segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 10ª rodada da Eredivisie

RKC Waalwijk 1x2 Ajax (sábado, 19 de outubro)

Mesmo lanterna da Eredivisie, o RKC Waalwijk é que começou assustando: aos 4', numa cobrança de falta, Clint Leemans mandou a bola no travessão. Só depois o Ajax começou a reagir - como aos 8', quando Dusan Tadic chutou, o goleiro Etienne Vaessen rebateu com o joelho, e depois agarrou o cabeceio de Quincy Promes. O primeiro tempo seguiu assim: Ajax com a bola, pressionando (com Hakim Ziyech, aos 28', e Donny van de Beek, aos 32'), mas parando num RKC que se defendia firmemente e até pressionava - como aos 39', quando Stanley Elbers completou triangulação para a defesa de André Onana. Já na etapa final, bastaram 46 segundos para o Ajax minorar a pressão: Tadic completou cruzamento de Sergiño Dest para fazer 1 a 0. E aparentemente, o time de Amsterdã deslanchara, tendo chances de gol. Mas um azar deu o empate ao RKC, aos 63': Dylan Vente tocou, a bola bateu no zagueiro Perr Schuurs e sobrou para Saïd Bakari tocar na saída de Onana e empatar. Só restou aos Ajacieden voltar a tentar - até Promes marcar o 2 a 1 do desafogo, aos 76', num forte chute. Mas seguiu a pressão: aos 87', Daley Blind salvou a bola na linha. A vitória do líder Ajax foi suada...



AZ 2x4 Heerenveen (sábado, 19 de outubro)

O AZ somente sofrera quatro gols, nas nove rodadas anteriores do campeonato. Pois notou com preocupação que seria diferente, logo aos sete minutos: Joey Veerman cobrou escanteio, e o zagueiro Sven Botman fez 1 a 0 para o Heerenveen. Mas se o Fean ferira com jogada aérea, com jogada aérea seria ferido: aos 31', Ron Vlaar foi quem subiu na área, para cabecear e empatar o jogo. Mas os visitantes da Frísia logo passariam à frente: aos 36', num belo chute, Rodney Kongolo fez 2 a 1. Não contente com isso, o Heerenveen ainda marcou o terceiro, nos acréscimos do 1º tempo: em outro escanteio, Jens Odgaard completou para o 3 a 1. O time de Alkmaar levara três gols em apenas 45 minutos, algo inesperado para um time que começara bem na defesa. Ainda tentou reagir no segundo tempo: num chute curto, aos 48', Calvin Stengs diminuiu para 3 a 2. Só que os Alkmaarders perderam força, e o Heerenveen garantiu sua terceira vitória seguida graças a um gol contra de Teun Koopmeiners, aos 68'.


Twente 0x1 Willem II (sábado, 19 de outubro)

O Twente pode até ter feito festa antes do jogo, celebrando o ex-treinador Kees Rijvers, 93 anos, que foi condecorado pelo clube de Enschede. Mas foi o Willem II que mandou quando a bola rolou. Tanto que, apenas depois de seis minutos, já estava 1 a 0 para os visitantes de Tilburg: Freek Heerkens cruzou, e Marios Vrousai cabeceou para as redes. Irreconhecíveis no ataque, os Tukkers só trouxeram perigo ao Willem II no fim da primeira etapa, com Javier Espinosa - e tiveram sorte, ao ver o goleiro Joël Drommel evitar o segundo gol, com boas defesas. No segundo tempo, o ritmo seguiu o mesmo: o Willem II dominou, o Twente foi inferior (e ainda atrapalhado pela lesão do atacante Aitor Cantalapiedra, aos 62'), e quase um gol contra ampliou a vantagem dos Tricolores (num escanteio, Calvin Verdonk tentou tirar e acertou a trave, aos 65'). O Willem II levou os três pontos e se manteve bem na tabela, enquanto o Twente amargou a terceira derrota seguida.



Utrecht 3x0 PSV (sábado, 19 de outubro)

Quando Steven Bergwijn chutou (fraco) para fora, da entrada da área, logo aos 2', parecia que o PSV dominaria os Utregs. Ficou na aparência: o Utrecht se fechou na defesa, evitando mais chances, e chegou pouco ao ataque - só aos 14', numa finalização de Sean Klaiber para fora, e aos 16', num voleio fraco de Mark van der Maarel, pego pelo goleiro Jeroen Zoet. No começo do segundo tempo, porém, a sorte ajudou no 1 a 0 do Utrecht, aos 49': Sander van de Streek chutou de fora, a bola desviou em Nick Viergever e tirou as chances de defesa que Zoet tinha. E o jogo se animou. Mas Viergever dificultou as coisas para o PSV: aos 68', após carrinho no tornozelo de Bart Ramselaar, o zagueiro levou o amarelo, mas o juiz Danny Makkelie reviu a jogada ao ouvir o VAR, e expulsou Viergever. Aos 74', novamente o VAR "auxiliou" o juiz numa expulsão: Jorrit Hendrix também fez falta, também levou o amarelo inicial, também acabou sendo expulso. E o Utrecht teve seu esforço coroado com os gols de Adam Maher (aos 82', num belo chute no ângulo) e Sean Klaiber (aos 90' + 4, em toque cruzado), vencendo o PSV pela primeira vez desde 2012. Péssima noite dos Boeren.



VVV-Venlo 0x4 Vitesse (sábado, 19 de outubro)

Até que o VVV-Venlo começou forte em sua casa: aos 8', John Yeboah perdeu grande chance, e aos 24', Danny Post completou escanteio só salvo pelo lateral esquerdo do Vitesse, Max Clark. Porém, em meados da etapa inicial, começou o show de eficiência do Vites. Aos 29', Bryan Linssen recebeu lançamento em profundidade de Armando Obispo, completou, 1 a 0. Aos 34', na segunda chance de Linssen e do Vitesse, o atacante completou cruzamento: 2 a 0. Mais, ainda? Claro: aos 43', Riechedly Bazoer acertou um chute bonito e fez 3 a 0, praticamente sacramentando a vitória dos visitantes de Arnhem. As minúsculas dúvidas que restassem foram finalizadas logo após o intervalo: aos 53', o goleiro Remko Pasveer cobrou um tiro de meta que virou "lançamento", dominado e completado por Nouha Dicko para o 4 a 0 dos visitantes. Vitória respeitável e marcante: afinal, ao chegar a 23 pontos, o Vitesse obteve a melhor pontuação de sua história no Campeonato Holandês, após dez rodadas, superando os 22 pontos de 2000/01. Nada mal. Dá para sonhar com mais?



Zwolle 3x1 ADO Den Haag (domingo, 20 de outubro)

Não era bem um "jogo dos desesperados", mas uma vitória ajudaria - tanto ao Zwolle, vindo de três derrotas seguidas, quanto ao Den Haag, vindo de quatro reveses. Pois os visitantes de Haia saíram na frente: aos 8', Dion Malone cruzou com precisão para Michiel Kramer completar e fazer 1 a 0. O Zwolle foi crescendo no decorrer da primeira etapa, e afinal empatou aos 38': Mustafa Saymak cruzou, e Iliass Bel Hassani cabeceou para o 1 a 1. Por incrível que possa parecer, nenhum dos dois times voltou bem para o segundo tempo, que passou longos minutos sem emoções. Até os 74', quando Reza Ghoochannejhad fez 2 a 1 e temeu: o juiz Serdar Gözübüyük chegou a anular o lance, alegando impedimento do iraniano e falta no goleiro Luuk Koopmans, mas ouviu o VAR, reviu a jogada e validou a virada dos Zwollenaren. Que garantiram de vez o alívio no penúltimo minuto, quando Pelle Clement fez 3 a 1.



Groningen 2x0 Sparta Rotterdam (domingo, 20 de outubro)

O primeiro tempo começou animador. De um lado, Halil Dervisoglu quase colocou o Sparta na frente aos dois minutos (o goleiro Sergio Padt pegou); do outro, no minuto seguinte, Ahmed El Messaoudi foi quem quase fez, num chute pego pelo arqueiro Tim Coremans. E... ficou nisso. Emoções de novo, só no segundo tempo. Aos 54', Adil Auassar foi derrubado por Deyovaisio Zeefuik, e o juiz Kevin Blom apitou pênalti para o Sparta, decisão mantida mesmo após conselho do VAR. Só que Bryan Smeets perdeu: sua cobrança foi defendida por Padt. As trocas de chances seguiram, até que o Groningen começou a se aproximar da vitória quando El Messaoudi mandou a bola na trave, aos 71'. No fim, o time da casa conseguiu os gols. Aos 85', Kaj Sierhuis fez 1 a 0. E aos 90', uma insensatez do goleiro Coremans prejudicou o Sparta: perturbado por Sierhuis quando reporia a bola em jogo, Coremans deu uma cabeçada no atacante. Foi expulso. O pênalti foi marcado, com o lateral Dirk Abels indo para o gol do Sparta (três alterações já feitas). E Charlison Benschop fez 2 a 0.



Emmen 2x1 Fortuna Sittard (domingo, 20 de outubro)

Duas semanas tinham se passado, mas o Fortuna Sittard parecia ter mantido o ânimo da vitória sobre o Feyenoord. Tanto que foi melhor no primeiro tempo, mesmo fora de casa - e abriu o placar em bonita jogada, aos 16': Martin Angha lançou, o atacante Bassala Sambou dominou, fintou o zagueiro e chutou para as redes. Aos 44', Sambou quase fez o segundo. Aí, no intervalo, uma mudança fez o Emmen reagir: o atacante Jafar Arias saiu do banco, fazendo Michael de Leeuw recuar para o meio-campo. Bastou: o time da casa cresceu, e aos 52', De Leeuw fez 1 a 1, marcando seu centésimo gol pela Eredivisie na carreira. As chances dos Emmenaren se avolumavam, mas não eram aproveitadas: Arias, De Leeuw, Glenn Bijl... mas Sergio Peña levou à virada merecida, aos 82', com um belo gol, em chute de longe, no ângulo do goleiro Alexei Koselev. Era a vitória que fez o Emmen abrir seis pontos de distância para a zona de repescagem/rebaixamento.



Feyenoord 1x1 Heracles Almelo (domingo, 20 de outubro)

Praticamente na primeira chance que teve, o Feyenoord fez 1 a 0: aos 14', Jens Toornstra aproveitou sobra de bola para acertar o ângulo direito do goleiro Janis Blaswich, com um tirambaço. O Heracles Almelo só trouxe algum perigo aos 33', quando Lennart Czyborra passou a Dabney dos Santos, que finalizou cruzado, para fora, rente à trave. De resto, as grandes chances do primeiro tempo foram do Feyenoord - principalmente aos 39', numa sequência de Luis Sinisterra (Blaswich impediu com os pés) e Steven Berghuis (chutou torto, na pequena área). Já no segundo tempo, o Heracles cresceu, graças ao espaço para contragolpes, puxados por Mauro Júnior. E partiu do brasileiro a jogada do empate, aos 63': ele passou a Orestis Kiomortzoglou, que driblou Marcos Senesi, ganhou dividida de Rick Karsdorp e chutou no contrapé de Kenneth Vermeer. O Feyenoord ainda reagiu no fim, e teve duas grandes chances. Uma aos 83', em grande jogada de Ridgeciano Haps, encerrada com um chute cruzado, tirado em cima da linha por Lennart Czyborra. Outra aos 90': Luciano Narsingh bateu, Blaswich rebateu, a bola voltou, Narsingh tentou, a defesa afastou. E o Stadionclub tropeçou de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário