segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 8ª rodada da Eredivisie

Emmen 3x0 ADO Den Haag (sexta-feira, 27 de setembro)

O Emmen já passara bem perto da vitória, contra o Feyenoord, na rodada passada. E começou pressionando os visitantes de Haia. Teve sorte para obter o primeiro gol, aos 16': Jan Niklas Beste cobrou falta querendo mandar a bola para Michael de Leeuw, o atacante até desviou, mas a esférica só foi para as redes no desvio acidental do meio-campista John Goossens, cometendo gol contra. Daí por diante, o Den Haag começou a pressionar em busca do empate. Com uma perda na zaga (o zagueiro Nick Bakker saiu lesionado), o Emmen teve sérias dificuldades. Na etapa inicial, Dion Malone e Shaquille Pinas podiam ter empatado. Já no segundo tempo, Crysencio Summerville passou perto do empate, aos 61'. Mas os donos da casa se seguraram na defesa. Tiveram o prêmio aos 69': Luciano Slagveer cruzou para De Leeuw fazer 2 a 0. Finalmente, aos 74', o goleiro Dennis Telgenkamp cobrou tiro de meta... e "lançou" para Slagveer fechar o placar de uma útil vitória.


VVV-Venlo 0x3 Heerenveen (sábado, 28 de setembro)

O começo da partida em De Koel já foi um forte sinal de que os mandantes de Venlo sofreriam. Aos 8', o lateral Sherel Floranus passou por John Yeboah, cruzando para Chidera Ejuke marcar 1 a 0 para o Heerenveen. Aos 13', Ejuke estava no lugar certo, na hora certa: aproveitou tiro de meta mal cobrado pelo goleiro Thorsten Kirschbaum para marcar pela segunda vez na partida. A reação do VVV poderia ter sido aos 24', após o pênalti marcado na queda de Haji Wright - poderia, mas não pôde, porque o arqueiro Warner Hahn pegou a cobrança do próprio Wright. Na etapa final, restou aos Venlonaren pressionarem a defesa dos visitantes da Frísia, que apenas esperavam pela chance definitiva do contra-ataque. Ela demorou, mas veio: aos 87', Jens Odgaard fez o terceiro gol. O Fean voltava a vencer na Eredivisie, após seis partidas


Ajax 2x0 Groningen (sábado, 28 de setembro)

Desde o começo na Johan Cruyff Arena, foi o de sempre: o Ajax chegando. Pelas pontas, pois não havia muito espaço no meio. Foi assim aos 37', quando Lisandro Martinez ajeitou, Donny van de Beek cruzou, e após desvio da zaga, Dusan Tadic finalizou por cima do gol. Mais ainda aos 38', quando Tadic veio pela esquerda, cruzou, e Van de Beek concluiu, mas o zagueiro Mike te Wierik tirou na pequena área. Só que o Groningen também assustou em dois contragolpes: aos 21', Ramon-Pascal Lundqvist ajeitou e Django Warmerdam errou o chute, enquanto aos 38', Charlison Benschop lançou Warmerdam, o meia-esquerda cruzou, e Deyovaisio Zeefuik completou, mas André Onana espalmou. Na etapa final, o Ajax seguia martelando, diante da fechada e compacta defesa visitante. Daley Blind quase fez, aos 59'. Mas a firmeza dos Groningers só relaxou com a expulsão de Warmerdam, aos 73', pelo segundo cartão amarelo, após cera em lateral. Mais três minutos, e Martínez enfim fez o 1 a 0 do Ajax, em bonito chute de fora da área. E aos 79', afinal Klaas-Jan Huntelaar definiu o placar, na pequena área, completando passe de Van de Beek, após Ziyech lançar.


Fortuna Sittard 0x0 Sparta Rotterdam (sábado, 28 de setembro)

Jogando em casa, enfim o Fortuna Sittard pôde prantear como queria o falecido Fernando Ricksen (1976-2019), que começou e terminou sua carreira no clube auriverde. E o minuto de silêncio e de homenagens da torcida foi quase a única fonte de emoções em Sittard. Com bola rolando, a chance mais emocionante do primeiro tempo só surgiu aos 36', quando Tesfaldet Tekie chutou para boa defesa do goleiro do Sparta, Tim Coremans. Os visitantes responderam aos 40', quando Halil Dervisoglu chutou para fora, mandando a bola perto do gol. No segundo tempo, de novo as chances demoraram - e foram só dos Spartanen: aos 75', com Bryan Smeets, e aos 77', com o arqueiro Alexei Koselev impedindo o gol de Khalid Karami. E a partida ficou no empate sem gols.


RKC Waalwijk 1x2 Vitesse (domingo, 29 de setembro)

Durante um bom tempo, o que se viu em campo foi o esperado entre o quarto colocado, de boa campanha na Eredivisie, e o frágil lanterna da liga. A jogada do primeiro gol do Vites, aos 16', foi exemplar das dificuldades defensivas do RKC: Matus Bero teve todo o espaço para o lançamento em profundidade, e Nouha Dicko (titular da equipe de Arnhem pela primeira vez) teve toda a liberdade para fazer 1 a 0. A desordem era tanta na zaga dos mandantes que até houve discussão durante o jogo, entre o goleiro Etienne Vaessen e o lateral esquerdo Paul Quasten. Tudo isso poderia ter mudado na etapa final: aos 50', Stanley Elbers foi agarrado por Julian Lelieveld, o juiz Bas Nijhuis apitou o pênalti para o RKC e, após rever o lance a conselho do VAR, expulsou Lelieveld. Clint Leemans cobrou e empatou. Mas o VAR que afagara o RKC abriria o caminho da vitória ao Vites: aos 74', Oussama Tannane foi derrubado na área, mais um pênalti foi marcado, e o próprio Tannane fez 2 a 1.


Zwolle 0x4 PSV (domingo, 29 de setembro)

É possível dizer que o primeiro tempo foi equilibrado. De um lado, o PSV tentava se impor. Aos 14', Mohamed Ihattaren arriscava, para o goleiro Xavier Mous pegar em dois tempos. E aos 26', Ihattaren cruzou, e Denzel Dumfries apareceu na grande área, mas cabeceou para fora. Por outro lado, o Zwolle ousava em chutes de fora - e teve chance perigosa aos 30': Nick Viergever errou na saída de bola, e Reza Ghoochannejhad recebeu livre, batendo da entrada da área para Jeroen Zoet espalmar. Mas ao fim e ao cabo, quem abriu o placar num chute de longe foram os visitantes de Eindhoven, aos 39', com Pablo Rosario. E no segundo tempo, os Boeren foram soberanos. Aguentaram pequena pressão dos mandantes, até que Malen marcasse seu oitavo gol no campeonato, aos 68', num chute rasteiro (e defensável...) no canto direito de Mous. Mais quatro minutos, e veio o 3 a 0 numa bonita troca de passes: de Dumfries para Malen, de Malen para Bergwijn, e de Bergwijn para Ritsu Doan chutar colocado e marcar seu primeiro gol com a camisa dos Boeren. Ainda houve tempo para Esteban Gutiérrez - vindo do banco, como Doan - completar a goleada, na pequena área, aos 90' + 4.


Utrecht 2x0 Willem II (domingo, 29 de setembro)

Na etapa inicial, o que se viu foi preocupante em termos de emoções: nem mandantes nem visitantes trouxeram emoções no estádio Galgenwaard. O Willem II chegou só aos 12', quando Vangelis Pavlidis ajeitou um cruzamento para Ché Nunnely finalizar - e o goleiro Maarten Paes, defender. Já o Utrecht só tentou aos 31', quando Simon Gustafson bateu de longe, e o goleiro Timon Wellenreuther pegou. A partida só esquentou no segundo tempo, por obra e graça do VAR: o lateral esquerdo do time da casa, Leon Guwara, levara cartão amarelo após carrinho perigoso - tão perigoso que, após revisão, Guwara foi expulso, deixando o Utrecht com dez homens. Pois o time da casa até melhorou com um a menos: foi mais perigoso no ataque - destaque para a bola na trave de Bart Ramselaar, aos 68'. Finalmente, aos 87', o gol do alívio: Adam Maher cobrou falta, e o capitão Willem Janssen cabeceou para abrir o placar. E até houve tempo para, nos acréscimos, Gyrano Kerk assegurar o 2 a 0.


Feyenoord 5x1 Twente (domingo, 29 de setembro)

O Feyenoord até se assustou com o Twente num chute de Keito Nakamura, aos 4'. Mas já dois minutos depois, Steven Berghuis tratou de tranquilizar a torcida em De Kuip, fazendo 1 a 0 em jogada individual. Ainda assim, o Twente buscava o empate. Conseguiu aos 23', num erro de Jens Toornstra: ao inverter o jogo, pôs a bola no pé de Aitor Cantalapiedra, que tabelou com Haris Vuckic e fez 1 a 1. Mas antes que o temor de novo tropeço do Stadionclub se instalasse, Sam Larsson recolocou os mandantes na frente aos 25'. No começo da etapa final, os Feyenoorders pressionaram o goleiro Joël Drommel, em chutes de Berghuis aos 49' e 50'. Mas Larsson foi o nome que impulsionou a goleada - começando com o terceiro gol, aos 55', em belíssima jogada, driblando na linha de fundo e chutando quase sem ângulo. Daí, Luis Sinisterra ganhou destaque, com o quarto gol, aos 67', completando rebote, e com a bola na trave aos 69'. E Larsson teve sorte em seu terceiro gol no jogo, aos 88', completando a goleada "sem querer": Drommel cobrou tiro de meta, a bola bateu no sueco e entrou. Nada como um placar elástico para diminuir a pressão que andava sobre De Kuip...


AZ 2x0 Heracles Almelo (domingo, 29 de setembro)

O AZ só tinha dois integrantes do seu promissor trio de ataque: com vistas ao jogo contra o Manchester United, pela Liga Europa, na próxima quinta, Calvin Stengs começou no banco. Mas logo teve de entrar: aos 28', o atacante substituiu o lesionado Albert Gudmundsson. E aí, Stengs, Myron Boadu e Oussama Idrissi tiveram no caminho o goleiro Janis Blaswich. O arqueiro do Heracles impediu tudo no 1º tempo: um chute de Gudmundsson aos 25', após escanteio, um arremate de Boadu aos 31', chute de Idrissi aos 34', até uma batida de Dani de Wit que desviou na trave, aos 43'. Só uma bola parada, no segundo tempo, enfim deu a vantagem que o time de Alkmaar fazia por merecer: aos 54', o lateral Jonas Svensson foi agarrado por Alexander Merkel, o juiz Pol van Boekel apitou o pênalti, e Teun Koopmeiners cobrou para o 1 a 0. Os Heraclieden visitantes ainda pressionaram em busca do empate - quase conseguido por Cyriel Dessers, aos 80' -, mas afinal Stengs tranquilizou os Alkmaarders, fazendo 2 a 0 aos 88', num chute colocado, mantendo o AZ em 3º lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário