segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 13ª rodada da Eredivisie

Vitesse 1x2 Groningen (sexta-feira, 8 de novembro)

Dois clubes abriram a rodada em trajetórias opostas: o Vitesse trazia duas derrotas seguidas, e o Groningen ganhara 10 pontos nos últimos quatro jogos. E os Groningers chegaram para buscar mais três pontos em Arnhem, com um destaque: Joel Asoro. O atacante sueco fez 1 a 0 aos 13', aproveitando rebote do goleiro Remko Pasveer num chute de Kaj Sierhuis (havia uma segunda bola em campo, mas distante da jogada). E aos 31', Asoro fez 2 a 0, aproveitando bola desviada por Sierhuis após rebote. Ainda assim, o Vites estava no jogo. Antes mesmo de levar o segundo gol, Bryan Linssen já forçara o goleiro Sergio Padt a fazer ótima defesa. Após o intervalo, Tim Matavz veio a campo. E no começo do segundo tempo, aos 49', Linssen ajeitou a bola após tiro de meta de Pasveer, para chutar forte e diminuir a vantagem do Groningen. Mas o time visitante se segurou diante das tentativas esparsas dos mandantes, impondo a eles a terceira derrota seguida na liga.



Heerenveen 2x1 Sparta Rotterdam (sábado, 9 de novembro)

O Heerenveen começou tentando. Basta dizer que, já aos 6', havia um gol anulado de Rodney Kongolo. Aos 8', Mitchell van Bergen ainda perdeu boa chance para o time da casa. Só que o Sparta foi crescendo. E foi mais eficiente: aos 26', Abdou Harroui cruzou, e Lars Veldwijk justificou sua escalação inicial, cabeceando para o 1 a 0 dos visitantes. O Heerenveen seguiu tentando na etapa inicial: aos 34', Ricardo van Rhijn chutou e acertou a trave. E também na etapa complementar, em chutes de Joey Veerman (salvo em cima da linha, aos 54') e Chidera Ejuke (rente à trave, aos 72'). Coube justamente ao nigeriano Ejuke ser o herói da virada. Aos 73', ele empatou, após driblar Dirk Abels e chutar. E aos 79', Ejuke virou o jogo, tocando a bola por baixo das pernas do goleiro Ariel Harush. Demorou, mas a vitória do Fean veio.


Fortuna Sittard 1x0 ADO Den Haag (sábado, 9 de novembro)

Era jogo quente - sim, já se podia falar em "jogo dos desesperados", por colocar frente a frente o antepenúltimo e o penúltimo colocado da Eredivisie. O time da casa buscou o gol aqui (chute de Felix Passlack, aos 15') e ali (batida de Mark Diemers, aos 26'), mas só faria 1 a 0 mesmo aos 40': uma bola alta de Tesfaldet Tekie foi ajeitada por Martin Angha, de cabeça, e Amadou Ciss a dominou, livre, para finalizar e marcar o gol do Fortuna. O Den Haag precisava da reação. E veio a aguardada emoção no segundo tempo. De um lado, aos 48', o goleiro Alexei Koselev evitou o empate dos visitantes de Haia - Lex Immers cabeceou em cima dele, e Tom Beugelsdijk chutou o rebote na trave. Do outro, no minuto seguinte, o arqueiro Luuk Koopmans salvou o Den Haag, evitando o gol de Passlack. Aos 74', Immers fez gol, mas foi anulado - Tomas Necid estava impedido. A tensão na busca dos gols transbordou nas faltas ríspidas do fim de jogo, principalmente num pisão de Beugelsdijk em Ciss, aos 85'. Até os técnicos levaram cartões amarelos. Mas no fim, só o Fortuna sorriu, ficando menos desesperado na tabela.


Heracles Almelo 6x1 VVV-Venlo (sábado, 9 de novembro)

O VVV-Venlo tinha problemas - afinal, já vinha de seis derrotas seguidas no campeonato, além de ter sido eliminado por um clube amador na Copa da Holanda. O Heracles também precisava reagir: afinal, fora vítima da primeira vitória do lanterna RKC, na rodada passada. E o clube de Almelo mostrou mais capacidade para resolver seus problemas: aos 23', Cyriel Dessers passou por Roel Janssen, lançando para Alexander Merkel fazer 1 a 0. Aos 41', Silvester van der Water ampliou a vantagem dos Heraclieden, num forte chute, após tabela com Navajo Bakboord. Se ainda havia alguma esperança para os visitantes de Venlo, ela acabou na etapa final, com o show de Dessers. Aos 56', o atacante belga desviou escanteio para o terceiro gol do Heracles; aos 60', ajeitou de cabeça para Mauro Júnior fazer 4 a 0; e aos 64', Dessers entrou como quis na defesa do VVV para marcar o quinto. Os Venlonaren tiveram algumas chances, e até marcaram um belo gol de honra - aos 74', Peter van Ooijen cobrou falta precisa. Mas Dessers concluiu sua noite de brilho com o terceiro gol no jogo, aos 82'. O Heracles reagiu, e o VVV afunda: sétima derrota seguida na Eredivisie, penúltimo lugar.



Ajax 4x0 Utrecht (domingo, 10 de novembro)

De novo, o Ajax impôs ao seu adversário uma tormenta de chances na Johan Cruyff Arena. Já aos 4, veio um cabeceio de Daley Blind, bem defendida por Maarten Paes - na sequência, Paes pegou novamente a bola, em jogada individual de Dusan Tadic. Aos 6', um chute de Lisandro Martínez mandou a bola na trave. Aos 10', após um contra-ataque com Martínez e Zakaria Labyad, este passou a Quincy Promes, que chutou para grande defesa de Paes. O primeiro gol até demorou, mas afinal veio, aos 14': Tadic cruzou, para Donny van de Beek arrematar com um bonito voleio. E aí, a goleada se tornou previsível. Já aos 24', Tadic fez 2 a 0, completando cruzamento de Promes. Aos 40', o segundo de Van de Beek foi o 3 a 0 do Ajax, num chute da entrada da área. Jogo resolvido? Que nada, porque os Ajacieden seguiram pressionando os Utregs no segundo tempo. Num voleio de Hakim Ziyech para fora, aos 46'; num novo arremate de Ziyech, defendido por Paes aos 52'; e na triangulação Labyad-Tadic-Martínez, tirada por Paes com os pés aos 65'. Rendeu escanteio que, cobrado, foi cabeceado por Martínez para o 4 a 0 final. O Utrecht? Só tentou raramente - como numa falta de Patrick Joosten, para fora, aos 44', ou num voleio de Gyrano Kerk, aos 78', para fora. Segue a liderança do Ajax, seis pontos à frente do AZ... e as goleadas também.



Willem II 2x1 PSV (domingo, 10 de novembro)

Na crise do PSV, o primeiro vitimado foi Jeroen Zoet: antes mesmo do jogo começar, anunciou-se que o goleiro titular perdera sua posição para Lars Unnerstall. Sem os lesionados Steven Bergwijn e Donyell Malen, os Boeren até começaram pressionando. Mas quando o Willem II avançou, foi para marcar: aos 7', Miquel Nelom lançou, Mats Köhlert cruzou, e Ché Nunnely completou para o 1 a 0 no contra-ataque. Começava aí uma interessante troca: os Tricolores mandantes pressionavam (Nunnely perdeu dois bons contragolpes, aos 22' e aos 42'), o PSV respondia avançando (aos 38', Cody Gakpo chutou forte no travessão). Mas no segundo tempo, Nunnely aproveitou para se confirmar como o nome da vitória em Tilburg: fez 2 a 0, aos 64', novamente recebendo de Köhlert, mas batendo cruzado. No desespero, Kostas Mitroglou e Gastón Pereiro vieram para o jogo. E melhoraram o PSV. Aos 78', Pereiro arriscou quase sem ângulo, e o goleiro Timon Wellenreuther mandou para fora. Finalmente, aos 85', Pereiro diminuiu para 2 a 1, num forte chute no ângulo. Mas já era tarde: era uma grande vitória do Willem II, era o quarto jogo seguido (e terceira derrota) do time de Eindhoven nas últimas quatro rodadas. Os Eindhovenaren terão muito o que resolver na pausa das datas FIFA.


Twente 2x1 Zwolle (domingo, 10 de novembro)

O Zwolle buscava se recuperar da derrota para o Ajax, até para manter distância ainda segura das últimas posições. Viu que isso seria difícil, diante da força ofensiva do Twente. Que em nove minutos, ainda no primeiro tempo, praticamente resolveu o jogo. Aos 16', Joël Latibeaudiere veio pela direita, passou a Haris Vuckic, e o atacante fez 1 a 0 para os Tukkers. Aos 25', Latibeaudiere ainda foi "ajudado" no seu gol, para o 2 a 0: o cabeceio do lateral saiu fraco, mas o goleiro Xavier Mous e o lateral direito Sai van Wermeskerken ficaram no "deixa que eu deixo", e a bola balançou a rede dos Zwollenaren. Com problemas defensivos, os visitantes só se fortaleceram com a entrada de Dennis Johnsen. E no segundo tempo, enfim cresceram, tendo o gol aos 61': Gustavo Hamer cobrou escanteio, e Reza Ghoochannejhad diminuiu para 2 a 1. Mas a reação do Zwolle parou por aí.


Feyenoord 3x2 RKC Waalwijk (domingo, 10 de novembro)

Era um jogo entre dois times reanimados pelas vitórias na rodada passada. E o RKC, mesmo na lanterna, mostrou eficiência invejável no começo em De Kuip, aproveitando os espaços na esquerda. Aos 14', Darren Maatsen apareceu na área para completar cruzamento, a bola desviou em Jan-Arie van der Heijden, e era o 1 a 0 para os visitantes de Waalwijk. Aos 19', Sylla Sow chegou à área, tirou Lutsharel Geertruida da marcação e chutou cruzado, por baixo do goleiro Kenneth Vermeer: 2 a 0 RKC. Parecia um golpe daqueles de que o Feyenoord não se recuperaria. Mas aí, Nicolai Jorgensen começou a ir ao resgate - aos 25', livre após passe de Luis Sinisterra, concluiu por baixo do goleiro para diminuir. Sinisterra saiu lesionado, Sam Larsson entrou... e empatou, aos 40', em cobrança de falta que desviou em Hannes Delcroix. De quebra, Larsson quase virou, ainda no primeiro tempo. A pressão do Feyenoord seguiu na etapa final. Com Orkun Kökcü (aos 46' e aos 50'), com Steven Berghuis (chute aos 57', bola na trave aos 59')... e quando a pressão diminuía, aos 85', veio a virada para desafogar: Jens Toornstra cobrou escanteio, e Marcos Senesi fez seu primeiro gol pelo Stadionclub, dando a segunda vitória seguida sob o comando de Dick Advocaat. A vida continua.



AZ 3x0 Emmen (domingo, 10 de novembro)

As derrotas de Vitesse e PSV já haviam preparado o terreno para que o time de Alkmaar abrisse vantagem na segunda posição do campeonato. Mas até que os AZ'ers demoraram para embalar na partida. Sempre tiveram o domínio do Emmen - e tiveram uma chance, em cabeceio de Dani de Wit aos 21' -, mas só se impuseram de vez a partir dos 35', quando o goleiro Dennis Telgenkamp derrubou Jonas Svensson na área. Pênalti cometido, pênalti convertido por Teun Koopmeiners, 1 a 0 AZ. Aí, foi a vez dos símbolos da ótima temporada do clube aparecerem. Convocado para a seleção dos Países Baixos, Myron Boadu teve uma boa chance de marcar (aos 42'), e na segunda, balançou as redes, aos 45', escorando cruzamento de Svensson. O outro convocado do AZ para a Laranja definiu a vitória, aos 58': Calvin Stengs finalizou à queima-roupa, para fazer os Alkmaarders ficarem cinco pontos à frente do PSV, na segunda posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário