quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Mais sorte do que juízo

Luuk de Jong e o gol do alívio: Holanda escapou por muito pouco de uma decepção contra a Irlanda do Norte (BSR Agency)

Por um lado, é o que Memphis Depay disse após o fim do jogo em De Kuip: "Eu já disse: podemos nos recuperar, esta Laranja não desiste". De fato, de novo a seleção da Holanda foi valorosa e buscou uma vitória nos últimos momentos do jogo. Por outro lado, pelo que se viu em boa parte dos 90 minutos contra a Irlanda do Norte, em Roterdã, pelas Eliminatórias da Euro 2020, ainda está claro que a Oranje ainda tem sérias dificuldades de superar adversários que a deixam sem espaço em campo. Pior: ainda tem sérias dificuldades de se manter em alto nível durante toda uma partida. Só a capacidade individual fez com que chegasse a vitória que coloca os Países Baixos na rota da Euro.

A rigor, isso era até previsível. Nas entrevistas coletivas antes do jogo, o técnico Ronald Koeman já alertava que a Irlanda do Norte era "valente", uma "máquina de lutar". Aliás, o esforço gigante na defesa, no fechamento de espaços para os adversários, é um dos fatores que justifica o bom momento da seleção (vinda de uma participação na Euro 2016, esteve na repescagem das Eliminatórias da Copa de 2018). E foi justamente isso que se viu no primeiro tempo em De Kuip. Tentar o ataque, os norte-irlandeses não tentaram: apenas pressionavam a defesa holandesa, em busca de um erro. Então, Matthijs de Ligt tinha de tocar para Virgil van Dijk, que recuava para o goleiro Jasper Cillessen, que tentava o chutão para o ataque.

A Holanda tentava pelo alto, por baixo, mas a Irlanda do Norte sempre estava atenta na defesa (BSR Agency)
Acabavam-se aí as chances da Holanda conseguir algo, pelo menos durante o primeiro tempo. Porque os quatro defensores - e os cinco meio-campistas postados e compactados em frente à grande área - deixavam a Laranja sem espaços. Para piorar, Denzel Dumfries tinha dia ruim na lateral direita. Até houve uma "quase-chance" para os donos da casa em Roterdã: aos 27', numa jogada que teve chutes de Georginio Wijnaldum (a bola bateu em Stuart Dallas) e Daley Blind (bateu para fora). Ryan Babel e Memphis Depay até pegavam a bola em busca do chute. Mas arremate a gol, que fizesse trabalhar tanto Cillessen quanto Bailey Peacock-Farrell, o arqueiro da Irlanda do Norte, nada. Nem de um lado, nem do outro.

Para os visitantes, tudo bem: era um ponto valioso, que os mantinha na liderança do grupo C. Já para a Holanda, era muito ruim: freava o otimismo em torno desta geração, decepcionava a torcida, trazia de volta o perigo de precisar encarar a repescagem por uma vaga na Euro. Aos poucos, os espaços até apareceram. Assim como as chances: um chute de Wijnaldum após troca de passes de Ryan Babel e Steven Bergwijn aos 50', um desvio providencial de George Saville antes que Dumfries chegasse para cabecear, aos 53', um toque de Memphis Depay que Jonny Evans afastou na pequena área, aos 72'. A esta altura, já estavam em campo dois nomes que tornavam a Holanda um pouco mais dinâmica: Donny van de Beek, no meio, e Donyell Malen, no ataque.

O gol de Magennis poderia ter sido um tremendo prêmio para o esforço norte-irlandês. Faltou aguentar no fim... (Simon Stacpoole/Offside/Offside via Getty Images)

Justamente quando eles entraram, também veio para a Irlanda do Norte um atacante: Josh Magennis, substituindo Kyle Lafferty no ataque. Magennis seria o único norte-irlandês na frente, à espera de uma chance que pudesse aproveitar. E ela apareceu: aos 75', quando uma bola cruzada foi mal rebatida tanto por De Ligt quanto por Daley Blind. Dallas pegou na direita da grande área, quase sem ângulo. Mas passou por Blind, cruzou, e Magennis estava no meio da pequena área, livre, para cabecear e fazer 1 a 0. Parecia o gol de uma vitória gigante da Irlanda do Norte - e o gol que preconizava um imenso vexame da seleção masculina holandesa, sem perder em De Kuip desde 2000, sem empatar desde 2007. Tudo pela incompetência em escapar da marcação norte-irlandesa.

O desespero fez a Holanda se mexer. No "abafa" puro e simples, como ficou claro pela entrada de Luuk de Jong, no lugar de Dumfries. Cansada, a Irlanda do Norte tinha os espaços abertos. Num deles, Memphis Depay recebeu a bola de Bergwijn na área e tocou cruzado, de bico, para empatar, aos 80'. Foi a senha para a pressão quase irrespirável da Holanda nos minutos finais. Parecia que não daria certo - aos 85', livre na área após cruzamento de Memphis, Malen cabeceou para fora. Mas a insistência, ainda que desorganizada, teve sucesso nos acréscimos, com o gol de Luuk de Jong aos 90' + 1, aproveitando bola solta, e o de Depay, dois minutos depois, resolvendo de vez a vitória aliviante.

Por linhas tortas, de modo torturante, a Holanda conseguiu ficar perto da Euro 2020, líder do grupo C que é agora (12 pontos, como Irlanda do Norte e Alemanha, mas superior no confronto direto com os alemães, vice-líderes). Vencer Belarus fora de casa, no domingo, deixará a classificação por um ponto. Mas o cenário positivo só chegou porque, de novo, a Laranja teve mais sorte do que juízo.

Eliminatórias da Euro 2020
Holanda 3x1 Irlanda do Norte
Local: De Kuip (Roterdã)
Data: 10 de outubro de 2019
Árbitro: Benoît Bastien (França)
Gols: Josh Magennis, aos 75', Memphis Depay, aos 80' e aos 90' + 4, e Luuk de Jong, aos 90' + 1

Holanda
Jasper Cillessen; Denzel Dumfries (Luuk de Jong), Matthijs de Ligt, Virgil van Dijk e Daley Blind; Marten de Roon (Donny van de Beek), Georginio Wijnaldum e Frenkie de Jong; Steven Bergwijn, Memphis Depay e Ryan Babel (Donyell Malen). Técnico: Ronald Koeman

Irlanda do Norte
Bailey Peacock-Farrell; Michael Smith, Craig Cathcart, Jonny Evans e Shane Ferguson; Paddy McNair, Corry Evans (Tom Flanagan), Steven Davis, George Saville (Jordan Thompson) e Stuart Dallas; Kyle Lafferty (Josh Magennis). Técnico: Michael O'Neill

Um comentário:

  1. Ufaa!!!! Torcer pra oranje é + 1 prazer. É sofrer muito tbm.
    Graças a Deus viramos esse jogo
    Agora é ratificar a vitória contra belarus e ficar bem próximo da Euro
    "Vc me faz sofrer muito,mas não ligo...
    Te amo minha oranje a cada dia que passa"

    ResponderExcluir