quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Parada obrigatória: Heerenveen

Odgaard veio para fazer gols e ajudar o Heerenveen a ser mais confiável em 2019/20. Está conseguindo, até aqui (VI Images)

Posição: 8º colocado, com 28 pontos
Técnico: Johnny Jansen
Time-base: Hahn; Floranus (Van Rhijn), Botman, Dresevic e Woudenberg; Faik, Kongolo e Veerman (Bruijn); Van Bergen, Odgaard e Ejuke
Maior vitória: Heracles Almelo 0x4 Heerenveen (1ª rodada)
Maior derrota: Ajax 4x1 Heerenveen (6ª rodada)
Copa da Holanda: classificado para as oitavas de final, nas quais enfrentará o Willem II, em 22 de janeiro
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Jens Odgaard (atacante), com 6 gols
Objetivo do início: meio de tabela
Avaliação: Após tantas turbulências, o Heerenveen só precisava de um técnico para estabilizar uma equipe, e que esta equipe mostrasse solidez em campo. Até agora, as duas coisas foram conseguidas - e por isso, o time está firme na disputa de uma vaga nos play-offs pela Liga Europa
Fará os treinos da pausa de inverno em... Gerona, na Espanha, de 4 a 11 de janeiro
E amistosos? Contra a Unión Deportiva Llagostera, da terceira divisão espanhola, em 10 de janeiro

Atuações extremamente inconstantes no campeonato passado. Uma defesa que sempre causava calafrios na torcida. Os problemas no Conselho Deliberativo, já habituais nos últimos anos, começando a respingar dentro de campo. Tudo que o Heerenveen queria e precisava era uma temporada mais tranquila do que em 2018/19. Para tanto, a primeira escolha dentro de campo foi um tiro no escuro: está certo que o ex-atacante Johnny Jansen já estava acostumado com o clube, auxiliar técnico fixo que era, mas ele conseguiria comandar uma equipe sólida? Mais do que isso: os reforços que viessem conseguiriam tranquilizar a torcida?

Pois 18 rodadas depois, pelo menos por enquanto, a resposta para essas duas perguntas é um "sim" que os adeptos do Fean reconhecem, alegres. Sim, Jansen treina uma equipe mais sólida - e mais entrosada. A única alteração é nas laterais, com Sherel Floranus se alternando entre a esquerda e a direita, e na meia-direita, com a alternância entre Joey Veerman e Jordy Bruijn. De resto, vários jogadores atuaram em todas as partidas do turno (e na única do returno disputada em 2019). O time da Frísia também se mostra mais seguro na defesa, que é a quarta menos vazada da Eredivisie, só tomando mais gols do que Ajax, AZ e Groningen até aqui.

E muitos reforços que vieram para 2019/20 estão cumprindo o que deles se esperava. Prova disso é o ataque: Chidera Ejuke dá na esquerda a velocidade e a habilidade que Mitchell van Bergen já dá na direita, há algumas temporadas. E o dinamarquês Jens Odgaard é o homem-gol que o clube já se acostumou a ter, temporada após temporada. Por isso, o clube vem conseguindo resultados constantes - destaque para uma vitória sobre o vice-líder AZ, fora de casa. Por isso, está firme na disputa por um lugar na zona da repescagem que leva à Liga Europa, só um ponto abaixo. E ao contrário de anos anteriores, a torcida crê que é possível alcançar esses play-offs no returno. Porque o time a aliviou, como ela pedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário