segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 20ª rodada da Eredivisie

Utrecht 4x0 ADO Den Haag (sexta-feira, 24 de janeiro)

Os dois times viviam momentos iguais, com resultados diferentes: o Utrecht contratou mas tropeçou na rodada passada, o ADO Den Haag também contratou e conseguiu vitória importante. Seria diferente na sexta, por destaque, obra e graça de um dos reforços dos Utregs na temporada: o atacante Kristoffer Peterson, que passara pelo clube entre 2014 e 2017. Coube ao sueco Peterson fazer 1 a 0 logo aos 14', finalizando para o gol após passe de Urby Emanuelson. Iniciou-se aí o domínio do time da casa, criando algumas chances no primeiro tempo. Na etapa complementar, enfim, vieram os gols. Começando com um chute de Sean Klaiber para o 2 a 0, aos 53' (no qual o goleiro Luuk Koopmans poderia ter ido melhor). Continuando com o 3 a 0 de Gyrano Kerk, aos 74', concluindo contra-ataque com a velocidade típica do atacante. E terminando aos 84', em outro bonito chute de Klaiber. Até mesmo o goleiro Jeroen Zoet, emprestado pelo PSV e contestado nos primeiros dias, teve seu momento de brilho, pegando um pênalti de John Goossens nos acréscimos. Mas a goleada já estava definida.



Heerenveen 1x2 AZ (sábado, 25 de janeiro)

O jogo no estádio Abe Lenstra começou com os erros em demasia desagradando a torcida: era um chute de Joey Veerman "impedido" por Jens Odgaard aos 21', era Oussama Idrissi errando por muito o arremate aos 34'. Mas na primeira chance real de gol que o jogo teve, a rede balançou: aos 35', Myron Boadu tentou o chute, a bola subiu, e o zagueiro Sven Botman tentou afastá-la da área com uma bicicleta - só conseguiu "espirrar o taco", deixando Dani de Wit livre para o 1 a 0 do AZ. Os visitantes de Alkmaar seguiram superiores no começo do segundo tempo (Boadu quase ampliou aos 51'), mas o Heerenveen teve o ataque fortalecido com a entrada de Runar Espejord, aos 63'. Seis minutos depois, o empate do time mandante: Hicham Faik lançou em profundidade, e Chidera Ejuke aproveitou a bola para fazer 1 a 1. Só que a festa durou pouco para o Fean. Aos 72', num escanteio, De Wit cabeceou, a bola sobrou para Boadu, e ele chutou forte para o 2 a 1 do alívio. Ejuke assustou demais aos 83': numa jogada semelhante ao do primeiro gol, o nigeriano do Heerenveen tocou na saída de Marco Bizot, e a bola saiu rente à trave. Mas o jogo acabou, e o AZ podia celebrar: após duas rodadas, voltava a vencer no Campeonato Holandês.



Heracles Almelo 2x3 Feyenoord (sábado, 25 de janeiro)

Diante de uma hesitante defesa do Feyenoord, o Heracles começou atacando. Aos 8', Silvester van der Water tentou, e o goleiro Justin Bijlow pegou, enquanto Mauro Júnior forçou o arqueiro Feyenoorder a trabalhar aos 11'. Se não deu por baixo, deu por cima: aos 19', em escanteio, o zagueiro Maximilian Rossman ficou sozinho na área, para cabecear e fazer o 1 a 0 dos Heraclieden. Só aí o Feyenoord deu sinal de vida no ataque: Rossmann evitou o arremate de Nicolai Jorgensen aos 28', e veio chance mais perigosa ainda aos 34' - Luis Sinisterra passou a Steven Berghuis, que mandou por cima do gol, da entrada da área. O Heracles até respondia (o estreante Jeremy Cijntje quase fez aos 30'), mas o empate estava próximo: Alexander Merkel tirou de cima da linha a bola cabeceada por Eric Botteghin aos 40', e Sinisterra errou livre na área, aos 42'. Começou o segundo tempo, e o Feyenoord se mostrou irresistível. Aos 48', Jens Toornstra enfim empatou, completando cruzamento de Berghuis. Mais cinco minutos, e foi Toornstra quem cruzou, para Sinisterra virar: 2 a 1. Aos 57', se o goleiro Janis Blaswich evitou o gol de Berghuis espalmando, o escanteio da sequência trouxe o terceiro gol do Stadionclub: Eric Botteghin, de cabeça. No fim, Rossmann ainda foi à frente e diminuiu para os mandantes aos 78', em outro escanteio, mas de voleio. Insuficiente para evitar mais uma vitória do Feyenoord, nove rodadas invicto, com sete vitórias. Segue a reação.



RKC Waalwijk 1x2 VVV-Venlo (sábado, 25 de janeiro)

No jogo entre o último e o antepenúltimo colocados da Eredivisie, o lanterna RKC começou buscando o gol: afinal, já perdera o jogo direto contra o ADO Den Haag, na rodada passada. Já aos 3', Sylla Sow chutou e forçou o goleiro Thorsten Kirschbaum a trabalhar. O que os Católicos queriam aconteceu aos 15': bate-rebate na área, e o (re)estreante Emil Hansson chutou forte para fazer 1 a 0, em sua volta por empréstimo ao clube de Waalwijk. Dominado, o VVV-Venlo só deu sinal de vida aos 41', quando Peter van Ooijen cabeceou bem, e o arqueiro Etiënne Vaessen foi buscar a defesa. Mas a partir daí - principalmente a partir da etapa final -, os Venlonaren é que ditaram o ritmo do jogo em busca do empate. Que poderia ter vindo aos 55', não tivesse Oussama Darfalou perdido grande chance. Aos 74', John Yeboah ainda mandou na trave. E aos 76', enfim veio o 1 a 1 merecido do VVV: Johnatan Opoku bateu, e a bola com desvio tirou as chances de Vaessen defender. Haveria mais: aos 82', Darfalou recebeu em profundidade e completou para a valiosa virada dos visitantes, afundando mais o RKC, que segue na lanterna, oito pontos atrás do adversário vitorioso.



Sparta Rotterdam 1x1 Fortuna Sittard (sábado, 25 de janeiro)

O Sparta buscou o gol tão logo a partida começou em Het Kasteel. Logo aos 4', Patrick Joosten mandou a bola na trave. Pouco depois, Mohamed Rayhi desviou escanteio rente ao gol. E aos 18', foi a vez de Joël Piroe (substituto do lesionado Ragnar Ache) cabecear por cima. Mas o time da casa não fez, e tomou: aos 20', Mark Diemers lançou Vitalie Damascan, e o atacante moldavo driblou o goleiro Ariel Harush para colocar o Fortuna Sittard na frente do placar - o VAR até reviu o lance por suposto impedimento, mas deixou passar. Na etapa complementar, os Spartanen continuaram jogando chances fora: Koselev defendeu cabeceio de Jurgen Mattheij aos 48', Abdou Harroui mandou a bola rente à trave aos 49', Bart Vriends desviou escanteio perto do gol aos 69'... e veio o empate: aos 72', Rayhi cobrou escanteio, e Mattheij enfim acertou o gol do Fortuna Sittard.


Vitesse 1x1 Emmen (domingo, 26 de janeiro)

Pegando um Emmen com somente um ponto fora de casa em todo o campeonato, o Vitesse teve um primeiro tempo que indicava vitória tranquila. Aos 10', Max Clark já poderia ter aberto o placar, num chute de longe. Riechedly Bazoer também, aos 14', mandando para fora após ficar cara a cara com o goleiro Dennis Telgenkamp. Aos 17', por fim, o gol do Vitesse veio de quem sempre se espera: Bryan Linssen, que dominou a bola lançada em profundidade por Navarone Foor e tocou na saída de Telgenkamp - seu 12º gol no campeonato, se igualando a Boadu (AZ) e Dessers (Heracles Almelo) no topo da tabela de goleadores. Aos 32', Matavz chegou até a fazer um segundo gol, anulado por impedimento. No Emmen, o desastre forçou até uma mudança precoce, com Jafar Arias vindo a campo já aos 36'. Os efeitos demoraram um pouco, mas vieram no segundo tempo. Já aos 50', Marko Kolar mandou a bola na rede pelo lado de fora. Aos 52', Lorenzo Burnet cabeceou perto do gol, e no minuto seguinte, Michael de Leeuw mandou a bola na trave. Enfim, aos 58', o empate: Kolar arriscou, o goleiro Remko Pasveer rebateu, e De Leeuw mandou para as redes - o VAR reviu, mas mandou seguir. De novo, o Emmen surpreendia positivamente.



Groningen 2x1 Ajax (domingo, 26 de janeiro)

A ousadia de Dusan Tadic, tentando o gol do meio-campo logo na saída para o jogo (o goleiro Sergio Padt pegou), dava a impressão de que o Ajax tentaria se impor contra o Groningen. Até tentou, mas fracassou: não só os Groningers estavam bem postados na defesa, como logo acharam espaços para atacar. Na primeira vez, aos 7', Sam Schreck cruzou, e Ramon-Pascal Lundqvist desviou de cabeça, para fora. Na segunda, a sorte deu o gol aos mandantes: Django Warmerdam lançou da esquerda, Kaj Sierhuis tentou finalizar, a bola rebateu nele e no goleiro Bruno Varela (substituindo André Onana), e entrou lentamente para o 1 a 0. A vantagem podia até ter sido ampliada aos 25': Joël Asoro trouxe a bola à área, passou a Sierhuis, mas Varela saiu do gol e afastou. O Ajax só achou chances de ataque aos 32' (cabeceio do titular Siem de Jong, para fora) e aos 37' (Tadic cruzou, mas Ryan Babel se atrapalhou com a bola na pequena área). E no segundo tempo, de novo, a sorte ajudou o Groningen:  aos 52', poucos minutos após Tadic tentar, um rápido contragolpe terminou num chute de Lundqvist, que desviou antes em Lisandro Martínez, tirando as chances de Varela defender: 2 a 0. Só aí o Ajax foi à frente, com as entradas de Carel Eiting e Lassina Traoré. Vieram os espaços, as chances de gol... até a rede balançar, aos 72', com Tadic ajeitando para Donny van de Beek chutar forte na área. Só que o Groningen se dedicou na defesa. Conseguiu conter o Ajax. E obteve a vitória que reaqueceu a liga.



Willem II 0x0 Zwolle (domingo, 26 de janeiro)

Embora eliminado na Copa da Holanda, no meio da semana, o Willem II tinha um desafio mais acessível contra o Zwolle. Só que a acessibilidade se revelou menor do que se esperava: os Zwollenaren também tiveram chances de gol, com Mustafa Saymak perdendo a bola livre aos 11', e Lennart Thy batendo na rede pelo lado de fora aos 14'. Pelo menos, os Tricolores também tiveram suas estocadas: aos 18', Mats Köhlert mandou a bola por cima do gol, enquanto Mike Trésor Ndayishimiye perdeu a grande chance do primeiro tempo aos 34'. Na etapa final, o Willem II cresceu buscando a vitória em Tilburg. Novamente, Ndayishimiye teve a chance do gol em seus pés, aos 63', mas seu chute saiu sem rumo. Aos 78', os Tricolores teriam mais espaço em casa: o zagueiro Thomas Lam agarrou Ché Nunnely e foi expulso, deixando o Zwolle com um homem a menos. Mas nem assim o Willem II conseguiu a vitória, amargando um tropeço que o tirou da terceira posição.


 
PSV 1x1 Twente (domingo, 26 de janeiro)

Sem o seu principal destaque em campo (balançado pela proposta do Tottenham, Steven Bergwijn se negou a jogar, entrando em colisão com a diretoria), com Ibrahim Afellay e Sam Lammers de volta após longas ausências, o PSV começou com Mohamed Ihattaren e Cody Gakpo indo mais ao ataque. Aos 10', por exemplo, aquele recebeu de Gakpo, e bateu cruzado, rente à trave esquerda do goleiro Joël Drommel. Mais fechado na defesa, o Twente só se arriscou aos 23', quando Jelle Bosch dominou após disputa de bola, e chutou da entrada da área, para fora. De resto, o PSV tentava um pouco (Afellay aos 27', Drommel agarrou; Bruma aos 43', em jogada individual, também evitada pelo arqueiro dos Tukkers visitantes), mas nada que realmente perturbasse. Continuou assim no início do segundo tempo. Aos 49', Gakpo perdeu chance gigante - livre em contra-ataque após lançamento de Ihattaren, chutou para fora, rente à trave esquerda. Finalmente, aos 61', num chute de fora, veio a chance do gol: Afellay bateu, Drommel deu o rebote, e Denzel Dumfries estava a postos na área para fazer 1 a 0. Em desvantagem, porém, o Twente foi à frente, com as entradas de Haris Vuckic e Rafik Zekhnini. O goleiro Lars Unnerstall começou a trabalhar mais. As possibilidades aumentaram aos 75', com a expulsão de Afellay. Finalmente, aos 87', Zekhnini fez o pivô, e Vuckic marcou o golaço do 1 a 1: chute forte, fora da área, no ângulo. Mais um capítulo na crise melancólica que o PSV vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário