segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Parada obrigatória: Groningen

Com a força e a velocidade de Zeefuik (à esquerda) na defesa, o Groningen está seguro na tabela. Resta o ataque contar com gols de mais gente como Sierhuis (à direita) (Pro Shots)

Posição: 10º colocado, com 25 pontos
Técnico: Danny Buijs
Time-base: Padt; Zeefuik, Te Wierik, Itakura e Warmerdam; Hrustic, El Messaoudi, Matusiwa (Lundqvist) e El Hankouri; Sierhuis e Benschop (Asoro)
Maior vitória: Groningen 3x0 RKC Waalwijk (9ª rodada)
Maiores derrotas: Groningen 1x3 Twente (2ª rodada) e PSV 3x1 Groningen (4ª rodada)
Copa da Holanda: eliminado na segunda fase, pelo Utrecht
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Kaj Sierhuis (atacante), com 5 gols
Objetivo do início: meio de tabela/vaga nos play-offs pela Liga Europa
Avaliação: Em que pese o ataque pouco produtivo, os Groningers já se aprumaram na temporada. Estão no meio da tabela, mas ainda podem sonhar com os play-offs pela Liga Europa, caso vençam adversários diretos.
Fará os treinos da pausa de inverno em... Horst, cidade nos Países Baixos, de 8 a 11 de janeiro
E amistosos? Contra o SV Rödingshausen-ALE, em 8 de janeiro, e contra o Rot-Weiss Essen-ALE, em 11 de janeiro

Depois da notável reação durante a temporada passada, quando o time partiu da zona de repescagem/rebaixamento diretamente para os play-offs por vaga na Liga Europa, só se esperava que o Groningen demorasse menos para embalar no campeonato. Pois bem: foi o que aconteceu. Está certo que houve pelo menos um momento ruim (entre a quarta e a oitava rodada, somente uma vitória, e o time ficou só duas posições acima da zona de queda), mas a equipe logo se recuperou disso. Depois, engatou uma sequência de cinco vitórias e um empate, indo definitivamente para o meio da tabela - e cumprindo a primeira expectativa, de certa forma.

Era esperada uma maior firmeza, de fato. Principalmente, porque a equipe do norte neerlandês mostra uma defesa entrosada e resistente - não à toa, a terceira melhor do campeonato (18 gols sofridos, só abaixo de Ajax e AZ). Sergio Padt voltou a garantir segurança no gol, após atuações inconstantes; Mike te Wierik e Ko Itakura se entrosaram no miolo de zaga; e é possível dizer que o lateral direito Deyovaisio Zeefuik é o melhor jogador dos Groningers na temporada - "Deyo" consegue ser firme na marcação, e seguramente é dos mais velozes e ofensivos laterais destros na Eredivisie. De quebra, o meio-campo protege bem a defesa, com Azor Matusiwa mostrando talento, enquanto Ajdin Hrustic e Mohamed El Hankouri ajudam o ataque.

Ajuda necessária. Porque se o Groningen está em segurança na tabela, a fraqueza do ataque é responsável pelo time não estar brigando mais fortemente por um lugar na repescagem pela Liga Europa. São poucos gols feitos: 18, só acima de Emmen, ADO Den Haag e VVV-Venlo. E Danny Buijs já tentou escalar o time de todas as maneiras para aumentar o poder ofensivo: com um, dois ou três atacantes, com Charlison Benschop (boa contratação) isolado na frente, adiantando El Hankouri, com um atacante mais veloz (o sueco Joel Asoro) e outro mais fixo na área - geralmente, Kaj Sierhuis, que pelo menos cumpre a função e faz gols. Mas o fraco desempenho ofensivo segue - e influiu no fim de ano ruim em campo: apenas uma vitória, nas cinco últimas rodadas de 2019. Se quiser ficar ainda mais forte para a segunda metade da Eredivisie, o Groningen precisa cuidar da frente. Atrás e na tabela, já está tudo firme. Diante do que se viveu em 2018/19, já é alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário