segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 14ª rodada da Eredivisie

Utrecht 0x3 AZ (sábado, 23 de novembro)

Até que o Utrecht trouxe perigo no começo: aos 4', Sander van de Streek chutou em cima da defesa, e no minuto seguinte, Sean Klaiber forçou o goleiro Marco Bizot a fazer boa defesa. Mas aí, o AZ mostrou eficiência notável para buscar a vitória. Começou aos 24': Teun Koopmeiners cobrou falta, a bola desviou em Gyrano Kerk, na barreira, e tirou as chances de defesa de Maarten Paes. Mais sete minutos, e enfim Oussama Idrissi aproveitou uma das várias chances que vinha tendo para fazer 2 a 0, após um drible e um chute forte, sem ângulo. Dois golpes precisos nos Utregs: as chances dos mandantes diminuíram - só veio um cabeceio de Sander van de Streek, aos 45', defendido por Bizot. Os visitantes de Alkmaar seguiam na deles, só esperando uma chance para ampliar a vantagem. E ela veio no começo do segundo tempo, aos 50', com a dupla que simboliza a ótima campanha: Stengs cruzou, Myron Boadu completou para o 3 a 0 (nono gol de Boadu no campeonato). Podia até ser goleada - Owen Wijndal acertou a trave aos 58' -, mas o 3 a 0 foi suficiente para o AZ manter seu sonho na temporada, vice-líder da Eredivisie.



Ajax 4x1 Heracles Almelo (sábado, 23 de novembro)

O Ajax começou tentando impor sua superioridade previsível contra o visitante de Almelo: já aos 4', Zakaria Labyad cruzou, o zagueiro Mats Knoester afastou parcialmente, mas Dusan Tadic bateu para boa defesa do goleiro Janis Blaswich. Só que o Heracles se mostrou destemido o suficiente para tentar: aos 13', um chute de Sebastian Jakubiak, fora da área, passou perto, à esquerda do gol de André Onana - Jakubiak teria nova chance aos 17', completando cruzamento para Onana pegar em dois tempos. Aí, os Ajacieden partiram para decidir. Aos 22', Blaswich rebateu duas chances em sequência, de Quincy Promes e Hakim Ziyech. Justamente os nomes envolvidos no primeiro gol, aos 26': Ziyech cruzou, Promes completou na pequena área. No segundo tempo, o Ajax voltou criando muitas chances de gol - principalmente com Promes, aos 52'. E se tranquilizou em quatro minutos. Aos 56', Labyad completou lançamento de Ziyech para o 2 a 0, e aos 60', a jogada do primeiro gol se repetiu: Ziyech cruzou, Promes entrou desviando na área, rede. No fim, dois nomes vindos do banco ainda estiveram na jogada do quarto gol, aos 87': Promes passou a Klaas-Jan Huntelaar, que ajeitou para Sergiño Dest bater no canto direito de Blaswich. Dessers até diminuiu aos 90', aproveitando falha de Dest. Mas era tarde para impedir mais uma goleada do líder do Campeonato Holandês.



Zwolle 3x1 Fortuna Sittard (sábado, 23 de novembro)

O jogo entre dois clubes perigosamente perto das últimas posições já começou nervoso: protestando contra a má fase do Zwolle, a torcida atirou sinalizadores perto da meta defendida pelo novo goleiro titular dos "Dedos Azuis", Michael Zetterer (Xavier Mous foi para o banco). O juiz Joey Kooij teve de interromper o jogo por quinze minutos. Mas na volta da partida, o time da casa conseguiu abrir o placar já aos 4': Reza Ghoochannejhad ajeitou a bola para Mustafa Saymak fazer 1 a 0. A saída de Saymak, lesionado, até prejudicou, mas o Zwolle ficou com um homem a mais ainda no primeiro tempo: Amadou Ciss agrediu Sai van Wermeskerken e foi expulso aos 42'. Porém, na etapa final, Reza Ghoochannejhad anulou a vantagem dos mandantes: com falta violenta em Jorrit Smeets, o iraniano também levou o vermelho. Mas novamente, num cenário de dificuldade, o Zwolle é que marcou: aos 65', Iliass Bel Hassani recebeu lançamento de Pelle Clement e tocou para o 2 a 0. No fim, aos 89', Vitalie Damascan ainda diminuiu para o Fortuna Sittard, mas Lennart Thy, nos acréscimos, confirmou o placar de uma vitória que alivia mais as coisas para o time alviazul.



ADO Den Haag 3x3 Willem II (sábado, 23 de novembro)

Em má fase, penúltimo colocado, o Den Haag receberia um Willem II que sonhava até com a terceira colocação (caso vencesse e o PSV tropeçasse). E de certa forma, pareceu por muito tempo que os visitantes de Tilburg conseguiriam o triunfo, até com facilidade. Já aos 12', o lateral direito Freek Heerkens abriu o placar, aproveitando rebote de chute de Ché Nunnely. A situação do time mandante era difícil a ponto da primeira alteração ter vindo já aos 35', com Thom Haye substituindo Danny Bakker. Aparentemente, não adiantou: aos 39', Vangelis Pavlidis fez 2 a 0, num chute forte.  No segundo tempo, Tomas Necid animou o time de Haia, diminuindo para 2 a 1 aos 49', mas Pavlidis deixou claro por que é o principal nome ofensivo do Willem II, completando passe de Marios Vrousai para fazer 3 a 1, aos 55'. Aí, os visitantes tiveram chances de golear, mas as perderam (com Mike Trésor Ndayishimiye, aos 62', e Pavlidis, aos 64', ambos frustrados pelo goleiro Luuk Koopmans). O Den Haag se reanimou. Foi à frente. E teve o prêmio. Aos 83', de cabeça, Necid diminuiu: 3 a 2. E aos 88', num belíssimo chute, John Goossens fez o golaço de um empate com gosto de vitória.



Groningen 1x1 Feyenoord (domingo, 24 de novembro)

Foi um primeiro tempo de poucas emoções em Groningen. Mas se algum time começou a atacar, foi o Feyenoord - a partir dos 8', num chute cruzado e rasteiro de Steven Berghuis, fora, rente à trave. Contudo, a primeira chance de real perigo da partida foi do Groningen: aos 18', Mohamed El Hankouri deu a Ajdin Hrustic, este ajeitou e bateu colocado, mandando a bola na trave - e ela ainda bateu em Kenneth Vermeer, antes deste pegar. Mas o Feyenoord chegava mais - como aos 30', quando Sam Larsson passou, Berghuis chutou e o goleiro Sergio Padt espalmou. Aos 32', veio a vantagem merecida do Stadionclub: num contra-ataque rápido, Larsson deixou Luis Sinisterra livre para tocar na saída de Padt e fazer o 1 a 0. Só restava aos Groningers fazer o que fizeram no segundo tempo: atacar. Já aos 54', um cruzamento perigoso de El Hankouri foi afastado por Leroy Fer. O Feyenoord reagiu (aos 55', Padt espalmou chute de Berghuis), o jogo esquentou, e teve o auge aos 60': Jens Toornstra derrubou Mike te Wierik na área, o juiz marcou pênalti, e Samir Memisevic converteu para o 1 a 1. No resto da etapa final, os dois times tiveram boas chances. A melhor delas, no lance final: aos 90' + 3, Sinisterra passou a Luciano Narsingh, este cruzou para o meio da área, e Berghuis cabeceou para defesa salvadora de Padt, mantendo o empate no placar, após um primeiro tempo truncado e um segundo tempo agradável.



PSV 2x1 Heerenveen (domingo, 24 de novembro)

As voltas de Steven Bergwijn e Donyell Malen eram esperadas pela torcida do PSV, para, quem sabe, acabar com os quatro jogos sem vitória na Eredivisie. E elas ajudaram muito. Aos 6', Malen chutou, e o goleiro Warner Hahn pegou. Aos 9', Bergwijn deixou a bola a Ritsu Doan, mas a finalização foi fraca. Só que Hahn conseguiu mandar para escanteio. Na cobrança, Nick Viergever cabeceou forte, na trave esquerda. Depois, aos 15', lançamento de Mohamed Ihattaren, e Malen finalizou, mas Hahn antecipou a saída do gol e mandou para escanteio. Aí, Bergwijn chamou a responsabilidade. Aos 17', fez 1 a 0 PSV, num belo e forte chute de fora da área. E aos 36', de novo em jogada individual, o camisa 10 dos Boeren ampliou, em outro bonito arremate, colocado. Até ali, o Heerenveen só assustara num chute de Chidera Ejuke, aos 28'. Mas no segundo tempo, tudo começou a mudar. O PSV cansou, Bergwijn deixou o jogo, e os visitantes da Frísia começaram a atacar. Já diminuíram aos 55': Ejuke passou, Jens Odgaard chutou, e era o 2 a 1, mesmo após desvio do goleiro Lars Unnerstall. Chances para o empate não faltaram, e Unnerstall salvou o PSV nas mais perigosas: aos 79', num chute colocado de Mitchell van Bergen, e aos 89', em cabeceio de Sven Botman. E os Eindhovenaren se aliviaram: após quatro partidas, enfim vitória de novo. Mas passaram susto no segundo tempo.



RKC Waalwijk 1x1 Emmen (domingo, 24 de novembro)

Sem vencer fora de casa nesta Eredivisie, o Emmen tinha a grande chance de conseguir isso contra o lanterna do campeonato. E o RKC até começou tentando assustar (com Darren Maatsen, aos 9', e Sylla Sow, aos 12'). Só que foram os visitantes de Emmen que fizeram 1 a 0, já na primeira chance, aos 15 minutos: Michael de Leeuw arriscou o chute, a bola desviou em Hans Mulder e foi diretamente para as redes. O time da casa sentiu o golpe. Teve um gol anulado (Maatsen marcou aos 40', mas estava impedido), mas demorou a criar chances de novo. Só aos 66' a equipe auriazul voltou a trazer perigo, num chute de Daan Rienstra espalmado pelo goleiro Dennis Telgenkamp. E todo o esforço parecia em vão aos 76', quando Mulder levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Mas o RKC seguiu buscando: um chute de Dylan Vente aos 80', vários escanteios no abafa final... e por fim o gol de empate, aos 90' + 6, com Sow completando para as redes após bate-rebate. Um ponto a mais.



Sparta Rotterdam 2x0 Vitesse (domingo, 24 de novembro)

O japonês Keisuke Honda foi confirmado como reforço do Vitesse durante as datas FIFA - e já foi como titular para o jogo em Roterdã. O impacto inicial foi um Vites mais ofensivo, tanto que Thomas Buitink chegou a mandar a bola na trave aos 10'. Só que o Sparta demorou pouco para marcar, quando foi para o ataque. Aos 27', na primeira chance, Mohamed Rayhi chutou perto. E aos 30', Bryan Smeets cobrou escanteio, que o zagueiro Jurgen Mattheij cabeceou para o 1 a 0 do time de Roterdã. Na etapa final, os visitantes de Arnhem voltaram a buscar o empate com perigo, mas pararam na ótima atuação do goleiro Ariel Harush: ele espalmou cabeceio de Tim Matavz, aos 52', e evitou Honda de marcar na estreia, aos 55'. Os Spartanen se aguentavam, e na oportunidade seguinte para o contra-ataque, definiram o jogo e a quarta derrota seguida do Vitesse na Eredivisie: Smeets recebeu a bola num lançamento em profundidade, e completou para o 2 a 0.



VVV-Venlo 2x1 Twente (domingo, 24 de novembro)

Vindo de sete derrotas seguidas, com novo técnico no banco - Jay Driessen, no lugar do demitido Robert Maaskant -, o VVV-Venlo esperava a recuperação contra o Twente. Ela demorou um pouco, já que os Tukkers começaram melhores: aos 18', Keito Nakamura acertou a trave, enquanto Haris Vuckic e Javier Espinosa perderam chances com o gol aberto, aos 30'. Pouco depois, em dois minutos, o VVV ficou perto do alívio. Aos 34', Peter van Ooijen recebeu a bola de Johnatan Opoku e fez 1 a 0; e aos 36', Tobias Pachonik cruzou, para Elia Soriano cabecear e ampliar a vantagem. Que já foi diminuída aos 41', quando Vuckic fez jogada individual, driblou o zagueiro Steffen Schäfer e marcou o primeiro do Twente. Mas a reação ficou nisso: o VVV-Venlo teve mais chances de ampliar (como com Opoku, aos 70'), e pôde comemorar sua primeira vitória no Campeonato Holandês, após dois meses e meio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário