quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Guia da Eredivisie 2021/22: AZ

Os jovens talentosos (Boadu, Stengs) saem. E Vangelis Pavlidis chega ao AZ, para tentar ajudar o time a se manter bem (Ed van de Pol/AZ.nl)

Alkmaar Zaanstreek

Cidade: Alkmaar   
Estádio: AFAS (capacidade para 17.023 torcedores)   
Apelido: Alkmaarders
Títulos: 2 Campeonatos Holandeses
Patrocínio: AFAS (empresa desenvolvedora de softwares)
Técnico: Marcel Jansen
Destaque: Jesper Karlsson (meio-campista)
Fique de olho: Sam Beukema (zagueiro)
Temporada passada: 3º colocação
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Copas europeias: Conference League (fase de grupos, após ser eliminado pelo Celtic-ESC nos play-offs da Liga Europa)
Objetivo: vaga em competições europeias
Amistosos de pré-temporada:
3 de julho - AZ 4x1 NEC
7 de julho - AZ 3x0 TOP Oss
10 de julho - AZ 1x1 Anderlecht-BEL
14 de julho - Genk-BEL 1x1 AZ
17 de julho - RB Leipzig-ALE 1x0 AZ
21 de julho - AZ 3x0 ADO Den Haag
25 de julho - AZ 3x0 Panathinaikos-GRE
28 de julho - AZ 2x0 OFI Creta-GRE
31 de julho -  AZ 1x0 Real Sociedad-GRE
8 de julho - AZ 2x1 Torino-ITA
Principais chegadas: Peter Jensen (G, Nordsjaelland-DIN), Aslak Fonn Witry (D, Djurgardens-SUE), Sam Beukema (D, Go Ahead Eagles), Bruno Martins Indi (D, Stoke City-ING - transferência definitiva após empréstimo) e Vangelis Pavlidis (A, Willem II)
Principais saídas: Marco Bizot (G, Brest-FRA), Jonas Svensson (D, Adana Demirspor-TUR), Thomas Ouwejan (D, Schalke 04-ALE), Teun Koopmeiners (M, Atalanta-ITA), Calvin Stengs (A, Nice-FRA) e Myron Boadu (A, Monaco-FRA) 
Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

Num dos jogos de pré-temporada do AZ, Calvin Stengs e Myron Boadu saíram abraçados, olhando ao longe. Quase como se refletissem sobre o tempo que passaram juntos no clube de Alkmaar, desde as categorias de base. De certa forma, era isso mesmo. Desde a reta final da temporada passada já se desconfiava o que começa a acontecer: vários dos destaques que fizeram os Alkmaarders se tornarem praticamente um "quarto grande" do futebol holandês diriam adeus rumo ao próximo passo na carreira. Dias depois daquele amistoso, Stengs rumou para o Nice-FRA; Boadu também tomou o caminho da Ligue 1, para o Monaco; o goleiro Marco Bizot também se foi para a liga francesa (Brest); e Teun Koopmeiners demorou, mas afinal tomou o caminho da Atalanta, na transferência que desejava.

Só Owen Wijndal ficou para um time que ainda decidirá qual goleiro sucederá Bizot - a vantagem é para o recém-chegado Peter Jensen, mas Hobie Verhulst, enfim tendo sua chance no clube em que se formou, pode ser efetivado na posição. Além disso, na zaga, a experiência de Bruno Martins Indi (aprovado no empréstimo da temporada passada, e por isso comprado em definitivo) e Timo Letschert terá o acréscimo de nomes como Sam Beukema. No meio-campo, coisa semelhante: se Koopmeiners sair, haverá a vivência de Jordy Clasie e a juventude de Dani de Wit. E no ataque, Jesper Karlsson tem tudo para virar o protagonista, com o espaço aberto para Zakaria Aboukhlal e Albert Gudmundsson tentarem aproveitá-lo, mais a experiência de Vangelis Pavlidis, que terá chance num time mais forte após boas temporadas no Willem II. Parece suficiente para o AZ viver uma temporada semelhante à passada: um pouco abaixo da disputa do título, mas forte o bastante para fazer um bom papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário