segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 12ª rodada da Eredivisie

Zwolle 2x4 Ajax (sexta-feira, 1º de novembro)

Já na primeira jogada, o Ajax mostrou quão fácil seria atacar o Zwolle no começo: aos 4', Hakim Ziyech fez cruzamento da esquerda, e a bola passou reto na pequena área. Dois minutos depois, o placar já se mexia: Noussair Mazraoui cruzou, o goleiro Xavier Mous rebateu, mas Quincy Promes completou para o 1 a 0 Ajacied. Promes repetiu a dose aos 11': Ziyech cruzou, e o camisa 11 cabeceou livre, marcando o segundo. Aos 20', outro lançamento de Ziyech, que David Neres completou: Mous ainda rebateu, mas Neres tentou de novo, e 3 a 0. Estava facílimo. Tão fácil que o Ajax relaxou. E o Zwolle começou a truncar o jogo - e a chegar ao ataque. Houve uma chance com Reza Ghoochannejhad, aos 25', e enfim o gol de Gustavo Hamer, aos 35', aproveitando falha de Edson Álvarez na saída de bola. No segundo tempo, os Zwollenaren cresceram, em ataques pela esquerda. E de tanto tentar, Mustafa Saymak diminuiu para 3 a 2, aos 63', completando de cabeça o cruzamento de Vito van Crooij (ainda teria gol anulado, aos 68'). Mas o sonho dos mandantes acabou aos 88': após tabela com Ziyech, David Neres fez 4 a 2 na pequena área. E a liderança segue...


RKC Waalwijk 2x0 Heracles Almelo (sábado, 2 de novembro)

Já havia algumas partidas que o RKC, mesmo lanterna da Eredivisie (só um ponto em 11 rodadas), vendia caro suas derrotas aos adversários. Até mesmo na Copa da Holanda, em que caíra no meio da semana, perdendo por 4 a 3 para o... Heracles Almelo. Que viu o time da cidade de Waalwijk ter chances (Stijn Spierings, aos 6', e Darren Maatsen, aos 9'), até fazer 1 a 0 aos 11', num belo chute de Sylla Sow, vindo para a direita e chutando forte. O Heracles até buscou o empate: com Lennart Czyborra, com Mauro Júnior, com Cyriel Dessers. Mas o RKC chegava mais perto. No segundo tempo, aos 48', Clint Leemans mandou a bola na trave. Teve outra vez o poste evitando o gol, aos 74', com Hans Mulder. E só nos acréscimos, Kevin Vermeulen fez Waalwijk explodir: era o 2 a 0 da primeira vitória do último colocado nesta temporada do Campeonato Holandês.


Sparta Rotterdam 2x2 PSV (sábado, 2 de novembro)

Três jogadores suspensos (Nick Viergever, Jorrit Hendrix e Ryan Thomas), dois machucados (Steven Bergwijn e Donyell Malen): o PSV seguiu com um time titular ligeiramente desfigurado. E começou pior contra o Sparta. Tão pior que o time de Roterdã abriu o placar em Het Kasteel: aos 28', o goleiro Jeroen Zoet ainda conseguiu rebater o chute de Bryan Smeets, mas nada teve a fazer contra a batida de Ragnar Ache para o 1 a 0. Mesmo perdendo outro jogador no intervalo - Erick Gutiérrez, lesionado -, o PSV até melhorou no começo do segundo tempo. E os Boeren tiveram o prêmio: aos 56', após passe de calcanhar feito por Ritsu Doan, a defesa dos Spartanen rebateu, mas Michal Sadílek pegou a sobra e fez 1 a 1. Mas o alívio durou pouco: aos 58', uma triangulação rendeu o 2 a 1 ao Sparta - de Halil Dervisoglu a Ache, deste a Mohamed Rayhi, e de Rayhi para as redes. E o jogo ficou aberto. De um lado, o Sparta tinha chances de matar o jogo, com Rayhi e Abdou Harroui. De outro, o PSV buscava o empate. E o conseguiu, aos 90' + 1, com Cody Gakpo. Insuficiente para evitar outro tropeço do time de Eindhoven, em terceiro lugar, já oito pontos atrás do líder Ajax. 


AZ 3x0 Twente (sábado, 2 de novembro)

Já seria difícil para um Twente em queda nas últimas rodadas parar o ascendente AZ. Ficou mais difícil ainda aos 18': um bom lançamento de Calvin Stengs deixou Myron Boadu com a bola, cara a cara com o goleiro Joël Drommel, que saiu da área e derrubou Boadu. Drommel expulso, a ofensiva do AZ só se agigantou no resto do 1º tempo. Mas o primeiro gol só veio nos acréscimos: Pantelis Hatzidiakos marcou aos 45' + 2, num chute forte de longe. No segundo tempo, já aos 48', Yukinari Sugawara acertou a trave. E aos 55', o goleiro substituto de Drommel falhou: Jorn Brondeel soltou a bola nos pés de Dani de Wit, que fez 2 a 0. Para completar, aos 78', Boadu marcou seu décimo gol na temporada - nunca alguém tão jovem chegou a tal marca pelo time de Alkmaar no Campeonato Holandês. E os Alkmaarders foram os únicos a conseguirem os três pontos, entre os que disputam a segunda posição. Ela é deles, com 26 pontos, seis atrás do Ajax. O AZ pode alcançá-lo? 


Emmen 2x1 Vitesse (domingo, 3 de novembro)

Só havia um jeito para os Emmenaren, esforçados na disputa para se afastarem das últimas posições, surpreenderem o Vitesse: se valerem do ambiente fervilhante que têm em casa para marcarem gols. Conseguiram. Aos 11', Glenn Bijl cruzou, e Michael de Leeuw completou de cabeça para abrir o placar, em falha de posicionamento do goleiro Remko Pasveer. E aos 22', com o Vitesse ainda meio atordoado, o Emmen chegou ao 2 a 0: De Leeuw chutou, Pasveer desviou e a bola foi à trave, mas Nikolai Laursen estava a postos para aproveitar o rebote. Só aí os visitantes de Arnhem se recompuseram. E diminuíram, também com rapidez: aos 33', Nouha Dicko marcou o gol do Vites, também num rebote. O time aurinegro podia até ter empatado antes do intervalo - Glenn Bijl tirou a bola em cima da linha, aos 45'. No segundo tempo, as duas equipes alternaram chances, mas o Emmen conseguiu a surpresa desejada - e ainda recepcionou Anco Jansen, voltando de lesão. Azar do Vitesse, que parou na 5ª posição.


VVV-Venlo 0x3 Feyenoord (domingo, 3 de novembro)

Era uma das partidas mais atraentes da rodada: afinal, como se daria o Feyenoord, havia três jogos sem vitória no campeonato, sob o comando de Dick Advocaat? Pois demorou pouco para o time de Roterdã impor sua superioridade em Venlo. Aos 18', Jens Toornstra cruzou baixo, e Nicolai Jorgensen escorou para marcar seu primeiro gol nesta temporada da Eredivisie. Depois, veio o destaque especial do novo capitão do Feyenoord sob Advocaat: Steven Berghuis, que ampliou para 2 a 0 aos 33', com um belíssimo chute. A rigor, o jogo estava decidido: no resto do jogo, nem o Feyenoord foi massivo no ataque (só teve algumas chances, como um chute de Orkun Kökcü aos 40'), nem o VVV tinha força para reagir - e os Venlonaren perderam ainda mais aos 68', quando o zagueiro Christian Kum levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. No último minuto, o Feyenoord ainda pôde ampliar: após pênalti marcado (Steffen Schäfer colocara a mão na bola), Jorgensen converteu, para o 3 a 0. Uma vitória eficiente, sem sustos. Do jeito que Advocaat gosta.


Utrecht 6x0 Fortuna Sittard (domingo, 3 de novembro)

Faz parte do Campeonato Holandês: periodicamente, sempre há uma goleada que ocorre somente porque um dos times teve um dia abençoado - e o outro time fez tudo errado. O Utrecht viu que seria seu dia logo aos quatro minutos: Gyrano Kerk recebeu passe de Sean Klaiber e fez 1 a 0. Aos 14', Kerk preferiu o lançamento, e deixou Sander van de Streek livre para ampliar. Aos 32', Van de Streek foi derrubado na área por Amadou Ciss: pênalti, Simon Gustafson cobrando, 3 a 0. Virou três e acabou seis, no segundo tempo. Aos 60', Gustafson ficou com a bola de graça, passou a Van de Streek, e este fez seu segundo gol na partida. Assim como Gustafson, que balançou a rede outra vez de pênalti, aos 70' (Van de Streek fora derrubado por Ninaj). Finalmente, aos 80', Simon Makienok, voltando de lesão, completou a goleada, em seu segundo gol na semana. Mais uma goleada aleatória na Eredivisie.



Groningen 2x0 Willem II (domingo, 3 de novembro)

O começo da partida no estádio em Groningen foi animado, com os dois times buscando o gol - até porque o Willem II tinha sua melhor pontuação após 11 rodadas neste século, enquanto o Groningen vinha de duas vitórias seguidas em casa. Os visitantes de Tilburg deram a primeira estocada séria: aos 27', o zagueiro Ko Itakura falhou, e Vangelis Pavlidis ficou cara a cara com o goleiro Sergio Padt - chutou para fora. Já o Groningen só apareceu na área com o nome destinado a ser destaque: Kaj Sierhuis. Aos 40', Django Warmerdam passou para o atacante, que num movimento arriscado, fez 1 a 0 para os Groningers. Terminou o primeiro tempo, começou o segundo, e Sierhuis marcou: após um cruzamento, Joel Asoro ajeitou de cabeça, e o atacante fez mais um gol. Quando foi substituído por Charlison Benschop, aos 63', Sierhuis deixou o campo sob aplausos. Muito justificados: afinal, foi ele o nome da terceira vitória seguida do Groningen em casa.



ADO Den Haag 1x1 Heerenveen (domingo, 3 de novembro)

Tanto mandantes quanto visitantes tentaram atacar em Haia, mas logo o primeiro tempo caiu no marasmo. Ele quase foi interrompido aos 40', quando Jens Odgaard chegou a balançar as redes para o Heerenveen, mas o alarme foi falso - o gol foi anulado, por impedimento do atacante dinamarquês. A etapa complementar seguia com a mesma falta de emoções, até que uma falha dos visitantes foi decisiva: aos 60', Ricardo van Rhijn perdeu a bola para Crysencio Summerville, que foi derrubado por Sherel Floranus na área. Pênalti - e Michiel Kramer cobrou, a bola bateu na trave, mas era o 1 a 0 do Den Haag. Que buscou o segundo gol, enquanto o Heerenveen partiu para tentar o empate. Que foi conseguido no finalzinho: aos 88', de cabeça, o zagueiro Sven Botman empatou para os visitantes da Frísia. Como já marcara gol contra o AZ - que está jogando em Haia -, foi o segundo gol de Botman na cidade, nesta temporada. Algo que nenhum jogador do Den Haag conseguiu em 2019/20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário