quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Parada obrigatória: Ajax

A dupla Ziyech-Promes deu certo, e o Ajax segue firme buscando o bicampeonato holandês. Mas ele (e uma boa campanha na Liga Europa) não virão sem esforço (Getty Images)

Posição: 1º colocado, com 44 pontos
Técnico: Erik ten Hag
Time-base: Onana; Dest (Mazraoui), Veltman, Blind e Tagliafico; Álvarez (Marin) e Martínez; Ziyech, Van de Beek e Promes; Tadic
Maior vitória: Ajax 6x1 ADO Den Haag (18ª rodada)
Maior derrota: Ajax 0x2 Willem II (16ª rodada)
Copa da Holanda: classificado para as oitavas de final, nas quais enfrentará o Spakenburg (terceira divisão), em 22 de janeiro
Competição europeia: Liga dos Campeões (eliminado na fase de grupos) e Liga Europa (classificado para a segunda fase, na qual enfrentará o Getafe-ESP)
Artilheiro: Quincy Promes (atacante), com 10 gols
Objetivo do início: Título
Avaliação: O Ajax cumpre seu objetivo, até aqui: segue como o grande favorito ao título na Eredivisie. Entretanto, vários percalços tornam o caminho mais turbulento do que se esperava para os Ajacieden
Fez os treinos da pausa de inverno em... Doha, no Catar, de 4 a 12 de janeiro
E amistosos? Venceu o Eupen-BEL, por 2 a 0, e o Club Brugge-BEL, por 3 a 1

De certa forma, dá para dizer que o primeiro jogo do Ajax neste Campeonato Holandês 2019/20 resume bem o que foi a primeira metade da temporada do atual campeão da Eredivisie: sua força dentro de campo o torna favorito destacado à conquista do bicampeonato, mas os sustos estão à espreita, e podem prejudicar os Godenzonen. Foi assim naquele 2 a 2 com o Vitesse, quando os Ajacieden sofreram com a equipe de Arnhem. Foi assim em tantas outras partidas, que renderam consequências indesejadas. Claro, pelo menos na liga holandesa, isso ocorreu menos vezes: o normal era o Ajax impor seu amplo favoritismo, em casa e fora. Mesmo em partidas nas quais não ia tão bem. Se há dúvidas, basta ver o 4 a 1 no Sparta Rotterdam, na quinta rodada. Ou o 4 a 1 no Heerenveen, na rodada seguinte. Mesmo sem jogar bem, a superioridade era tamanha que a goleada acabava acontecendo, diante dos clubes menores.

Entretanto, o rendimento do Ajax mostrava previsivelmente maior inconsistência do que na incrível temporada passada. Havia acertos: por exemplo, Lisandro Martínez - o argentino chegou para a zaga, mas mostrou tanta qualidade nos passes que já foi para o meio-campo, sem prejuízo da utilidade. Quincy Promes demorou algumas rodadas, mas logo destronou David Neres (inconstante, mesmo antes da lesão que o tirou dos campos no fim de 2019) para criar grande parceria de ataque com Hakim Ziyech - daí, os dez gols de Promes na Eredivisie, tornando-o goleador do Ajax. Por falar no marroquino, ele seguiu mostrando como já é grande demais para o futebol da Holanda: preciso nos passes para gol (foram 12), preciso nos chutes, habilidoso ao extremo... se houve um destaque dos Amsterdammers, foi Ziyech, acima de Donny van de Beek - ele teve ótimos momentos - e Dusan Tadic - menos inspirado do que na temporada anterior, mas ainda muito útil (foi quem mais passes para gol deu neste campeonato - 13). E André Onana é cada vez mais confiável no gol.

Só que havia erros e gente decepcionando, como Razvan Marin e Noussair Mazraoui. Desde a terceira fase preliminar, a campanha na Liga dos Campeões foi feita de altos (os triunfos contra Lille, na Johan Cruyff Arena, e Valencia, em pleno Mestalla) e baixos (a queda para o Chelsea em Amsterdã, e as crônicas fragilidades defensivas que transformaram um 4 a 1 em 4 a 4 no Stamford Bridge - sim, isso inclui as expulsões). Pior: temporada passa, temporada chega, e o "estilo de jogo" às vezes segue uma camisa-de-força para o Ajax, como se viu na decepcionante eliminação na Champions - um time ineficiente no ataque foi parado por um Valencia eficiente na frente e insuperável atrás. Pior ainda: com algumas lesões no fim do ano (Promes, David Neres), mais o desafortunado problema cardíaco que transformou a carreira de Daley Blind em incógnita, o Ajax começou a engripar na Eredivisie. E as derrotas para Willem II e AZ permitiram a chegada do clube de Alkmaar na disputa do título. Pelo menos, na última rodada de 2019, veio um massacre tipicamente Ajacied - 6 a 1 no ADO Den Haag -, enquanto o AZ era derrotado pelo Sparta Rotterdam. E o Ajax segue favorito ao título holandês. Segue podendo fazer bom papel na Liga Europa. Mas encontra mais dificuldades do que imaginava.

Um comentário:

  1. Bom dia, Felipe. Escrevo em nome do portal de resultados FlashScore.com.br, anteriormente conhecido como Resultados.com.
    Gostaríamos muito de realizar com o Espreme a Laranja uma troca de links favorável para ambos. O que acha de conversar a respeito?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir