quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Para afastar os medos

Sorrisos e tranquilidade: a seleção da Holanda segue assim. Mas tem dois jogos em que a vitória é fundamental. Até para manter isso (BSR Agency)
Está certo, a pessoa que lê os escritos neste blog já sabe que a seleção masculina da Holanda voltou a ser minimamente respeitada, que há talentos inegáveis na Laranja, que a vitória contra a Alemanha na rodada passada das Eliminatórias da Euro 2020 foi mais uma prova de força, que houve o vice-campeonato na Liga das Nações (é pouca coisa, mas é alguma coisa)... mas ainda não dá para dizer, com certeza e segurança totais, que "a Holanda voltou" - coisa já escrita aqui, precipitadamente. Isso só poderá ser dito sem contestação quando a Oranje retornar a um grande torneio. E a vaga na Euro ficará mais próxima caso ela vença seus jogos pela qualificação, nestas datas FIFA, contra Irlanda do Norte (nesta quinta, em Roterdã) e Belarus (no próximo domingo, em Minsk).

Para sorte da seleção dos homens dos Países Baixos, segue tudo bem nela. A base dos 23 convocados traz os nomes habituais, Ronald Koeman faz um razoável trabalho como técnico, todos os jogadores estão em forma para as partidas contra norte-irlandeses e bielorrussos. Mais importante de tudo, talvez: a confiança está em alta. Tão em alta que Koeman já apregoou, na entrevista coletiva da segunda-feira passada: as próximas convocações podem trazer algumas novidades, como esta já trouxe, com um atacante a mais. "Talvez possamos mudar mais jogadores entre uma partida e outra, o que fizemos menos nos últimos tempos. Acho que temos uma seleção comparável às de muitos outros países. Em especial, com a dos melhores países. Isso também ocorre pelo fato de termos muitos nomes na frente, que se desenvolvem, que conseguem mais criatividade e velocidade no jogo deles, tornando [o time] mais perigoso com isso". 

Koeman também antecipou que os nomes em destaque simultâneo podem até entrar em convocações futuras: "Geralmente trabalhamos com um grupo fixo. Mas se alguém embalar, estar imparável, eu também abrirei caminho para ele". Foi o que aconteceu com Donyell Malen: nome que ajudou demais na vitória sobre a Alemanha, o atacante do PSV e goleador atual do Campeonato Holandês foi convocado de novo. Pode ser o que acontecerá com nomes como Sergiño Dest, lateral direito que vem se destacando no Ajax, e que ganhava espaço nas seleções dos Estados Unidos... até uma reunião que o treinador da seleção holandesa mencionou: "Eu e Nico-Jan Hoogma [diretor técnico da federação] conversamos com ele. Não prometi nada, mas comuniquei, da minha maneira, que vejo futuro para ele dentro da seleção da Holanda". Outro desses é Mohamed Ihattaren, meio-campista que vem crescendo no PSV. Além dos nomes da seleção sub-21: Justin Kluivert - que pediu convocação -, Calvin Stengs, Myron Boadu...

Ronald Koeman já sabe o time que deseja escalar. Confia nele. Mas pede cuidado (Pro Shots)
Um outro nome holandês que vem se destacando provém uma das raras contestações ao trabalho de Koeman: Wout Weghorst. Alguns perguntaram: por que o atacante, em bom momento no ataque do Wolfsburg, segue de fora das convocações? Enfim, o treinador justificou. Com poucas palavras: "Se eu preciso forçar mais no ataque, acho Luuk [de Jong] melhor nisso do que Weghorst". Logo depois, amenizou: "Mas é verdade que ele [Weghorst] está bem, marcando muitos gols, não posso ignorar. Precisa continuar fazendo isso, e também mostrar que melhorou como um todo, não se preocupando só com os gols".

É a única contestação que perturba um pouco o time titular. Jasper Cillessen ainda é contestado no gol, após algumas falhas no Valencia? Koeman dá de ombros: "Se eu for reagir a cada crítica dos comentaristas de televisão, melhor parar". Matthijs de Ligt ainda está inconstante demais na Juventus? O próprio tenta acalmar as desconfianças: "Já posso dizer que estou mais acostumado [em relação às primeiras partidas], mas ainda posso melhorar. Você anda na corda bamba, vá bem ou vá mal. Infelizmente, é a vida de um zagueiro. Tento aprender com meus erros".

De todo modo, a Holanda está bem. Confiante, como o próprio Koeman pediu que seja para os jogos: "No geral, precisamos mostrar nossa superioridade e pressioná-los". Tão confiante que o técnico sempre tenta colocar um alerta - principalmente para o jogo desta quinta em De Kuip, contra a Irlanda do Norte, que ainda sonha com uma das vagas diretas à Euro. Primeiro, o técnico alertou que os norte-irlandeses são "uma máquina de lutar", em razão do conhecido esforço do adversário em campo. Depois, repreendendo algumas desatenções nos treinos em Zeist: "Eu vi alguns momentos em que as coisas não foram boas. Por uma preparação curta, por cansaço. Sim, talvez por presunção também". E deixando claro que, se a Holanda é favorita, precisará entrar com todo o gás para justificar isso: "Demos aos jogadores toda a informação possível sobre o jogo. Mas eles precisam estar atentos".

Se estiverem, o caminho estará andado para superar Irlanda do Norte e Belarus. E para entrar de vez na rota da classificação da Euro 2020, afastando os medos - pequenos, mas ainda existentes - de que uma crise possa voltar à seleção masculina holandesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário