terça-feira, 19 de novembro de 2019

Testar e comemorar

Wijnaldum sinalizou: ele dominou as atenções, na goleada do "jogo da festa" para a Holanda encerrar 2019 (Pim Ras)

A rigor, a seleção masculina da Holanda já não precisava fazer mais nada de especial nesta última rodada das Eliminatórias da Euro 2020: afinal, a vaga no torneio continental já estava garantida desde sábado passado. Eram necessárias apenas duas coisas: vencer a Estônia, para tentar ser cabeça-de-chave na Euro, e dar à torcida que lotaria a Johan Cruyff Arena uma atuação mais ofensiva, mais animada do que a vista contra a Irlanda do Norte. Para isso, Ronald Koeman usou o "amistoso de luxo" para testar, como poucas vezes fizera nos últimos tempos. E os torcedores laranjas puderam comemorar a goleada por 5 a 0, para fechar o ano em alta.

Se a vontade era ter uma seleção ofensiva, o técnico Ronald Koeman já deixou claro que isso aconteceria pela escalação, com algumas ousadias: Quincy Promes experimentado como ala, o ofensivo Patrick van Aanholt recebendo chance na lateral esquerda, Luuk de Jong tendo oportunidade no meio do ataque, e por fim, Calvin Stengs recebendo uma chance merecidíssima na ponta direita. Entretanto, se a Laranja começou com tudo, o destaque absoluto foi um titular costumeiro: Georginio Wijnaldum. O meio-campista foi falado fora de campo na segunda, pela reação justa e corretamente indignada contra o incidente envolvendo ofensas racistas ao jogador Ahmad Mendes Moreira, do Excelsior, na segunda divisão do país.

Que a sensível comemoração de Wijnaldum e Frenkie de Jong no primeiro gol da Laranja não seja só simbólica (BSR Agency)
Dentro de campo, Wijnaldum ganhou a braçadeira de capitão contra a Estônia, com a dispensa antecipada de Virgil van Dijk. E já aos seis minutos, fez 1 a 0, cabeceando para o gol após cruzamento de Promes - e justificando sua postura pré-jogo, ao comemorar o gol lado a lado com Frenkie de Jong, apontando os braços de ambos, como se mostrasse que negros e brancos são iguais naquele time, e precisam ser iguais na vida. Pelo menos em campo, a Holanda seguiu igual após o primeiro gol: ofensiva, prensando a Estônia, principalmente pelas pontas. Demorou pouco e chegou o segundo gol, aos 19', em jogada parecida à do primeiro: Memphis Depay cruzou, Aké cabeceou, rede.

A rigor, a parada estava decidida. Por mais que tenha pressionado no restante do primeiro tempo - como num perigoso chute de Erik Sorga, defendido por Jasper Cillessen aos 39' -, a Estônia jamais mostrou capacidade para buscar o empate contra a Laranja. Com tamanha tranquilidade, Koeman decidiu ampliar as experiências no segundo tempo. Já começou no intervalo, colocando o outro novato do AZ, Myron Boadu. Continuou depois, dando chance a Wout Weghorst no meio do ataque, depois de muito tempo.

Se Wijnaldum é o presente, Stengs (o mais alto da foto) e Boadu mostraram plena capacidade de serem o futuro da seleção da Holanda (Pro Shots)
Mas quem continuou brilhando foi Wijnaldum. Tendo um ótimo coadjuvante (e uma ótima novidade) em Stengs. O atacante do AZ confessou que começara perdido no jogo, mas foi encontrando o melhor jeito de atuar. E provou isso nas jogadas do segundo e do terceiro gols. Aos 66', Stengs foi esperto para aproveitar desatenção do zagueiro Karel Mets, roubar a bola e deixar Wijnaldum livre para chutar e fazer 2 a 0. E aos 79', o jovem do AZ foi ainda mais preciso, no belo passe que deu liberdade ao camisa 8 da Laranja para que ele chegasse à entrada da área, arrematasse e ampliasse a vantagem.

A torcida já podia comemorar. Assim como Boadu, que ganharia motivos para isso ao marcar logo no seu primeiro jogo vestindo a Oranje, completando para o 5 a 0 após outro passe classudo, de Kevin Strootman. A Estônia? Só assustou no minuto final, num chute de Konstantin Vassiljev firmemente defendido por Cillessen. De resto, tudo como o esperado: uma goleada para que a Laranja pudesse coroar o seu retorno aos grandes palcos. Agora, a festa acabou. É hora de preparação, como Koeman já antecipou à emissora de tevê NOS: "Será uma luta para ser convocado..."

Eliminatórias da Euro 2020
Holanda 5x0 Estônia
Local: Johan Cruyff Arena (Amsterdã)
Data: 19 de novembro de 2019
Árbitro: Davide Massa (Itália)
Gols: Georginio Wijnaldum, aos 6', 66' e 79', Nathan Aké, aos 19', e Myron Boadu, aos 87'

Holanda
Jasper Cillessen; Quincy Promes, Matthijs de Ligt, Nathan Aké e Patrick van Aanholt; Davy Pröpper, Georginio Wijnaldum e Frenkie de Jong (Kevin Strootman); Calvin Stengs, Luuk de Jong (Wout Weghorst) e Memphis Depay (Myron Boadu). Técnico: Ronald Koeman

Estônia
Sergei Lepmets; Taijo Teniste (Nikita Baranov), Joonas Tamm, Karel Mets e Ken Kallaste; Mihkel Ainsalu e Ilja Antonov; Sergei Zenjov (Frank Liivak), Konstantin Vassiljev e Henrik Ojamaa (Mattias Kaït); Erik Sorga. Técnico: Karel Voolaid

Nenhum comentário:

Postar um comentário