segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 11ª rodada da Eredivisie

Twente 4x1 Emmen (sexta-feira, 25 de outubro)

O Twente precisava melhorar: afinal, após começo promissor, vinha de quatro derrotas seguidas no campeonato. Começou a resolver isso ainda no primeiro tempo. E Haris Vuckic colaborou bastante nisso: aos 25', após jogada de Javier Espinosa, Vuckic se valeu de um acrobático voleio para fazer 1 a 0 no Emmen. Aos 30', Rafik Zekhnini (titular inesperado) fez bonita jogada, lançou para o camisa 10, este se enrolou no drible do goleiro Dennis Telgenkamp, mas afinal ampliou. E aos 42', Zekhnini fez outra jogada que terminou nas redes: cruzou para o volante Lindon Selahi deixar o 3 a 0 no placar. Após o intervalo, o Emmen até renovou as esperanças de reagir: logo aos 50', Keziah Veendorp chutou para marcar o gol dos visitantes. Mas os mandantes seguiram muito superiores. E no final, confirmaram a goleada: aos 88', Aitor Cantalapiedra cobrou pênalti, e Telgenkamp defendeu, mas o juiz pediu que a cobrança voltasse - Telgenkamp se adiantara. Aitor bateu, e aí acertou: 4 a 1 Twente.



Willem II 2x1 RKC Waalwijk (sábado, 26 de outubro)

No "clássico de Brabant" (uma província dos Países Baixos, onde ficam as cidades de Tilburg e Waalwijk), o Willem II começou com tudo. Aos 11', Mike Trésor Ndayishimiye cruzou para o zagueiro Freek Heerkens finalizar, fazendo 1 a 0 de cabeça. Mais três minutos, e em bonita jogada individual, o espanhol Pol Llonch entrou na área e ampliou a vantagem do Willem II. Uma goleada parecia surgir. Mas o RKC esfriou a empolgação logo aos 20': Stanley Elbers completou jogada de Saïd Bakari e diminuiu a vantagem dos Tricolores mandantes. Estes sentiram o gol, por algum tempo. E os visitantes, mesmo na última posição da Eredivisie, buscaram o empate, principalmente no segundo tempo. Mas o Willem II manteve a vitória, conseguindo seu melhor começo de campeonato neste século (19 pontos). E o RKC Waalwijk se afunda no último lugar: só um ponto, oito atrás de ADO Den Haag e Fortuna Sittard, os dois na frente da tabela.



Vitesse 0x2 ADO Den Haag (sábado, 26 de outubro)

Como o ADO Den Haag, vindo de cinco derrotas, poderia se impor fora de casa, contra o Vitesse, terceiro colocado? Com um começo irresistível: logo aos 2', Lex Immers concluiu, o goleiro Remko Pasveer rebateu parcialmente, e Crysencio Summerville fez 1 a 0. O gol impactou o Vites, e o Den Haag aproveitou para marcar o segundo: um belo chute de Immers mandou a bola no ângulo de Pasveer, aos 6'. A partir dali, só restou aos mandantes tentar. No primeiro tempo, a grande chance foi aos 15': Tim Matavz pegou a bola na área, bateu cruzado, o goleiro Luuk Koopmans desviou, mas só Shaquille Pinas afastou o perigo, em cima da linha. Depois, aos 41', Nouha Dicko tentou um chute cruzado, mas Koopmans rebateu. Na etapa final, o Den Haag só teve uma chance para fazer o segundo gol: aos 57', John Goossens puxou contragolpe e cruzou, mas Elson Hooi se atrapalhou na conclusão. Depois, o Vitesse teve chances e mais chances: Matavz teve gol anulado aos 67', Navarone Foor errou aos 71', Thomas Buitink errou aos 90' + 1... e o ADO Den Haag teve uma vitória para lhe reanimar na temporada. Ao Vitesse, sobrou uma pesada decepção.



Fortuna Sittard 4x1 VVV-Venlo (sábado, 26 de outubro)

O jogo em Sittard estava previsto para as 14h45 (horário de Brasília), mas uma placa de publicidade parcialmente quebrada, acima das arquibancadas, forçou o adiamento do início por 30 minutos, para um conserto rápido, antes que houvesse coisa pior. Mas a torcida do Fortuna teve uma ampla compensação, graças a Mark Diemers. Aos nove minutos, o ponta-de-lança fez 1 a 0 para os anfitriões, de falta. Se o goleiro do VVV-Venlo, Thorsten Kirschbaum, talvez tenha falhado no primeiro gol, no segundo não teve o que fazer: Diemers foi ainda mais preciso aos 26' - outra falta, 2 a 0. O VVV-Venlo até quase diminuiu no fim do 1º tempo, mas perdeu as chances. Isso foi punido pelo Fortuna logo após o intervalo: aos 50', num belo chute, Amadou Ciss fez 3 a 0. Aos 54', Diemers chegou a marcar seu terceiro gol - anulado pelo VAR (mão de Bassala Sambou na bola). Pior: aos 72', de cabeça, Johnatan Opoku diminuiu para os de Venlo. Mas aos 87', um pênalti transformou a vitória em goleada. Quem acertou? Diemers, é claro.



Heracles Almelo 4x0 Zwolle (sábado, 26 de outubro)

Por muito tempo, a partida em Almelo foi equilibrada. O Heracles saiu na frente aos 17 minutos: Silvester van der Water fez a jogada, a bola sobrou nos pés de Lennart Czyborra, e coube ao alemão balançar as redes. Só que o Zwolle seguiu valente: se os Heraclieden tinham chances de um lado (Mauro Júnior, aos 37'), os "Dedos Azuis" visitantes também tinham (Kenneth Paal, já no segundo tempo, aos 53'). Aí, veio o gol decisivo: aos 65', Van der Water completou um contragolpe rápido do Heracles - de Mauro Júnior para Cyriel Dessers, de Dessers para Van der Water, e dele para o 2 a 0. O Zwolle estava batido. E o Heracles conseguiria inflar ainda mais a vantagem na reta final. Aos 80', Joey Konings chutou a bola na trave, mas Mauro Júnior fez do rebote o 3 a 0 dos anfitriões; e no último minuto, Konings acertou e fez o dele. Era dia do time de Almelo, não do Zwolle.


Heerenveen 1x1 Groningen (domingo, 26 de outubro)

Mesmo que se tratasse de um clássico - o "dérbi do Norte" -, as emoções foram pouquíssimas no primeiro tempo em Heerenveen. Só aos 28', veio uma chance digna do nome, quando Ajdin Hrustic quase colocou o Groningen na frente, num chute que exigiu defesa do goleiro Warner Hahn. Depois, a arbitragem acabou dando emoção ao jogo, do modo menos desejado possível. No último minuto da etapa inicial, Chidera Ejuke empurrou Deyovaisio Zeefuik em disputa aérea, e por isso o lateral do Groningen pôs a mão na bola. Involuntário, mas o VAR não perdoou: chamou o juiz Allard Lindhout, este marcou o pênalti, e Hicham Faik fez 1 a 0 para o Heerenveen. O Groningen se irritou, e se irritaria mais ainda aos 68': Ricardo van Rhijn puxou Mike te Wierik na área, o VAR chamou Lindhout, mas nada de pênalti. Só aos 74' os visitantes tiveram um penal a favor: Sherel Floranus pôs a mão na bola, e Charlison Benschop fez 1 a 1 da marca da cal, num jogo de arbitragem criticada.


PSV 0x4 AZ (domingo, 26 de outubro)

Mesmo sem cinco titulares (dois suspensos, três machucados), o PSV começou atacando em casa: logo aos 2', um chute de Denzel Dumfries após escanteio foi bloqueado pela defesa do AZ. Mas os visitantes de Alkmaar também falaram grosso: aos 7', Oussama Idrissi passou, e Boadu tocou rente à trave. E aos 22', o jogo virou a favor dos visitantes: Ryan Thomas pisou o tornozelo de Fredrik Midtsjo, levou inicialmente o amarelo, mas o juiz Pol van Boekel ouviu o VAR, reviu o lance e expulsou o neozelandês. O PSV ficava com dez, e o AZ dominaria o jogo em Eindhoven. Até demorou para os gols vierem. Mas chegaram em sequência: aos 45', Boadu fez 1 a 0, chutando após passe de Calvin Stengs. Mais um minuto, e nos acréscimos (45' + 1), outro de Boadu, completando triangulação na pequena área. Na etapa final, Boadu perdeu duas chances (aos 52' e aos 56'). Mas diante de um PSV alquebrado, o AZ chegou à goleada: aos 71', Jonas Svensson fez 3 a 0, num bonito chute sem ângulo após Stengs ajeitar. E Dani de Wit completou a brilhante goleada aos 76', "humilhando": de calcanhar, completando escanteio. Após 53 jogos, o PSV voltou a perder em casa pelo Campeonato Holandês. O que dá uma mostra da grande façanha do ótimo time que o AZ tem.


Sparta Rotterdam 1x2 Utrecht (domingo, 26 de outubro)

Mesmo fora de casa, o Utrecht começou o jogo em Het Kasteel como terminara contra o PSV: com tudo. Já aos sete minutos, o atacante Jean-Christophe Bahebeck foi derrubado na área, o pênalti foi marcado, e o próprio Bahebeck fez 1 a 0 para os Utregs. Porém, o Sparta reagiu após alguns minutos, sendo mais ofensivo. E teve o prêmio aos 20': o lateral Dirk Abels cruzou, e Ragnar Ache cabeceou para fazer 1 a 1. Todavia, outro pênalti vitimou os mandantes, quando Mohamed Rayhi colocou a mão na bola. Aos 43', Bahebeck bateu, e o goleiro Ariel Harush pareceu se converter em herói: substituindo o suspenso Tim Coremans, o arqueiro israelense do Sparta defendeu. Mas o VAR o frustrou: julgou que Harush se adiantara, e a cobrança teve de voltar, para Adam Maher fazer 2 a 1 Utrecht, aos 43'. Na etapa final, os atacantes Lars Veldwijk e Joël Piroe ainda entraram em campo para ajudar na busca do empate. Mas o Utrecht se segurou na reta final, e levou os três pontos.



Ajax 4x0 Feyenoord (domingo, 26 de outubro)

Já se sabia que o Ajax era franco favorito no Klassieker, pela fase atual dos dois times. E a prova desse massivo favoritismo começou a ser dada logo aos três minutos do jogo na Johan Cruyff Arena: Quincy Promes teve amplo espaço para cruzar da esquerda, Dusan Tadic ajeitou na área e Hakim Ziyech completou - o goleiro Kenneth Vermeer ainda desviou, mas era o 1 a 0 dos Ajacieden. E logo aos 7', veio o segundo: David Neres lançou da direita, e Nicolás Tagliafico completou de primeira na saída de Vermeer. Diante de um Feyenoord caótico na defesa, cabia mais. Quase veio aos 17': num lançamento de Ziyech em profundidade, Promes completou, Vermeer saiu do gol e rebateu. Depois, o Ajax diminuiu o ritmo. E o Feyenoord cresceu um pouco: aos 29', Luciano Narsingh e Ridgeciano Haps tentaram, após cruzamento de Rick Karsdorp. Aos 36', até houve gol anulado de Toornstra. Mas justamente aí, o Ajax voltou a golpear: aos 37', David Neres fez 3 a 0, e três minutos depois, Donny van de Beek desviou acidentalmente, marcando o quarto gol. Desde 1957 o Stadionclub de Roterdã não sofria quatro gols tão rapidamente. Na etapa final, Van de Beek ainda teve chances (principalmente aos 89', num chute rebatido por Vermeer), mas o Ajax não fez muito mais. Nem precisava: a imposição sobre o arquirrival já estava feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário