quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Parada obrigatória: Utrecht

Até que o Utrecht de Gyrano Kerk está bem. Mas poderia exibir um melhor nível de jogo no campeonato (fcutrecht.nl)

Posição: 7º colocado, com 29 pontos
Técnico: John van den Brom
Time-base: Paes; Klaiber, Willem Janssen, Hoogma e Van der Maarel (Guwara); Van Overeem (Ramselaar), Gustafson, Maher e Van de Streek; Kerk e Bahebeck (Abass)
Maior vitória: Utrecht 6x0 Fortuna Sittard (12ª rodada)
Maior derrota: Ajax 4x0 Utrecht (13ª rodada)
Copa da Holanda: classificado para as oitavas de final, nas quais enfrentará o FC Eindhoven (segunda divisão), em 21 de janeiro
Competição europeia: Liga Europa (eliminado pelo Zrinjski Mostar-BOS, na segunda fase preliminar)
Artilheiro: Gyrano Kerk (atacante), com 5 gols
Objetivo do início: vaga nos play-offs pela Liga Europa/vaga direta na Liga Europa
Avaliação: Sim, o Utrecht está na região da tabela em que podia estar. Mas pelo que pode render, as atuações ainda decepcionam. Os concorrentes estão sedentos, e os Utregs podem e precisam melhorar
Fará os treinos da pausa de inverno em... La Manga, balneário na Espanha, de 4 a 11 de janeiro
E amistosos? Contra o Bayer Leverkusen-ALE, em 10 de janeiro

Um time agradável de ser visto, há pelo menos algumas temporadas. Classificado para a segunda fase preliminar da Liga Europa. Recebendo o novo técnico - John van den Brom, vindo de um excepcional trabalho que ajudou o AZ a chegar onde está atualmente. Antes da temporada começar, era possível dizer: o Utrecht era um dos clubes que mais expectativa atraía no Campeonato Holandês. Quem sabe, até, conseguisse subir a posições mais altas na tabela do que o 6º lugar em 2018/19. Todavia, antes mesmo da Eredivisie atual começar, a queda na segunda fase preliminar da Liga Europa já foi um tremendo balde de água fria. Na ida (1 a 1), em casa, o time perdeu chances e mais chances de gol; na volta (2 a 1 Zrinjski Mostar-BOS, na prorrogação), a defesa foi deficiente. E pelo menos um jogador pagou por aquilo: o goleiro dinamarquês David Jensen, que falhou no gol da classificação do time bósnio, perdeu a titularidade, foi encostado e deve sair do clube ainda neste mês.

Ainda assim, mesmo com um começo elogiável de campeonato (duas vitórias e um empate), algo parecia ligeiramente desacertado no Utrecht. Claro que havia destaques: mesmo jovem - 21 anos -, Maarten Paes assumiu e justificou a titularidade no gol. Na defesa, Willem Janssen trazia a liderança de sempre nos Utregs. No meio-campo, o "filho pródigo" Bart Ramselaar voltou da decepcionante passagem pelo PSV já retomando paulatinamente seu destaque, e Simon Gustafson era o destaque da vez na temporada, enquanto Gyrano Kerk seguia veloz no ataque, sendo o titular absoluto fosse qual fosse o parceiro (no caso de mais velocidade, Issah Abass; para dar mais presença na área, Jean-Christophe Bahebeck). Entretanto, a equipe parecia não fluir em campo como em temporadas passadas. Mais impressionante: jogava melhor fora de casa (quarto melhor visitante) do que dentro.

Houve até bons momentos na primeira metade da temporada: a sequência de três vitórias seguidas (entre a 10ª e a 12ª rodadas), o brilhante triunfo contra o PSV em casa (um categórico 3 a 0). E bem ou mal, o Utrecht nunca saiu da zona de repescagem por vaga na Liga Europa - chegou até a ser quarto colocado. Ainda assim, resultados como derrotas em casa para VVV-Venlo (1 a 2, 4ª rodada) e RKC Waalwijk (0 a 1, 15ª rodada) dão a incômoda impressão de que o time decepciona. Apenas cumpre seu papel, sem muito brilhantismo. O que pode ser perigoso, com adversários como Heerenveen e Groningen sedentos por um lugar nos play-offs. Eis algo que o Utrecht precisa corrigir, se quiser se manter como um dos principais times abaixo do topo na Holanda/nos Países Baixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário