recuar a bola de cabeça, para o goleiro Marco Bizot, mas "ajeitou" para Abdou Harroui chutar de longe e surpreender Bizot. Mas logo aos 4', o time de Alkmaar (mandando seus jogos em Haia) recolocou as coisas no lugar: em escanteio, Ron Vlaar ajeitou e Oussama Idrissi chutou para o 1 a 1. E o trio de ataque imparável encaminhou a goleada ainda na etapa inicial. Aos 16', Calvin Stengs lançou Myron Boadu, que virou o jogo para 2 a 1. Jogada semelhante se viu no terceiro gol, aos 33': Stengs cruzou, Boadu cabeceou, rede. Ainda antes do intervalo, no minuto final do 1º tempo, foi a vez de Boadu cruzar rasteiro, e Idrissi completar para fazer seu segundo gol no jogo, confirmando o 4 a 1. Os visitantes de Roterdã já estavam batidos, mas como gol nunca é demais, o AZ confirmou o 5 a 1 num pênalti, aos 81', convertido por Teun Koopmeiners.



VVV-Venlo 2x1 Groningen (sábado, 14 de setembro)

Mesmo fora de casa, o Groningen começou a partida buscando o gol - e quase conseguindo, aos 9', com Ahmed El Messaoudi. Mas no primeiro contra-ataque do VVV-Venlo, veio o 1 a 0, aos 12': Peter van Ooijen lançou em profundidade, e John Yeboah chutou para marcar. Daí, os Groningers continuaram tentando, com Ajdin Hrustic como protagonista. O atacante quase fez aos 36' (sozinho na área, concluiu por cima), e aos 44', antes do intervalo, enfim Hrustic fez 1 a 1, num belo chute de fora. Na etapa final, os visitantes seguiram atrás da virada. À medida que o fim se aproximava, Hrustic tinha mais e mais chances. Aos 77', chutou para a defesa de Thorsten Kirschbaum; aos 81', cobrou falta na trave. E o VVV puniu as chances perdidas, com eficiência: aos 84', Evert Linthorst completou escanteio para o 2 a 1. Uma vitória que exemplificou o "quem não faz, toma" à perfeição.



PSV 5x0 Vitesse (sábado, 14 de setembro)

O Vitesse já tinha a estratégia: tentar surpreender o PSV num contra-ataque. Quase conseguiu logo aos três minutos, quando Jay-Roy Grot tentou um chute interceptado pela zaga - na sobra, Riechedly Bazoer ainda mandou por cima. Todavia, um erro do Vites, aos 18', abriu caminho para o nome do jogo e da rodada: Donyell Malen. Após Armando Obispo errar a saída de bola, Bruma dominou e tocou para Malen fazer 1 a 0. Aos 36', Ihattaren cobrou escanteio, e o camisa 9 subiu para cabecear e fazer 2 a 0. Tão logo o segundo tempo começou, só para evitar qualquer ousadia dos visitantes de Arnhem, Malen marcou o terceiro com dezesseis segundos de bola rolando, aproveitando sobra após chute de Mohamed Ihattaren, rebatido pelo goleiro Remko Pasveer. No final, a apoteose de Malen. Aos 83', Cody Gakpo foi derrubado por Julian Lelieveld na área, e o atacante cobrou o pênalti: 4 a 0. Mais quatro minutos, mais um pênalti (bola na mão de Bazoer), o VAR confirmou, e Malen acertou para fazer seu quinto gol num só jogo, feito que ninguém conseguia na Eredivisie pelo PSV desde 1964. Goleada para acirrar ainda mais a expectativa rumo ao clássico contra o Ajax, também líder.



Utrecht 3x1 Emmen (sábado, 14 de setembro)

Vindo de duas derrotas e um começo inconstante de temporada, o Utrecht precisava melhorar. E tinha dificuldades contra o Emmen, que até mandou uma bola na trave (aos 27', com Michael de Leeuw). Porém, se os Utregs têm dificuldades, quem eles chamam? Adrián Dalmau: aos 37', o atacante espanhol completou escanteio para fazer 1 a 0, marcando gol pela terceira rodada seguida. Já no começo do segundo tempo, outro escanteio rendeu o segundo dos mandantes: Gyrano Kerk fez o gol, aos 54'. Porém, a tensão voltaria aos 58', com o gol do Emmen - Nikolai Laursen lançou De Leeuw, e desta vez ele acertou. Só nos acréscimos o Utrecht teve certeza de que a vitória não escaparia, com Jean-Christophe Bahebeck fazendo o terceiro aos 90' + 4.



Zwolle 6x2 RKC Waalwijk (domingo, 15 de setembro)

É possível dividir em duas partes o jogo que deu a primeira vitória do Zwolle em casa na temporada. Na primeira, o RKC Waalwijk parecia mais destinado à vitória: Iliass Bel Hassani até abrira o placar para os Zwollenaren aos 26', mas o zagueiro Melle Meulensteen empatou para o RKC logo aos 28' (num bonito chute de fora da área), e Clint Leemans virou para 2 a 1 aos 35', quando seu cruzamento tomou o caminho das redes. Já com o segundo tempo em andamento e o Zwolle buscando a vitória, veio a campo o atacante Reza Ghoochannejhad, aos 55', substituindo Dennis Johnsen. Aí, começou a segunda parte do jogo. Porque aos 60', Reza empatou em 2 a 2, de cabeça. Na reta final, aos 81', o atacante iraniano (recém-chegado ao Zwolle) virou para 3 a 2, também de cabeça. Mais dois minutos, mais um gol de Reza: 4 a 2. E aos 88', "Gucci" completou: quarto gol dele, 5 a 2 - nunca um reserva saíra do banco para fazer quatro gols na história do Campeonato Holandês! Só para completar a inesperada goleada, ainda houve tempo de Gustavo Hamer marcar o sexto do Zwolle, nos acréscimos.



Heracles Almelo 4x1 Willem II (domingo, 15 de setembro)

Um pouco mais aliviado após a primeira vitória no campeonato - há duas semanas, contra o Groningen, fora de casa -, o Heracles se mostrou mais ofensivo, fazendo o primeiro gol logo aos 17 minutos, com Cyriel Dessers. E os mandantes estavam melhores em Almelo, até serem surpreendidos pelo empate: aos 33', Mike Trésor Ndayishimiye cruzou para Vangelis Pavlidis conferir o 1 a 1 do Willem II. Porém, os Heraclieden continuaram calmos. Tiveram o prêmio aos 42': Mauro Júnior cobrou falta, e Dessers se livrou da marcação para desviar e fazer 2 a 1. Na etapa final, veio a consolidação da goleada. Aos 55', Silvester van der Water recebeu a bola ajeitada por Alexander Merkel e chutou forte para o 3 a 1. Finalmente, aos 63', após cruzamento afastado parcialmente por Jordens Peters, Mauro Júnior arrematou para dar números finais à segunda vitória seguida dos Almelöers.



Feyenoord 3x2 ADO Den Haag (domingo, 15 de setembro)

O começo em De Kuip foi o melhor possível para o Feyenoord. Já aos cinco minutos, Bilal Ould-Chikh agarrou o lateral Ridgeciano Haps na área, e o juiz Serdar Gözübüyük marcou o pênalti, que Rick Karsdorp converteu para o 1 a 0, aos 7'. Com velocidade nas laterais, o Stadionclub pressionava a defesa do ADO Den Haag, que falhava. Foi assim no segundo gol, aos 21': o goleiro Mike Havekotte se complicou no chutão para devolver a bola, Luciano Narsingh dominou, entrou na área, tabelou com Luis Sinisterra e tocou na saída de Havekotte. Aos 33', mais um pênalti (até ingênuo): Sinisterra cruzou, Aaron Meijers interceptou com a mão, e Leroy Fer bateu forte para fazer 3 a 0. O jogo parecia decidido, e o time da casa se tranquilizou. Até demais. Porque o Den Haag cresceu, e teve sorte aos 77': Meijers cruzou da esquerda, e o zagueiro Edgar Miguel Ié cometeu gol contra. Aos 83', o temor do Feyenoord cresceu mais: cobrança de falta, e Renato Tapia desviou para o próprio patrimônio - mais um gol contra, 3 a 2. Pelo menos, parou nisso. O Feyenoord conseguiu sua segunda vitória na temporada, mas teve a lição dos problemas que a perda de concentração pode causar. 



Fortuna Sittard 2x3 Twente (domingo, 15 de setembro)

O Twente chegou para o jogo em Sittard buscando prosseguir com o bom início de temporada. Logo teve sinais de que conseguiria aos 16', com o 1 a 0: Aitor Cantalapiedra lançou em profundidade, e Keito Nakamura concluiu. Aos 24', já veio o segundo gol dos Tukkers: Javier Espinosa recebeu, driblou o zagueiro e chutou para as redes. Aí, houve um duro golpe, é verdade: a expulsão de Nakamura, ainda antes do intervalo, por carrinho em Felix Passlack (revisto pelo VAR). O Fortuna Sittard voltou do intervalo pressionando, mas parou nas boas defesas do goleiro Joël Drommel. E num raro contra-ataque, o Twente foi eficiente: aos 66', após rebote de chute, o albanês Giorgi Aburjania fez 3 a 0. Houve mais alguns sustos: aos 78', Haris Vuckic cometeu gol contra (desviou cruzamento), e Amadou Ciss diminuiu para 3 a 2 já aos 90' + 5. Mas, de fato, o Twente segue otimista: invicto em seis rodadas, terceiro colocado no campeonato. Nada mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário