segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 9ª rodada da Eredivisie

Groningen 3x0 RKC Waalwijk (sexta-feira, 4 de outubro)

No começo do jogo, o RKC Waalwijk ainda teve algumas esperanças de enfim vencer no campeonato: Stanley Elbers, aos 12', e Dylan Vente, aos 14', quase deixaram os Católicos na frente. Só que a esperança começou a virar pó aos 21': Ajdin Hrustic cobrou falta, e o zagueiro Mike te Wierik colocou o Groningen na frente, de cabeça. Aos 38', a vantagem foi ampliada: após jogada do lateral direito Deyovaisio Zeefuik, Charlison Benschop fez 2 a 0. Dali por diante, o RKC só voltou a dar sinal de vida aos 63', num chute de Clint Leemans. Mas o time da casa logo restabeleceu a verdade do que se viu em campo: aos 78', Gabriel Gudmundsson definiu o placar. O time de Waalwijk segue com uma campanha altamente preocupante: em nove jogos, só um ponto - desde 2010/11 um lanterna da Eredivisie não começava tão mal a liga.



Heracles Almelo 2x0 Emmen (sábado, 5 de outubro)

No começo do jogo, Cyriel Dessers já poderia ter aberto o placar para o Heracles: aos 3', ficou frente a frente com o goleiro Dennis Telgenkamp, mas este evitou o gol ao tirar a bola com um carrinho. Depois, aos 22', quase Joey Konings abriu o placar para os mandantes. O 1 a 0 demorou, mas enfim chegou aos 31', também com Dessers: Silvester van der Water cruzou, e o atacante belga ficou livre com um escorregão do zagueiro Keziah Veendorp, completando para as redes. O Emmen só teve leve chance de empatar aos 43', mas o lateral Glenn Bijl chutou para fora. E os Heraclieden seguiram dominando na etapa complementar. Domínio que ficou claro com o segundo gol, aos 59': Lennart Czyborra cruzou, e Veendorp cometeu gol contra ao escorar à sua própria meta. O time de Almelo teve chances de ampliar, e começa a se recuperar de um começo irregular: já ocupa o 7º lugar na liga.



Sparta Rotterdam 2x1 Twente (sábado, 5 de outubro)

Eram dois clubes vindos da segunda divisão, que tiveram bom começo nesta Eredivisie. Mas no primeiro tempo, só o Sparta mostrou ataque digno da fama em Het Kasteel: fez o goleiro Joël Drommel, do Twente, trabalhar muito - por exemplo, em cabeceios de Jurgen Mattheij (aos 10') e Ragnar Ache (aos 35'). Os Spartanen tiveram a compensação merecida logo após o intervalo: aos 48', Mohamed Rayhi passou de primeira para Halil Dervisoglu fazer 1 a 0 - gol na quarta rodada seguida para Halil. Mas não houve muito tempo para comemorar: já aos 51', após uma bola cruzada bater nele, Calvin Verdonk aproveitou e empatou para o Twente. E o jogo esquentou, com chances da casa (Lars Veldwijk, aos 75') e fora (Emil Berggreen, aos 73'). Na reta final, dois momentos decisivos: aos 84', após rever falta a pedido do VAR, o juiz Jeroen Manschot deu cartão vermelho ao lateral Julio Pleguezuelo. E aos 88', num belíssimo chute, Bryan Smeets fez o gol(aço) da vitória do Sparta.



Vitesse 2x1 Utrecht (sábado, 5 de outubro)

A partida em Arnhem era importantíssima - para o Vites, vencer seria se manter perto dos líderes; para os Utregs, chegar definitivamente às primeiras posições. E os visitantes começaram avançando. Só que Oussama Tannane, do Vitesse, seria o protagonista da primeira etapa. Para o bem: aos 9', Tannane cobrou escanteio, e Max Clark cabeceou para fazer o 1 a 0 dos anfitriões. E para o mal: aos 33', o meia/atacante torceu o joelho numa dividida, e teve de ser substituído. O Vitesse sentiu, e o Utrecht aproveitou: aos 38', num forte chute de fora da área, Adam Maher empatou o jogo. Os visitantes terminaram o 1º tempo melhores (quase viraram com Sander van de Streek), e começaram o 2º tempo também assim. Mas o Vitesse foi à frente a partir dos 65', num cabeceio perigoso de Bryan Linssen. E uma infelicidade do goleiro Maarten Paes, do Utrecht, deu o gol da vitória que manteve o time aurinegro de Arnhem perto dos líderes: aos 68', Clark chutou, Tim Matavz desviou, e Paes ficou "com as penas do frango" na mão - a bola passou por baixo das pernas. Faz parte do jogo...



Heerenveen 1x0 Zwolle (sábado, 5 de outubro)

Até que o Zwolle conseguiu equilibrar as coisas no começo do jogo contra o Heerenveen. Mas perdeu um jogador importante aos 33', quando o volante Gustavo Hamer se lesionou, precisando dar lugar ao estreante Destan Bajselmani. O Fean foi melhorando, e teve o prêmio no último lance do primeiro tempo: aos 45', Mitchell van Bergen tabelou com Jens Odgaard, saiu na cara do goleiro Xavier Mous e fez 1 a 0 para os mandantes. Que poderiam até ter ampliado no segundo tempo: Odgaard finalizou na trave aos 64', o zagueiro Darryl Lachman quase cometeu gol contra aos 78', o zagueiro Ibrahim Dresevic quase marcou a favor aos 81' (cabeceio por cima do gol). Mas os anfitriões mantiveram a vantagem, e tiveram o que comemorar. Após cinco meses, uma vitória em casa pelo Campeonato Holandês; e segunda vitória seguida nesta temporada de Eredivisie.



ADO Den Haag 0x2 Ajax (domingo, 6 de outubro)

Houve algumas tentativas do ADO Den Haag: logo no primeiro minuto em Haia, por exemplo, um cruzamento rasteiro fez a bola passar reto por Michiel Kramer na pequena área. Mas na primeira chance de gol que o Ajax teve, aos 10', já fez 1 a 0 - Ziyech veio com a bola até a entrada da área, e tocou para Klaas-Jan Huntelaar completar, na saída do goleiro Luuk Koopmans. Por falar nele, Koopmans fez algumas grandes defesas: a melhor delas, aos 36', quando o lateral Milan van Ewijk errou, Quincy Promes veio livre e passou a Ziyech, que chutou para o arqueiro do Den Haag desviar e evitar o gol. Mas se a primeira etapa ainda teve equilíbrio (incluindo chance de Kramer empatar, aos 27'), o segundo tempo foi bastante... chato. O Ajax apenas fazia o tempo passar; o Den Haag até buscava o empate - chegou perto num chute de Bilal Ould-Chikh, aos 81', para fora -, mas tinha pouca qualidade para tanto. Até que, aos 86', num contra-ataque, Donny van de Beek trouxe a bola até as redondezas da grande área, deixou-a com Ziyech, e este colocou David Neres na cara do gol, para o brasileiro fazer 2 a 0. Um triunfo burocrático. Mas o Ajax lidera, pelo maior saldo de gols.



Fortuna Sittard 4x2 Feyenoord (domingo, 6 de outubro)

O Fortuna Sittard já teve o sinal de que seria seu dia com 1min39s de jogo: Bassala Sambou cruzou, e Felix Passlack ajeitou de calcanhar para Amadou Ciss, sozinho, fazer 1 a 0 no Feyenoord. O golpe foi forte, e o Stadionclub só reagiu aos 13': Steven Berghuis cobrou escanteio, e Eric Botteghin completou de voleio, com o goleiro Alexei Koselev evitando o gol. Aos 18', Sam Larsson chutou, perto do gol. Finalmente, aos 27', o empate: Ridgeciano Haps arriscou de fora, a bola desviou no zagueiro Cian Harries e tirou as chances de defesa de Koselev. Aí o Fortuna se valeu do péssimo dia da defesa Feyenoorder. Ainda no 1º tempo, aos 34', Passlack teve liberdade para cruzar da direita; Ciss, para cabecear e marcar o (seu) segundo. Aos 43', após falta, a bola ficou com os auriverdes, e Harries ampliou: 3 a 1. E com apenas alguns segundos de etapa final, a bola foi cruzada para Sambou, também sozinho, cabecear para o 4 a 1 do Fortuna. O Feyenoord se recompôs com o segundo gol - Berghuis, aos 66', aproveitando rebote. Quase marcou aos 81', quando Luis Sinisterra cabeceou na trave. Mas o Fortuna Sittard comemorou a primeira vitória na Eredivisie. E que vitória...



PSV 4x1 VVV-Venlo (domingo, 6 de outubro)

O VVV-Venlo até assustou no comeo: aos 8', Tobias Pachonik cruzou para a área, Haji Wright completou, e o goleiro Robbin Ruiter (substituto do lesionado Jeroen Zoet) rebateu. Mas o PSV logo ficou com a posse de bola - 80% no primeiro tempo! -, e começou a criar chances. Aos 17', após tabelar com Donyell Malen, Michal Sadílek bateu, e o arqueiro Thorsten Kirschbaum espalmou. E aos 34', houve uma sequência de chances: primeiro Ritsu Doan, depois Esteban Gutiérrez. Na etapa complementar, os Boeren continuaram pressionando. Até que, aos 61', num contra-ataque, veio o alívio: Denzel Dumfries lançou, Steven Bergwijn dominou a bola na área, driblou duas vezes o zagueiro Steffen Schäfer, tocou cruzado para o 1 a 0 (e homenageou Mohamed Ihattaren, ausente pela morte do pai). Aos 65', Bergwijn "retribuiu": cruzou para Dumfries fazer o segundo, de cabeça. E aos 70', veio o esperado gol de Malen, completando passe de Cody Gakpo para marcar seu nono gol nesta Eredivisie. O VVV até conseguiu seu gol, num bonito voleio de Pachonik, aos 73'. Mas a ampla superioridade dos mandantes de Eindhoven foi confirmada aos 86': Gakpo passou, Malen chutou, gol.



Willem II 1x1 AZ (domingo, 6 de outubro)

O AZ começou melhor fora de casa, terceiro colocado da Eredivisie que é. Teve uma boa chance com Dani de Wit, aos 17'. E logo fez 1 a 0 aos 22': Dries Saddiki derrubou Myron Boadu na área, o juiz marcou o pênalti, e Teun Koopmeiners cobrou com a precisão habitual. Parecia que tudo daria certo para os visitantes de Alkmaar. Só que o Willem II mostrou que não seria bem assim: aos 31', Marios Vrousai lançou em profundidade, e Mats Köhlert finalizou para fazer 1 a 1, vazando a meta do goleiro Marco Bizot após 388 minutos. E os Tricolores pressionaram ainda mais em busca da virada, no segundo tempo: o atacante Mike Trésor Ndayishimiye saiu do banco para o jogo, e a meta de Bizot foi pressionada. Foi bola na trave do próprio Ndayishimiye (63'), era chute de Vangelis Pavlidis bloqueado (64')... e finalmente, aos 86', Owen Wijndal cometeu pênalti. Era a hora da virada dos Tilburgers. Mas Pavlidis perdeu o pênalti. E o AZ se salvou, embora tenha ficado um pouco mais longe de PSV e Ajax - e tenha perdido Boadu, expulso por um empurrão nos acréscimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário