quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Guia da Eredivisie 2021/22: Twente

Com capacidade para marcar gols e experiência, Van Wolfswinkel simboliza as boas transferências que fortaleceram o Twente (fctwente.nl)
  
Football Club Twente

Cidade: Enschede    
Estádio: De Grolsch Veste (capacidade para 30.205 torcedores)
Apelido: Tukkers (gíria para nativos do Twenthe, região da província de Overijssel onde fica a cidade de Enschede)
Títulos: 1 Campeonato Holandês
Patrocínio: Pure Energie (empresa fornecedora de energia)
Técnico: Ron Jans
Destaque: Ricky van Wolfswinkel (atacante)
Fique de olho: Ramiz Zerrouki (meio-campista)
Brasileiros no elenco: Dimitris Limnios (atacante - é grego de nascimento, mas tem passaporte brasileiro pela mãe ter tal nacionalidade)
Temporada passada: 10º colocado
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: meio de tabela/vaga nos play-offs pela Conference League
Amistosos de pré-temporada:
3 de julho - Sparta Enschede (amador) 1x8 Twente
6 de julho - HSC'21 0x2 Twente
10 de julho - Cambuur x Twente - ADIADO
16 de julho - Twente 1x0 Zwolle
24 de julho - ADO Den Haag 2x4 Twente
31 de julho - Arminia Bielefeld-ALE 1x1 Twente
3 de agosto - Twente 0x1 Venezia-ITA
7 de agosto - Twente 0x1 Lazio-ITA
Principais chegadas: Lars Unnerstall (G, PSV), Giovanni Troupée (D, Utrecht), Robin Pröpper (D, Heracles Almelo), Michal Sadílek (D/M, PSV), Luka Ilic (M, Manchester City-ING), Michel Vlap (M, Anderlecht-BEL), Jody Lukoki (A, Malatyaspor-TUR), Vaclav Cerny (A, Utrecht - transferência em definitivo após empréstimo), Ricky van Wolfswinkel (A, Basel-SUI), Dimitris Limnios (A, Köln-ALE) e Virgil Misidjan (A, Zwolle)
Principais saídas: Joël Drommel (G, PSV), [Tyronne Ebuehi (D, Benfica-POR)], [Nathan Markelo (D, Everton-ING)], Lindon Selahi (M, HNK Rijeka-CRO), Godfried Roemeratoe (M, Willem II), Luciano Narsingh (A, fim de empréstimo), Queensy Menig (A, Partizan-SER) [Danilo (A, Ajax)]

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

O começo da temporada passada foi tão promissor (incluindo até vitória sobre o futuro campeão Ajax, em plena Johan Cruyff Arena) que o Twente chegou a dar a impressão de que poderia voltar a impor respeito, após a profunda crise que viveu nos últimos anos, culminada com o rebaixamento em 2017/18. Porém, a péssima sequência vivida no returno da Eredivisie dilapidou todas essas expectativas. Era até o caso de dizer que os Tukkers teriam passado algum sufoco, não fosse a boa pontuação do começo da Eredivisie. Ficava o dever para 2021/22: reforços respeitáveis, para manter (e até aumentar) o nível técnico e fazer as perspectivas do clube de Enschede aumentarem. É o que tem sido feito, de um jeito absolutamente satisfatório: poucos clubes se reforçaram tão bem quanto o Twente, até agora, na primeira divisão dos Países Baixos.

Senão vejamos: para o gol, se Joël Drommel deixou o clube rumo ao PSV, de Eindhoven também veio o novo titular - o confiável alemão Lars Unnerstall. No miolo de zaga, cujos titulares sofreram com lesões na Eredivisie passada, chegou Robin Pröpper, de atuações seguras no Heracles Almelo em que era capitão (embora também tenha histórico problemático com o joelho). Nas laterais, Giovanni Troupée e Michal Sadílek são razoáveis. No meio e no ataque, então, sobram opções que podem tornar o clube vermelho de Enschede respeitável nesta temporada. Para a criação de jogadas, Michel Vlap é ótima pedida - sem contar o promissor meio-campo que é Ramiz Zerrouki, e a experiência de Wout Brama. O ataque teve uma perda dura e até inesperada: Queensy Menig, o grande nome em 2020/21, preferiu tomar o rumo do Partizan. Mas Vaclav Cerny segue lá - mesmo com lesão grave no joelho, ganhou voto de confiança, contratado em definitivo. E embora também lesionados, Virgil Misidjan e Jody Lukoki podem ajudar nas pontas quando estiverem bem. Além do mais, no meio da área, chegam o emprestado Dimitris Limnios e Ricky van Wolfswinkel, testado e aprovado nos tempos de Vitesse, recuperado de um aneurisma cerebral. O Twente merecerá atenção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário